PNSAC – Da nascente do Almonda, por caminhos e trilhos serranos

Photo ofPNSAC – Da nascente do Almonda, por caminhos e trilhos serranos Photo ofPNSAC – Da nascente do Almonda, por caminhos e trilhos serranos Photo ofPNSAC – Da nascente do Almonda, por caminhos e trilhos serranos

April 20, 2021
April 2021

near Casais Martanes, Santarém (Portugal)

Com os trilhos a chamar por nós nesta fase de desconfinamento e o tempo a dar alguma trégua (sem chuva e ainda com temperaturas amenas), resolvemos em boa hora aventurarmo-nos pela Serra de Aire, subindo até ao seu ponto mais alto, desde a nascente do Almonda indo ao encontro do “velhinho” trilho do Vale do Fojo (TNV PR3/PR4) e regressando ao ponto de partida pelo espetacular Trilho do Vale Garcia.

Palmilhar este bonito e exigente percurso, permite-nos deslumbrar com as paisagens panorâmicas que se vestem agora de primavera, com o desabrochar das espécies vegetais características desta zona natural que podemos observar ao longo de todo o trajeto que se desenvolve por caminhos e trilhos de montanha do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, fazendo parte deste desafio a ida ao ponto mais alto do PNSAC, o vértice geodésico Aire (679 m). E que dizer do trilho do Vale Garcia (sem menosprezo para o do Fojo) que desbravamos por dentro de túneis refrescantes de vegetação autóctone, sempre acompanhados pelo chilrear da passarada e que percorremos numa descida moderada ao longo de uns intermináveis 2K. Simplesmente fantástico.

Esta não é uma rota oficial pelo que se recomenda o uso do GPS com a trilha gravada. Apesar dos caminhos estarem bem definidos e calcorreados, existem várias derivações que nos levam para outros destinos, e a sinalética de PR ou de GR que percorremos em curtos troços sinalizados, servem para nos ajudar a escolher os caminhos naturais de forma a fugir ao asfalto, em especial no caminho de regresso, muito embora não nos livremos de percorrer um curto troço de estradão com alguma brita solta, sendo esta apenas a única parte menos simpática de toda a rota.

PictographDoor Altitude 298 ft

PictographMountain pass Altitude 1,299 ft

Vale Fojo

VG-Aire

Tipo de Vértice Geodésico: Bolembreano Talefe de 1.º Ordem com torre vigia florestal.

Photo ofVista para o casario de Fátima, onde se destaca o Santuário. Photo ofVista para o casario de Fátima, onde se destaca o Santuário.

Vista para o casario de Fátima, onde se destaca o Santuário.

PictographTree Altitude 2,090 ft

PictographTree Altitude 0 ft

Avenida dos Carrascos

PictographRisk Altitude 1,930 ft

Trilho do Vale Garcia

A serra vista do estradão

Megalapiás de Arrife de Paredinhas

"BOULDER" Escalada em rocha, praticada sem o uso dos equipamentos de segurança convencionais como cordas e mosquetões.

Faz parte do velho circuito - TNV PR6 Parque de Merendas

Miradouro

PictographPicnic Altitude 572 ft

Parque de merendas do Casal João Dias

PictographMooring point Altitude 233 ft

Fim

• Photo of Rui Laginha
    Rui Laginha Apr 23, 2021

Obrigado. Vou fazer no próximo fim de semana.