(PNSA) - Catedral do Arnal

October 13, 2021
October 2021

near Arnal, Vila Real (Portugal)

“Catedral do Arnal” ou “Cabeços” como é conhecido pelos locais e para nós, que a miramos e fotografamos inúmeras vezes desde a aldeia de Arnal, será sempre o “Cabeço da Águia”, pois é esta imagem que nos aparece esculpida pela natureza lá no alto do maciço granítico.
E foi para tentar subir este maciço que delineamos um traçado em laço, que tem início junto às “Casas de Férias - Beirais do Alvão”, onde ficamos e recebemos algumas dicas da extraordinária e simpática anfitriã D.Júlia, bem conhecedora da história da aldeia.
Subindo a rua empedrada do lugar, rumamos em direção da pequena ponte que transpõe a Ribeira de Arnal, passando junto da Casa do Parque (museu etnográfico da aldeia, infelizmente fechado por tempo indeterminado), apanhando de seguida uma calçada tradicional em granito, que nos ajuda a subir, calçada que abandonamos já no inicio da cumeada rumando em direção ao Cabeço, seguindo alguns mariolas que não têm ligação em alguns pontos, mas que fomos complementando essas falhas com a referida sinalética de montanha.
A subida ao Maciço revelou-se fácil, mas deverá ter-se muito cuidado ou evitar mesmo a subida com chuva ou piso molhado e mesmo com ventos fortes.
As referências que levávamos para esta rota que considero espetacular, das melhores que já fizemos neste parque, revelaram-se no geral corretas e apenas duas passagens que já tínhamos como duvidosas se revelaram de transposição difícil, pelo que as eliminamos deste traçado Gpx (a vista aérea pelas imagens no Google Earth, ferramenta útil para a preparação dos trilhos, por vezes enganam).
Depois de chegarmos à cascata de Galegos da Serra, local idílico e propicio para o primeiro reforço da caminhada, o resto do traçado faz-se por parte da rota do Parque Natural “Percurso Agarez-Arnal”, fechando este belíssimo percurso do Cabeço da Águia (Catedral do Arnal) que delineamos neste bonito Parque do Alvão.

PictographDoor Altitude 2,998 ft

Início

Vale do Paraiso

Estudar o acesso ao cume.

Iniciar a subida

Photo ofAlto da Catedral do Arnal (Cabeça da Águia) Photo ofAlto da Catedral do Arnal (Cabeça da Águia) Photo ofAlto da Catedral do Arnal (Cabeça da Águia)

Alto da Catedral do Arnal (Cabeça da Águia)

Pormenor do percurso

Photo ofLinha de Água e vista para Vale dos Pardais Photo ofLinha de Água e vista para Vale dos Pardais Photo ofLinha de Água e vista para Vale dos Pardais

Linha de Água e vista para Vale dos Pardais

Linha de Água

EDP (águas)

EDP 2 (águas)

Penedo Baleia e outros.

Apiário

Terreno com muro de pedra solta.

Cascata de Galegos da Serra

Fornos

PictographBridge Altitude 2,525 ft

Miradouro

Pormenor do percurso

Photo ofCasario de Galegos da Serra e fonte Photo ofCasario de Galegos da Serra e fonte Photo ofCasario de Galegos da Serra e fonte

Casario de Galegos da Serra e fonte

PictographMooring point Altitude 2,969 ft

• Photo of Manuel Alves.
    Manuel Alves. Mar 2, 2022

Necessário GPS.
    Há que guardar força nas pernas para última subida.

• Photo of Ulisses Silva
    Ulisses Silva Mar 2, 2022

Assim é caro Manuel Alves, este percurso não decorre maioritariamente em trilhos abertos e sinalizados, assemelha-se mais a um trekking, embora não o seja na integra, pelo que se recomenda o uso do GPS.
    Boas e seguras caminhadas.