Activity

PNPG - De Cela ao Poço Dola e prado das Biduiças

Download

Trail photos

Photo ofPNPG - De Cela ao Poço Dola e prado das Biduiças Photo ofPNPG - De Cela ao Poço Dola e prado das Biduiças Photo ofPNPG - De Cela ao Poço Dola e prado das Biduiças

Author

Trail stats

Distance
10.26 mi
Elevation gain
2,139 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
2,139 ft
Max elevation
3,430 ft
TrailRank 
89 5
Min elevation
3,430 ft
Trail type
Loop
Time
7 hours 50 minutes
Coordinates
2203
Uploaded
August 31, 2019
Recorded
August 2019
  • Rating

  •   5 3 Reviews

near Sela, Vila Real (Portugal)

Viewed 2393 times, downloaded 89 times

Trail photos

Photo ofPNPG - De Cela ao Poço Dola e prado das Biduiças Photo ofPNPG - De Cela ao Poço Dola e prado das Biduiças Photo ofPNPG - De Cela ao Poço Dola e prado das Biduiças

Itinerary description

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

- Trilho circular, sem marcações, com início e fim na aldeia de Cela;
- Este trilho desenvolve-se por caminhos de pé posto, estradões florestais e alguma estrada alcatroada, no maciço oriental do Parque Nacional da Peneda Gerês:
- Optou-se por começar o trilho em Cela pois era intenção de, no regresso, passar pela Cascata de Cela Cavalos;
- Este trilho não corresponde a nenhum trilho oficial do PNPG e foi desenhado de forma a subir até às lagoas e cascata do Poço do ribeiro Dola, ribeiro das Biduiças, prado e Curral das Biduiças, descendo depois pelo vale e ribeiro da Abelheira, passando pela conduta de água da albufeira da paradela para a albufeira de Salamonde e vale do rio Cávado, até à cascata de Cela Cavalos, para depois voltar a subir até à capela de Sta. Luzia e aldeia de Cela;
- Algumas partes deste trilho (essencialmente na ligação de Cela à cascata de Cela Cavalos) coincidem com a GR Peneda-Gerês, que ainda não foi inaugurado;
- Todo o troço entre a N308, até ao Poço Dola e regresso pelo Curral das Biduiças e vale e ribeiro da Abelheira é belíssimo, com o Gerês selvagem no seu esplendor. A segunda parte é bastante mais desinteressante, pois decorre por estrada asfaltada e estadão florestal, embora o vale do rio Cávado contribua para tornar este troço mais aprazível. Ressalva para a cascata Cela Cavalos, pequeno oásis encaixado na ribeira das Cavadas (que nasce da ribeira da Abelheira), com as suas lagoas a convidarem a um retemperante mergulho;
- Trilho muito bonito, com a beleza selvagem do Gerês por companhia. No entanto, com características difíceis do ponto de vista físico, pois é bastante exigente, quer pelos declives que se têm que transpor, quer pela exigência técnica dos vários caminhos de pé posto que percorre, nomeadamente na ligação entre as lagoas do ribeiro Dola e o Curral das Biduiças, ao longo do ribeiro das Biduiças. Nesta altura do ano, o caudal era reduzido pelo que se optou por seguir pelo leito pedregoso do ribeiro. Mas tal decisão implicou atenção redobrada para evitar acidentes que, neste local, seriam do mínimo muito complicados de resolver.

AVISO: vários troços deste trilho, sobretudo a primeira parte, até às lagoas e cascata da ribeira Dola, apenas devem ser realizados com tempo seco, pois as características do terreno tornam-nos extremamente perigosos se este estiver molhado. Outro fator a ter em conta é a forte exposição solar que, em dias muito quentes, será um fator determinante para a conclusão com êxito deste lindíssimo trilho.

__________________________________________________________________________________________

PARQUE NACIONAL DA PENEDA GERÊS
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) abrange território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Esta Área Protegida forma um conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia - serra do Xurés, constituindo com este, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome. O PNPG fica no norte de Portugal, perto da fronteira espanhola. As suas colinas acidentadas albergam veados, lobos e águias-reais. Os trilhos incluem uma estrada romana repleta de marcos. A estância termal do Gerês, do século VII, fica nas proximidades. Lindoso é uma freguesia tradicional com um castelo medieval e espigueiros em pedra. A norte, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, do século XIX, fica no topo de uma enorme escadaria. O PNPG é constituído por quatro serras principais: Serra da Peneda, Serra do Soajo, Serra Amarela e Serra do Gerês. Os pontos de maior altitude localizam-se na Serra do Gerês e são: o Pico da Nevosa (1545 m) e o Altar dos Cabrões (1538 m) localizados junto à separação entre o território português e o espanhol. Nesta mesma zona localizam-se as abandonadas Minas de Carris (1440 m), onde no auge da década de 50 se exploraram Importantes filões de volfrâmio. A Mata de Albergaria, junto à fronteira da Portela do Homem, representa o coração da Serra do Gerês e um ex-libris natural da região e do país. As origens da constituição do Parque Nacional Peneda Gerês remontam ao ano de 1971 quando o Decreto-Lei 187/71, de 8 de maio, determinou a constituição oficial do único parque com estatuto de parque nacional em Portugal: o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG). A constituição do Parque Nacional da Peneda Gerês teve como objetivo a criação de um sistema de planeamento capaz de valorizar as atividades humanas, salvaguardando a conservação dos solos, águas, a flora e a fauna, assim como a preservação da paisagem nessa vasta região montanhosa do Noroeste português bem como o planeamento científico a longo prazo.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,375 ft
Photo ofCela Photo ofCela Photo ofCela

Cela

PictographReligious site Altitude 2,380 ft
Photo ofCapela de Sta. Luzia Photo ofCapela de Sta. Luzia Photo ofCapela de Sta. Luzia

Capela de Sta. Luzia

PictographWaypoint Altitude 3,219 ft
Photo ofPrado Photo ofPrado Photo ofPrado

Prado

PictographPanorama Altitude 3,328 ft
Photo ofPortela (panorâmica de Pitões das Júnias) Photo ofPortela (panorâmica de Pitões das Júnias) Photo ofPortela (panorâmica de Pitões das Júnias)

Portela (panorâmica de Pitões das Júnias)

PictographPanorama Altitude 3,418 ft
Photo ofPanorâmica do Poço Dola Photo ofPanorâmica do Poço Dola Photo ofPanorâmica do Poço Dola

Panorâmica do Poço Dola

PictographWaterfall Altitude 2,972 ft
Photo ofCascata do Poço Dola Photo ofCascata do Poço Dola Photo ofCascata do Poço Dola

Cascata do Poço Dola

PictographRiver Altitude 3,042 ft
Photo ofLagoas do Dola Photo ofLagoas do Dola Photo ofLagoas do Dola

Lagoas do Dola

PictographRiver Altitude 3,053 ft
Photo ofLagoas do Dola Photo ofLagoas do Dola Photo ofLagoas do Dola

Lagoas do Dola

PictographRisk Altitude 3,147 ft
Photo ofRibeiro das Biduiças Photo ofRibeiro das Biduiças Photo ofRibeiro das Biduiças

Ribeiro das Biduiças

A opção de subir o ribeiro das Biduiças para chegar mais rápido ao Curral das Biduiças fez-se em função do reduzido caudal que o ribeiro apresentava. No entanto, este troço foi muito técnico e perigoso, pois o risco de queda é constante e nem sempre é possível seguir no leito do ribeiro, obrigando a constantes desvios pelas margens, onde a vegetação densa não facilita a progressão. Além disso, as ervas rasteiras escondem buracos e outras depressões que são autênticas armadilhas para os pés. É desafiante mas requer perícia, calma e muita atenção.

PictographRiver Altitude 3,163 ft
Photo ofRibeiro das Biduiças Photo ofRibeiro das Biduiças Photo ofRibeiro das Biduiças

Ribeiro das Biduiças

PictographWilderness hut Altitude 3,259 ft
Photo ofCurral das Biduiças Photo ofCurral das Biduiças Photo ofCurral das Biduiças

Curral das Biduiças

PictographMountain pass Altitude 3,362 ft
Photo ofPortela de Entre Caminhos (vale da ribeira da Abelheira) Photo ofPortela de Entre Caminhos (vale da ribeira da Abelheira) Photo ofPortela de Entre Caminhos (vale da ribeira da Abelheira)

Portela de Entre Caminhos (vale da ribeira da Abelheira)

PictographWaypoint Altitude 2,480 ft
Photo ofColetor para conduta Photo ofColetor para conduta Photo ofColetor para conduta

Coletor para conduta

PictographWaypoint Altitude 2,451 ft
Photo ofConduta de água (albufeira da paradela para a albufeira de Salamonde) Photo ofConduta de água (albufeira da paradela para a albufeira de Salamonde) Photo ofConduta de água (albufeira da paradela para a albufeira de Salamonde)

Conduta de água (albufeira da paradela para a albufeira de Salamonde)

PictographFountain Altitude 2,296 ft
Photo ofFonte da Abelheira Photo ofFonte da Abelheira

Fonte da Abelheira

PictographPanorama Altitude 1,982 ft
Photo ofPanorâmica do rio Cávado Photo ofPanorâmica do rio Cávado Photo ofPanorâmica do rio Cávado

Panorâmica do rio Cávado

PictographWaterfall Altitude 1,862 ft
Photo ofCascata Cela Cavalos Photo ofCascata Cela Cavalos Photo ofCascata Cela Cavalos

Cascata Cela Cavalos

PictographBridge Altitude 1,856 ft
Photo ofPonte sobre a ribeira das Cavadas Photo ofPonte sobre a ribeira das Cavadas Photo ofPonte sobre a ribeira das Cavadas

Ponte sobre a ribeira das Cavadas

PictographRiver Altitude 1,843 ft
Photo ofLagoas da ribeira das Cavadas Photo ofLagoas da ribeira das Cavadas Photo ofLagoas da ribeira das Cavadas

Lagoas da ribeira das Cavadas

PictographWaypoint Altitude 2,008 ft
Photo ofApiário murado Photo ofApiário murado Photo ofApiário murado

Apiário murado

PictographWaypoint Altitude 2,249 ft
Photo ofApiário e lameiros Photo ofApiário e lameiros Photo ofApiário e lameiros

Apiário e lameiros

Comments  (8)

  • Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Feb 8, 2022

    I have followed this trail  View more

    Caminhada fantástica! O Poço Dola é uma pérola do PNPG e a cascata de Cela Cavalos, mesmo já sendo muito concorrida, é soberba. Mais um bom trilho percorrido em excelente companhia! Grande abraço.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Feb 10, 2022

    Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Esta caminhada resultou muito bem, os locais por onde se passou são fantásticos. Abraço!

  • Photo of _BIO_RAIA_
    _BIO_RAIA_ Apr 22, 2022

    Trilho fabuloso pelo PNPG. O poço Dela, felizmente, ainda é dos poucos livre do turismo de massas, pois a caminhada até lá não é fácil. E ainda bem!! Excelente. Grande abraço!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Apr 25, 2022

    Obrigado, _BIO_RAIA_, pelo comentário e avaliação do trilho.
    São pequenas pérolas como esta que urge preservar. Grande abraço!

  • Photo of Fárido Tavares
    Fárido Tavares Jun 18, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    Top, Top, Top...

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jun 18, 2023

    Viva, Fárido Tavares! Obrigado pela avaliação e comentário a este trilho pelo PNPG. A cascata de Cela Cavalos é imponente mas tem mesmo que conhecer o Poço Dola, um dos locais mais belos do Gerês. Em todo o caso, é muito bom saber que esta partilha lhe foi útil e que desfrutou de um fantástico trilho, ainda que não oficial, no nosso único parque nacional. Continuação de ótimas caminhadas!

  • Photo of Fárido Tavares
    Fárido Tavares Jun 19, 2023

    Muito obrigado João, ontem era para ir ao Poço da Dola, já lá fui algumas vezes, mas o tempo era curto e ficámos apenas pela cascata de Sela Cavalos o que foi igualmente muito bom! Obrigado!

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jun 19, 2023

    Viva, Fárido! Bom saber que já conhece o Poço Dola, é realmente um dos locais mais belos do PNPG.
    Não é fácil lá chegar, mas compensa todo o esforço. E Cela Cavalos foi também uma excelente opção.
    Abraço e boas caminhadas!

You can or this trail