PNNH-Travessia dos 4 Refúgios - Laguna Negra x Lopez (Dia 4)

Photo ofPNNH-Travessia dos 4 Refúgios - Laguna Negra x Lopez (Dia 4) Photo ofPNNH-Travessia dos 4 Refúgios - Laguna Negra x Lopez (Dia 4) Photo ofPNNH-Travessia dos 4 Refúgios - Laguna Negra x Lopez (Dia 4)

April 16, 2023
April 2023

near Llao Llao, Río Negro (Argentina)

4 Dia

Contornamos a laguna Negra pelo seu lado Norte, em parte do trecho existem algumas proteções fixas, cabo de aço e pequenas vias ferratas para auxiliar numa descida de 2-3 metros de rocha. Chegando no lado Oeste, cruzamos o Arroyo que alimenta a laguna. Iniciamos a subida não muito inclinada em uma trilha de areia e cascalho que sobe até o colo entre o cerro Negro e o Cerro Bailey Willis. No colo, temos uma vista espetacular do Tronador a Oeste a laguna CAB, por onde se passa rumo a Pampa Linda (próximo roteiro a ser feito).
Subimos pela crista até um pico secundário sem nome, para acessar o Cume do Cerro Bailey Willis foi necessário passar por uma encosta pedregosa e com pouca demarcação.
Descemos uma extensa e íngreme encosta de cascalhos, para chegar ao o Valle do Arroyo Goye, entre o Cerro Bailey e o Cerro Negro que precedeu a grande ascenção ao Cerro Lopez, uma boa subida até alcançarmos um platô de onde podíamos avistar toda beleza das torres do Cerro Lopez e grande subida que teríamos que enfrentar.

O caminho para subir o cerro Lopéz, era com um grande desnível e íngreme e, através de uma encosta repleta de pedras, um talus, gerado pelo desprendimento de rochas de todo maciço do Cerro Lopez, de longe parece impossível, mas mera ilusão de ótica.
Não era nada perigoso como no dia anterior, mas era extremamente cansativo, além de ser íngreme, cada passo dado poderia escorregar um metro para baixo, se as pedras em que pisássemos deslizassem, o que nos fez manter uma distância mínima de segurança um do outro.

Ao chegar no cume da torre principal (aos 2050m) podemos avistar o lago Nahuel Huapi tomando nosso horizonte ao Norte, Bariloche a Leste, o Tronador a Oeste-SO, o braço Tristeza do lago Nahuel Huapi a Noroeste, além da opção de subir até o pico Turista, um dos picos do Cerro López, mais ao norte da torre principal.

A descida para o Refúgio Lopez, é constante, se inicia com a ligação do Cerro Lopez até um pico secundário mais baixo até passarmos pela agunita La Hoya (a folha), bonita e pequena laguna que captava a água do glaciar que comentei acima, mais algum tempo de descida, trepa pedra, chegamos ao nosso destino, parada rápida para lanchar, comunicar a chegada com a refugieira e descer para a Colônia Suiza.

PictographLake Altitude 5,308 ft

PictographMountain pass Altitude 6,115 ft

PictographMountain pass Altitude 5,876 ft

PictographMountain pass Altitude 5,669 ft

Descida para o valeu del arroyo goye

PictographMountain pass Altitude 5,131 ft

PictographMountain pass Altitude 5,125 ft

PictographTree Altitude 5,154 ft

PictographMountain pass Altitude 5,712 ft

PictographMountain pass Altitude 5,942 ft

Lago nahuel huapi ao fundo