PNPG Trilho Minas de Carris à Nevosa

Photo ofPNPG Trilho Minas de Carris à Nevosa Photo ofPNPG Trilho Minas de Carris à Nevosa Photo ofPNPG Trilho Minas de Carris à Nevosa

November 1, 2016
November 2016

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Trilho das Minas de Carris, situado em pleno PNPG (Parque Nacional da Peneda do Gerês), um trilho com história sobre um complexo mineiro de extração de volfrâmio para ajuda e sustento das tropas alemãs nazis já em plena Segunda Guerra Mundial.
Podendo deixar o carro junto à fronteira de Portela do Homem Portugal/Espanha. O trilho inicia-se junto da ponte sobre o rio Homem acompanhando-o ao longo de vários kms, o caminho é dificultado pelo seu piso, que em maioria é feito por pedras soltas, mas que se torna compensatório a nível paisagístico.
Já com cerca de 10km percorridos chegamos a Carris, onde deparamo-nos com todo aquele complexo mineiro e as suas vistas panorâmicas. A curiosidade começa a surgir, sendo possível visitar todo aquele complexo e tentar imaginar o seu tempo em vida.
Com tempo, e para os mais corajosos, pode-se prolongar a caminhada até a um dos pontos mais altos de Portugal Continental, o Pico da Nevosa. Mas essa decisão tem que ser calculada, pois parece perto e fácil visto de longe, mas na realidade é um percurso muito dificultado. É um percurso a fazer ao seu critério derivado a não haver trilhos, mas podendo-se guiar pelas mariolas ali existentes construídas por vários caminhantes. A subida ao Pico faz-se pelo lado Espanhol junto á divisão de território de Portugal com Espanha. É difícil mas compensatório…
Tentem decorar esse percurso, visto que terá que regressar a Carris…

Siga-nos também em:

Vale muito a pena, vale o sacrifício. 5*

• Photo of Célitos  da Montanha
    Célitos da Montanha Dec 6, 2016

Só por curiosidade as Mariolas não foram construidas por caminhantes mas sim pelos pastores para se orientarem em dias de nevoeiro ou intempérie...ocasionalmente alguns caminhantes fazem-no mas muitas vezes sem saber o que fazem pois em dias de intempérie nem sempre indicam melhor opção....hoje em dia é melhor estudar bem o trilho e se possivel a ajuda de um gps é bem recomendável...
    Continuação boas caminhadas
    Abraço

• Photo of jgoncalves
    jgoncalves Sep 30, 2018

Bom.

• duarteg Aug 1, 2019

Attention! This trail needs prior authorization by the National Park. Because it crosses a "total protection zone" (sensitive to human presence). Of course, since the park management is a joke, there are no guards to stop you (and probably no information there). It's more a matter of awareness as to the impact that the lack of control fo visitor number may have... More info:
    carris-geres.blogspot.com/2019/06/procedimento-para-solicitar-autorizacao.html

Atenção! Este percurso precisa de autorização prévia pelo PNPG. Porque atravessa a zona de protecção total (sensível à presença humana). Claro que como a gestão do parque é uma anedota, não há nenhum guarda para vos impedir (e provavelmente nem há informação). É mais uma questão de consciência quanto ao impacto que o descontrolo de número de visitantes poderá ter... Mais info:

• Photo of Sandra Melo
    Sandra Melo Jul 29, 2020

Um trilho um pouco mais duro, mas fantástico

• Photo of Miguel Rodrigo Martins
    Miguel Rodrigo Martins Aug 11, 2020

Já fiz este percurso há uns 15 anos. Sem pressas e desfrutando das pequenas lagoas. iniciei a trilha eram umas 12:30. No caminho que levou umas boas 6 horas (com muito peso às costas) foram muitos os grupos, e demasiado numerosos, que se cruzaram comigo e com a minha mulher. Bivacámos nas Minas de Carris, entre uns pequenos muros e muitas vacas. O frio de noite era muito, estávamos em Outubro, de noite ouviam-se os lobos ao longe. Foi fantástico! Espero repetir a façanha com os meus filhos. A família toda junta!

• Pedro Gomes 39 Dec 1, 2021

Feito hoje, dia 1 de Dezembro de 2021. Apesar da chuva e do nevoeiro a sensação de cumprimento ao chegar ao topo é incrível