PN Serra do Gandarela: Cachoeira do Gambá

Photo ofPN Serra do Gandarela: Cachoeira do Gambá Photo ofPN Serra do Gandarela: Cachoeira do Gambá Photo ofPN Serra do Gandarela: Cachoeira do Gambá

Experts only
September 24, 2023
September 2023

near Conceição do Rio Acima, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto a pé entre a localidade de Vigário da Vara e a cachoeira do Gambá, no Parque Nacional da Serra do Gandarela.

COMO CHEGAR:
A trilha tem início na comunidade de Vigário da Vara, pertencente ao município de Santa Bárbara. No entanto, o centro urbano mais próximo é o de Rio Acima, distante 35km do local. A cidade de Santa Bárbara fica a 39km de distância e Belo Horizonte a 72km (via Rio Acima).

A estrada é mais acidentada para quem vem de Rio Acima, já que é preciso atravessar a Serra do Gandarela e descer a Serra da Espingarda Queimada, já a estrada de Santa Bárbara acompanha o leito do Rio Conceição.

A partir de Rio Acima ou Santa Bárbara o acesso é feito por estrada de terra, em condições de tráfego que variam ao longo do ano. Evite realizar o percurso em época de chuvas. Para mais instruções sobre como chegar utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida", disponível na versão web do Wikiloc.

A TRILHA:
A trilha tem início próximo a um ponte de energia, seguindo por um caminho entre duas propriedades. O acesso é o mesmo para as trilhas Sangue Quente, Avatar e Pandora. Pelo interior da mata a trilha segue em declive rumo ao Rio Conceição, com algumas bifurcações e um ponto de água no caminho.

Do outro lado do Rio Conceição a trilha Avatar continua bem demarcada, em aclive. Mais a frente há outra bifurcação, sendo que a trilha Avatar continua pela direita, em aclive, e a Sangue Quente continua descendo, à esquerda. A continuação é pela trilha Sangue Quente, que logo chega ao Córrego do Engenho.

A trilha Sangue Quente continua demarcada e em aclive após o córrego, no entanto, o caminho até a cachoeira é pelo fundo do vale. Uma trilha discreta segue à esquerda do córrego do Engenho (margem direita verdadeira), rio acima, facilitando o avanço. Próximo a cachoeira "Cachorro Louco" há um tronco atravessado sobre o córrego do Engenho, utilizado para fazer a travessia. A passagem pela cachoeira é feita pelo lado direito, pelas rochas, local escorregadio.

Vencida a cachoeira, a caminhada segue pelas rochas do leito, às vezes atravessando por dentro de pequenas piscinas naturais. A caminhada segue até o "Poço do Kadu", onde uma pequena queda d'água forma um grande poço. A subida é feita pelo lado direito da queda, aproveitando a vegetação para vencer uma pequena parede.

Um pouco depois do poço, após uma curva do córrego, surge a cachoeira Drummond, último obstáculo para acessar o poço da cachoeira do Gambá. É o ponto que demanda maior atenção na trilha, em virtude da escalaminhada e da exposição à altura. Primeiro é preciso atravessar o poço da cachoeira, deslocando-se para a esquerda da queda. Chegando na margem, uma trilha discreta sobe pela vegetaçãom trata-se de um trecho escorregadio e bem inclinado. Mais acima há uma passagem estreita, inclinada e escorregadia, com exposição à altura. Um acidente neste trecho pode ser fatal.

Vencida há passagem estreita no alto da cachoeira Drummond, a caminhada segue pelo leito do córrego por mais alguns minutos até o poço da cachoeira do Gambá.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de alta dificuldade técnica, tendo em vista que parte da caminhada é feita pelo leito do Córrego do Engenho, possuindo também trechos de escalaminhada com exposição à altura. Diante das dificuldades apresentadas e por se tratar de local de difícil acesso, recomendo a trilha somente para pessoas experientes na atividade;

- A Cachoeira do Gambá está inserida no Parque Nacional da Serra do Gandarela. O acesso é livre e gratuito. Siga as normas da unidade de conservação: não deixe lixo no local, não faça fogueiras e respeite os moradores locais;

- Não há nenhuma infraestrutura ao longo da trilha. Leve água e lanche para a atividade. Na comunidade de Vigário da Vara é possível encontrar algum apoio;

- Não há sinal de telefone no local;

- Trilha recomendada apenas no período de seca, entre maio e setembro, oportunidade em que o nível do Córrego Engenho e do Rio Conceição estarão mais baixos, facilitando a travessia dos corpos d'água e a passagem pelos trechos mais difíceis do trajeto.