PNPG - Do Lindoso aos Moinhos de Parada, Poço da Gola e Penedo do Encanto

Photo ofPNPG - Do Lindoso aos Moinhos de Parada, Poço da Gola e Penedo do Encanto Photo ofPNPG - Do Lindoso aos Moinhos de Parada, Poço da Gola e Penedo do Encanto Photo ofPNPG - Do Lindoso aos Moinhos de Parada, Poço da Gola e Penedo do Encanto

2005
June 20, 2020
June 2020

near Lindoso, Viana do Castelo (Portugal)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Trilho circular, que foi "desenhado" de forma a misturar o PR1 PTB - Trilho dos Moinhos de Parada com o PR PTB - Trilho do Penedo do Encanto, com início e fim na aldeia do Lindoso;
- Decorre pelo sopé da serra Amarela, entre as aldeias do Lindoso e de Parada, com passagem por vários pontos de referência, tais como os conjuntos de moinhos abandonados de Parada, o poço da Gola e o conjunto de gravuras rupestres do Penedo do Encanto ou Penedo das Sete Cabeças, os excecionais conjuntos de espigueiros e o castelo do Lindoso. Coincide ainda com o GR50 - Grande Rota Peneda-Gerês, na ligação entre as duas aldeias;
- Misto de caminhos rurais, calçadas de pedra e caminhos de pé posto;
- Trilho com características fáceis, sem declives abruptos, com muita sombra e vários pontos de água;
- Este trilho é um percurso muito acessível, que percorre, essencialmente, caminhos rurais ladeados por muretos de pedra. Apenas de referir que nos dois últimos kms, por opção, aventurámo-nos por velhos caminhos, já sem serventia, cuja vegetação se encarregou de esconder. Nem sempre são evidentes, mas estão lá. Com um pouco de paciência (e sem receio das silvas e do tojo), facilmente chegamos ao caminho principal, caminho esse por onde também passa o GR50;
- Este é um percurso muito agradável para ser feito no período estival, quer pela muita sombra que existe, quer pelos vários pontos e cursos de água que cruza;
- No seu todo, é um percurso fisicamente muito acessível e deslumbrante, com o maciço imponente da Serra Amarela sobranceiro às duas aldeias. É um percurso que proporciona uma experiência altamente recomendável para quem procura beleza natural, história e cultura local ancestral, assim como bons momentos de lazer na fabulosa piscina natural do Poço da Gola!

__________________________________________________________________________________________

- PR1 PTB - TRILHO DOS MOINHOS DE PARADA
Na freguesia de Lindoso, em Ponte da Barca, o Trilho dos Moinhos leva-nos à descoberta da povoação de Parada. O percurso pedestre, com uma duração média de quatro horas e meia, permite conhecer os moinhos, mas não só. Ao longo de sete quilómetros terá oportunidade de atravessar uma ponte, mergulhar nas águas cristalinas da encantadora lagoa do Poço da Gola e apreciar toda a natureza envolvente. A vida animal espreita a cada canto. Este pedaço de terra do Parque Nacional da Peneda-Gerês serve de pasto aos garranos, a rebanhos de ovelhas e a outras espécies. Com uma forte envolvente paisagística e cultural, o trilho mostra-nos como os nossos antepassados aproveitavam, de forma sábia e ecológica, os recursos naturais. Depois de percorrer o trilho, rume à aldeia de Parada e aprecie um conjunto de espigueiros em granito cuidadosamente preservados.
Tipologia: circular
Distância: 7Km
Duração aproximada: 4:30h
Tipo de piso: caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade: médio
Local de partida e de chegada: aldeia de Parada

- PR PTB - TRILHO DO PENEDO DO ENCANTO
Pequeno percurso de âmbito histórico-cultural desenrolando-se na sua totalidade no lugar de Parada. Aqui podemos observar percorrendo os caminhos medievais, as típicas casas que ainda mantêm a rústica traça alto-minhota e um conservado núcleo de espigueiros centenários de grande valor patrimonial. Seguindo as marcações amarelas e vermelhas que se destacam na paisagem, rica em espécies folhosas como o carvalho e o sobreiro, tendo destaque também alguns azevinhos, somos propositadamente lançados para as imediações do lugar de Parada. Já no interior da floresta e rodeado por muros de pedra solta, dirigimo-nos a um conjunto de gravuras rupestres da Idade do Bronze, trabalhadas em oito rochas, das quais se destaca a mais importante, apelidada de Penedo do Encanto. Depois da visita a este monumento seguimos caminho e após cerca de um quilómetro encontra-mo-nos novamente na aldeia de Parada. Este percurso caracteriza-se pelos declives muito pouco acentuados e as cotas rondam os 500 metros de altitude, ao longo do percurso são frequentes os regatos e uma forte componente de humanização da paisagem.
Tipologia: circular
Distância: 4Km
Duração aproximada: 2:00h
Tipo de piso: caminhos rurais e de montanha
Grau de dificuldade: fácil
Local de partida e de chegada: aldeia de Parada

- PARQUE NACIONAL DA PENEDA GERÊS
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) abrange território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Esta Área Protegida forma um conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia - serra do Xurés, constituindo com este, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome. O PNPG fica no norte de Portugal, perto da fronteira espanhola. As suas colinas acidentadas albergam veados, lobos e águias-reais. Os trilhos incluem uma estrada romana repleta de marcos. A estância termal do Gerês, do século VII, fica nas proximidades. Lindoso é uma freguesia tradicional com um castelo medieval e espigueiros em pedra. A norte, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, do século XIX, fica no topo de uma enorme escadaria. O PNPG é constituído por quatro serras principais: Serra da Peneda, Serra do Soajo, Serra Amarela e Serra do Gerês. Os pontos de maior altitude localizam-se na Serra do Gerês e são: o Pico da Nevosa (1545 m) e o Altar dos Cabrões (1538 m) localizados junto à separação entre o território português e o espanhol. Nesta mesma zona localizam-se as abandonadas Minas de Carris (1440 m), onde no auge da década de 50 se exploraram Importantes filões de volfrâmio. A Mata de Albergaria, junto à fronteira da Portela do Homem, representa o coração da Serra do Gerês e um ex-libris natural da região e do país. As origens da constituição do Parque Nacional Peneda Gerês remontam ao ano de 1971 quando o Decreto-Lei 187/71, de 8 de maio, determinou a constituição oficial do único parque com estatuto de parque nacional em Portugal: o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG). A constituição do Parque Nacional da Peneda Gerês teve como objetivo a criação de um sistema de planeamento capaz de valorizar as atividades humanas, salvaguardando a conservação dos solos, águas, a flora e a fauna, assim como a preservação da paisagem nessa vasta região montanhosa do Noroeste português bem como o planeamento científico a longo prazo.

linha de água

Photo ofcancela (acesso a Parada do Lindoso) Photo ofcancela (acesso a Parada do Lindoso) Photo ofcancela (acesso a Parada do Lindoso)

cancela (acesso a Parada do Lindoso)

Pelourinho (entrada da aldeia)

PictographMonument Altitude 1,256 ft

Espigueiros da Eira das Leijas

Conjunto de espigueiros dos séculos XVIII e XIX, para uso agrícola. São estreitos e inteiramente em granito.

miradouro (rio Lima)

Photo ofpanorâmica (fragas 'Pedras de Moledo') Photo ofpanorâmica (fragas 'Pedras de Moledo') Photo ofpanorâmica (fragas 'Pedras de Moledo')

panorâmica (fragas 'Pedras de Moledo')

açude (braço do rio Lima)

NOTA: neste local encontra-se o 1º conjunto dos Moinhos de Parada. No entanto, o elevado estado de degradação e ruínas dos mesmos levou a que a vegetação praticamente os tenha "submergido", sendo extremamente difícil encontra-los.

PictographBridge Altitude 795 ft

ponte c/cancelas

panorâmica (rio Lima)

PictographBridge Altitude 1,094 ft

ponte medieval

NOTA: infelizmente, pode-se observar nesta ponte um verdadeiro crime de conservação patrimonial. Com efeito, sobre ela encontra-se o tabuleiro da N104-1. Tal facto é incontornável. No entanto, a solução construtiva encontrada para o local é, no mínimo, uma aberração de engenharia civil. As imagens falam por si. E a sensação de desalento no local é inevitável. Quem licenciou esta obra, nos moldes em que a mesma se encontra, merece uma estátua ao lado do pilar central.

PictographMonument Altitude 1,079 ft

Moinho de Parada

NOTA: neste local encontra-se o 2º conjunto dos Moinhos de Parada. No entanto, excetuando este que foi recuperado e limpo, o elevado estado de degradação e ruínas dos restantes levou a que a vegetação praticamente os tenha "submergido", sendo extremamente difícil encontra-los.

fonte da Rendeira

PictographBridge Altitude 1,184 ft

ponte de madeira e moinho

Poço da Gola

As cordenadas exactas são mais ao menos desconhecidas. A morada não é particularmente famosa, mas apenas porque esta é uma jóia resguardada do mundo no ponto mais alto do trilho dos moinhos da Parada, na freguesia de Lindoso. Para lá chegar, vai levar cerca quatro horas e meia (sete quilómetros). Mas não bufe já: compensa a estafa, palavra de escuteiro. É que esta represa artificial recebe duas quedas de água que descem da Serra Amarela e se encontram numa piscina natural. Para encontrá-la o melhor é perguntar pela cascata. Uma vez lá, pode mergulhar à vontade e tirar umas fotografias.

PictographBridge Altitude 1,297 ft
Photo ofPontão do Porto Novo do Ribeiral (rio da Ponte) Photo ofPontão do Porto Novo do Ribeiral (rio da Ponte) Photo ofPontão do Porto Novo do Ribeiral (rio da Ponte)

Pontão do Porto Novo do Ribeiral (rio da Ponte)

calçada medieval

PictographBridge Altitude 1,316 ft

ponte de pedra (rio da Ponte)

panorâmica (Monte do Quinxo - Espanha)

Ribeira do Porto do Inferno

Codeceira

linha de água

pontelha (calçada medieval)

pontelha (ribeiro de Mulas)

Penedo do Encanto

Próximo do lugar de Parada encontramos as gravuras rupestres pré-históricas da Bouça do Colado. Conhecido como Bouça do Colado, Penedo do Encanto ou Penedo das Sete Cabeças, este conjunto de gravuras rupestres geométricas e abstratas, foi feito em 8 rochedos, sendo o mais imponente o conhecido como Penedo do Encanto. Círculos, covinhas, linhas e outras formas podem ser vistas gravadas nas rochas. Esta gravuras encontram-se em razoável estado de conservação, sendo de destacar uma composição monumental de cariz geométrico-simbólico. O centro da composição integra uma figura idoliforme, feminina, estando presentes a cabeça, os seios e o ventre.

levada

PictographMonument Altitude 1,292 ft

Espigueiros da Eira do Tapado

Localizam-se em Parada, local acedido pela estrada nacional e caminho pedestre. Representam um conjunto de vinte e um espigueiros, dispostos em torno de uma eira central, que datam dos séculos XVIII e XIX. Inserem-se na tipologia dos espigueiros do Lindoso, de granito, planta rectangular e pare­des aprumadas, servindo para secar e armazenar o milho grosso. Poder-se-ão encontrar exemplares com uma decoração bastante cuidada.

fonte, alminhas e lavadouro

PictographReligious site Altitude 1,222 ft

capela

Parada do Lindoso

Parada é uma das aldeias mais secretas no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É dominada por um aglomerado de espigueiros e a manutenção de uma vida intensamente tradicional.

PictographMonument Altitude 1,239 ft

Prisão (antigo concelho do Lindoso)

Photo ofPaços do Concelho (antigo concelho do Lindoso) Photo ofPaços do Concelho (antigo concelho do Lindoso) Photo ofPaços do Concelho (antigo concelho do Lindoso)

Paços do Concelho (antigo concelho do Lindoso)

PictographMonument Altitude 1,238 ft
Photo ofTribunal (antigo concelho do Lindoso) Photo ofTribunal (antigo concelho do Lindoso) Photo ofTribunal (antigo concelho do Lindoso)

Tribunal (antigo concelho do Lindoso)

PictographMonument Altitude 1,288 ft

moinho

PictographMonument Altitude 1,273 ft
Photo ofEspigueiros da Eira da Portela da Leija Photo ofEspigueiros da Eira da Portela da Leija Photo ofEspigueiros da Eira da Portela da Leija

Espigueiros da Eira da Portela da Leija

É um excepcional conjunto de espigueiros dos séculos XVIII / XIX, para uso agrícola. São estreitos e inteiramente em granito, com planta retangular e paredes aprumadas com fendas verticais. Poder-se-á, tam­bém, observar um espigueiro de fendas horizontais, constituindo um dos raros exemplares desta tipologia existentes em Portugal.

Photo ofpanorâmica da albufeira da barragem do Alto-Lindoso Photo ofpanorâmica da albufeira da barragem do Alto-Lindoso Photo ofpanorâmica da albufeira da barragem do Alto-Lindoso

panorâmica da albufeira da barragem do Alto-Lindoso

Albufeira situada no rio Lima, junto à fronteira, entre a serra do Soajo e a serra Amarela. As espécies piscícolas mais comuns são a truta, o barbo e a boga. Atividades desportivas e de lazer estão condicionadas.

panorâmica do Lindoso

Lindoso

Lindoso dista 25 km da sede do concelho. Esta freguesia tem cerca de 1300 habitantes, que se dedicam essencialmente à agricultura e pastorícia. O topónimo Lindoso deriva de «Limitosum». Este aglomerado destaca-se pela sua importância histórica na defesa da fronteira portuguesa, desde os tempos da criação da nacionalidade. Tem como principais atributos o Castelo do Lindoso e um dos maiores e melhores preservados conjuntos de espigueiros. Este aglomerado foi objecto de recentes requalificações. O castelo, reconstruído em 1278, serviu para defender o Lindoso e Portugal, sendo um motivo de orgulho para os habitantes desta freguesia e muito apreciado por quem o visita. Lindoso é composto pelos lugares de Castelo, Cidadelhe e Parada. É uma aldeia turística muito conhecida. O castelo e o conjunto de espigueiros que apresenta aprimoram este núcleo rural, inserido no Parque Nacional da Peneda-Gerês, do qual se vislumbra uma sublime paisagem sobre a albufeira do Lindoso. Além do castelo, a aldeia do Lindoso apresenta um valioso património edificado, que inclui o pelourinho, espigueiros e eiras comunitárias, o cruzeiro do Castelo, a ponte medieval e os moinhos de água de Parada, calçadas medievais, o castro de Cidadelhe e as igrejas paroquiais de São Mamede, Santa Maria Madalena e Santo André, além do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Com tanto para ver e apreciar, o melhor é ficar alojado um par de dias na aldeia - a oferta é grande. Quanto à gastronomia, é também muito variada e não dispensa as papas de sarrabulho, rojões à moda do Minho, cozido à portuguesa, cabrito assado, posta barrosã, fumeiro (enchidos e presunto), lampreia, truta, vinho verde e mel.

PictographInformation point Altitude 1,489 ft
Photo ofIgreja / Porta do Lindoso (Centro de Interpretação PNPG) Photo ofIgreja / Porta do Lindoso (Centro de Interpretação PNPG) Photo ofIgreja / Porta do Lindoso (Centro de Interpretação PNPG)

Igreja / Porta do Lindoso (Centro de Interpretação PNPG)

PictographMonument Altitude 1,510 ft

Espigueiros do Lindoso

Este conjunto localiza-se junto ao Castelo e Cruzeiro de Lindoso. O conjunto de espigueiros do Lindoso (datável do século XVIII) e respetivo local onde se implantam, estão classificados como Imóvel de Interesse Público. «Ao lado do Castelo há o interessante Largo dos Espigueiros. Todos os celeiros dos moradores da velha po­voação aí se concentram. São airosos e de esmerada mão de obra quase todos. Tem-se a impressão, em face de cada um, que se trata de um cofreforte medievo, talhado em granito. O conjunto, com todas as suas cruzes, todos os seus tetos, os pés direitos, os balaústres em pedra trabalhada, sugere vago sonho de uma cidade de «abastança»» . (Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 918-919, 1965). «Os espigueiros do Lindoso inserem-se no tipo de espigueiros estreitos e de paredes aprumadas, subdivi­dindo-se, no entanto, em quatro subtipos: 1) espigueiros todos de pedra, 2) mistos, 3) espigueiros com corpo e cobertura de pedra e ripado de madeira, 4) espigueiros com telhado de cápeas e guardavento. (...) Para além do Soajo, é aqui no Lindoso que se verifica a maior representação de espigueiros todos de pedra, não só pelo número abundante como pela sua qualidade. Concentram-se em torno de uma única eira, retangular, reve­lando a importância do trabalho coletivo próprio das comunidades de montanha».

PictographCastle Altitude 1,534 ft

Castelo do Lindoso e Cruzeiro

O Castelo de Lindoso, com classificação de Monumento Nacional, situa-se sobre um pequeno outeiro rochoso, ao lado da povoação, merecendo uma paragem e um olhar mais atento. É uma construção do reinado de D. Afonso III, estando encoberto por baluartes e obras defensivas do século XVII. « (...) Trata-se de um pequeno quadrilátero, irregular, com esquinas arredondadas para evitar ângulos mortos. Esta mo­dalidade oferece também uma maior resistência e faculta uma melhor defesa. Duas torres, quadrangulares, defendem a porta de armas, virada à povoação. No lado oposto, substitu­indo aí a cerca, temos a torre de menagem, relativamente ampla se bem que baixa. Ao seu lado, no sítio da atual entrada, refeita na Época Moderna, deve ter existido a porta da traição. Embora a cerca deste castelo tenha ainda um aspeto românico, dado não ter torres defensivas a flanqueá-la, nem mesmo nas suas esquinas, temos a convicção de que deve ser considerada como obra já gótica, devido ao facto da torre de menagem estar inte­grada na cerca e no adarve e por causa dos seus matacães. (...) A porta de armas, pela solução gótica que apresenta e pelo escudo que a encima, sugere-nos a época de D. Afonso III, como data da construção desta obra, o que as siglas multiplicadas também indiciam. No seu interior, além da cisterna, há construções modernas com bastante interesse arqueológico. O mesmo diremos para as obras defensivas e baluartes que o contornam». (Almeida, p. 124,1987). O museu, localizado no interior do castelo, possui na sala de armas da torre uma coleção de armas cedida pelo Museu Militar do Porto. Esta coleção engloba peças que vão desde o século XIV ao século XIX. Na Sala do Forno existe uma coleção de arqueologia do território do Lindoso – da pré-história aos nossos dias. Trata-se de um espólio arqueológico proveniente de estações escavadas na área envolvente do castelo do Lindoso.

• magas11 Jul 9, 2020

O início e o final do trilho estão cobertos de vegetação o que se revela difícil chegar ao final sem uns valentes arranhões.

João Marques Fernandes Jul 9, 2020

Caro magas 11, obrigado pelo comentário e avaliação do trilho.
    Com efeito, nas ligações entre o Lindoso e Parada, existem dois pequenos troços que, por opção, foram percorridos num espírito de "descoberta". Daí atravessarem zonas com bastante vegetação. Existe a opção de seguir pelo trilho do GR50 (nos dois sentidos), que está limpo e sinalizado.
    Mas como não foi essa a nossa opção, o resultado foi algo "picante"!!! Mas divertido, também!
    Continuação de boas caminhadas!!!

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 17, 2022

Percurso fantástico por terras do Lindoso! São muitos os locais de interesse (Moinhos de Parada, Poço da Gola, Penedo do Encanto, Espigueiros e Castelo do Lindoso, etc...) que fazem deste percurso uma excelente experiência de pedestrianismo. Muito bom!! Grande abraço.

João Marques Fernandes Feb 18, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    O Lindoso é muito bonito e esta caminhada mostrou-o. Grande abraço!

• Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ May 6, 2022

Este trilho é muito interessante e bonito. A junção destes dois PRs resulta muito bem, pois a região é belíssima e o Poço da Gola dá para dar uns belos mergulhos nos dias de calor. Muito bom, mesmo! Grande abraço

João Marques Fernandes May 6, 2022

Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    É uma caminhada por uma região muito bonita, mesmo. Grande abraço!