PN Serra do Cipó: Travessia Duas Pontes x Retiro (via Travessão)

Photo ofPN Serra do Cipó: Travessia Duas Pontes x Retiro (via Travessão) Photo ofPN Serra do Cipó: Travessia Duas Pontes x Retiro (via Travessão) Photo ofPN Serra do Cipó: Travessia Duas Pontes x Retiro (via Travessão)

Very difficult
April 21, 2015
April 2015

•   4.3 1 review

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Travessia com elevado grau de dificuldade pelo Parque Nacional da Serra do Cipó, começa nas proximidades da Pousada Duas Pontes, desce até o Travessão e segue pelo vale do córrego Bocaina até a portaria 2 (Retiro).

COMO CHEGAR:
A trilha tem início quase de frente à entrada da Pousada Duas Pontes, às margens da rodovia MG-010. Saindo de Belo Horizonte, siga em direção a Serra do Cipó e continue na rodovia para Conceição do Mato Dentro. A trilha tem início cerca de 10km após o Véu da Noiva.
De ônibus (viação Saritur ou Serro) peça para descer na Pousada Duas Pontes, no alto da Serra.
Por ser uma travessia, os pontos inicial e final são diferentes, se for de carro, deixe-o no centro da Serra do Cipó e suba de carona, ou então combine algum resgate na portaria Retiro.

A TRILHA:
A primeira parte, da Pousada Duas Pontes até o Travessão, é composta de trilhas bem demarcadas, com amplo visual da parte alta do Parque Nacional. O trecho alterna subidas e descidas suaves até as Pinturas Rupestres, onde começa uma longa descida até o Travessão.
Depois da travessia do Córrego Capão da Mata (6,3km), a trilha segue por uma mata de samambaia. Como não é uma rota muito utilizada, as plantas podem crescer e encobrir parte da trilha. Depois das Pinturas Rupestres (7,7km), são 2km de descida até o Travessão. Em alguns trechos a trilha se confunde com os afloramentos rochosos.
Nesta primeira parte, os atrativos são os belíssimos visuais da parte alta do parque e do Travessão, as pinturas rupestres e a cachoeira espelhada. Há boa disponibilidade de água no caminho.

A segunda parte da caminhada é composta de um trecho sem trilhas demarcadas, desde o Travessão até a Cachoeira do Tombador, possui 3km de extensão. Saindo do Travessão, passamos por um pequeno poço e seguimos pelo vale do Rio Bocaina. A princípio seguimos pela margem, alternando o lado algumas vezes. Com as matas ciliares ficando mais densas, optamos por seguir pelo leito do rio, que conta com muitas rochas e baixo volume d'água. Sendo assim, é possível seguir por grande parte sem molhas os pés.
Próximo ao Córrego Capão da Mata (12,1km) a mata ciliar fica densa e torna a passagem difícil. Neste ponto também é possível ouvir e ver uma parte das quedas do córrego, chamadas de Cachoeira Fantasminha e de Deus. É uma área de difícil acesso.
Depois de passar o córrego, avançamos um pouco pelo leito e logo fomos para a margem esquerda do Rio Bocaina. Chegando a cachoeira do Tombador, optamos por descer pelo lado esquerdo. É uma descida muito difícil, principalmente praqueles que tem medo de altura. Mesmo assim é possível fazê-la sem equipamento e/ou cordas.

Da parte baixa da Cachoeira do Tombador até a portaria Retiro são cerca de 9km por trilha bem demarcada. O trecho final passa pela Cachoeira da Érika, do Gavião, na bifurcação que leva a Cachoeira Andorinhas e Bambuzal.

Da portaria do parque seguimos em direção a Padaria Cipó, próxima ao local onde deixamos o carro. Para cortar caminho passamos por dentro da área de um condomínio, que na época tinha entrada mais fácil. Atualmente (2017) já foram construídos dois portões, o que dificulta a passagem.

CONSIDERAÇÕES:
- É uma trilha realmente MUITO DIFÍCIL pelos 3km sem trilha, não recomendado para iniciantes na atividade;

- São cerca de 22km de trilhas pela área do Parque Nacional, já que os KMs finais são por ruas de calçamento. Fazer com cargueira e tralha de camping seria o ideal, mas dificultaria muito a passagem, principalmente nos 3km sem trilha. Optamos por fazer em um dia pela maior facilidade de transpor os obstáculos com mochila de ataque;

- Atualmente (2017) somente alguns pontos do Parque Nacional tem camping permitido. Esta rota não contempla nenhuma dessas áreas. Se decidir por acampar mesmo assim, seja discreto e recola todo o lixo produzido;

- Pontos de água por toda a rota, uma garrafa já basta;

- Evite fazer essa caminhada em dias com boa probabilidade de chuva, há um bom trecho pelo leito do rio, com chuva as rochas podem ficar (ainda mais) escorregadias;

- Comece a trilha cedo, quanto mais cedo melhor;

- Mais detalhes sobre a trilha no link:

Início da trilha. À direita da rodovia MG-010 (próx. do KM 110) e praticamente de frente à pousada Duas Pontes. Há também uma placa de VENDE-SE à direita da porteira.

Vista 360º

Morro arredondado, vista 360º.

Córrego Capão da Mata

Primeiro ponto de água da trilha. A trilha segue pela mata de samambaias.

Cachoeira Espelhada

Poços à esquerda da trilha. Água cor de coca-cola.

PINTURAS RUPESTRES

Uns 10-15 metros à esquerda da trilha.

BIFURCAÇÃO - MANTER ESQUERDA

Após chegar ao lajeado, a trilha continua pela margem esquerda. A trilha batida que pode ser vista na margem direita não tem saída.

TRAVESSÃO

PictographLake Altitude 3,395 ft

PictographRisk Altitude 3,381 ft

Aproximadamente 2,1km até o topo da cachoeira do Tombador

CACHOEIRA DO TOMBADOR

Topo, descer pelo lado esquerdo da queda ou ladear o morro à esquerda.

PictographDoor Altitude 2,714 ft

PORTEIRA DOS MINÉ

Após a porteira, seguir à esquerda.

PORTARIA RETIRO

Passar, preferencialmente, após as 18h.

PictographProvisioning Altitude 2,741 ft

PADARIA CIPÓ

Fim da trilha. 26km.

• Photo of Fozim
    Fozim Jan 16, 2017

Pessoal, com todo respeito, sou voluntário do Parnacipo e é sempre bom lembrar que toda atividade dessa natureza dentro do parque deve ser feita com autorização e orientação do ICMBio. Pelo que verifiquei, essa travessia NÃO É PARA AMADORES, envolve muitos riscos, especialmente nos trechos que não possuem trilhas bem marcadas, como mencionado acima. A atenção deve ser redobrada em DIAS DE CHUVA. O trecho da descida da cachoeira do tombador, pelo que ouvi dizer, é muito técnica e PERIGOSA. É importante que tenham ciência desses riscos antes de decidir por fazer. O parque está com um projeto de travessia muito interessante, caso queiram contribuir, façam contato que serão bem orientados.

• Photo of rafael da silva freitas
    rafael da silva freitas Mar 18, 2018

Grande Helio estou ai mais uma vez para seguir seus passos nas trilhas do Parnacipó, em breve pretendo ir com meu pequenos grupo fazer essa travessia. vamos aguardar a chuvarada passar.

rafael da silva freitas Mar 20, 2018

pelo que vi pelo satélite to Travessão ate a cachoeira Tombador não tem nenhuma trilha, mas após essa cachoeira vi um traçado, e isso mesmo?

• Photo of rafael da silva freitas

Também encontrei essa travessia que e quase igual a sua, porem ele sobre um pouco para o outro lado do travessão e depois desce novamente. essa aqui passa por cachoeira do |Palmital, Fantasma e Drumond, poerem não passa por gavião Erika e Tombador. quanto a grau de dificuldades qual vc acha mais fácil?

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Mar 22, 2018

Fala Rafael,
    esta travessia é interessante, mas possui um trecho totalmente sem trilha (entre o Travessão e o Tombador, como vc obervou). Depois de descer a cachoeira, aí tem a trilha do Parque, que segue sem dificuldades até a portaria Retiro.
    Em relação a comparação das trilhas, acredito que as duas sejam difíceis e não conheço a rota Travessão x Palmital pra te dar mais detalhes. De qualquer forma, é uma travessia que exige um bom físico e psicológico, já que atravessar regiões sem trilha não é tarefa simples.
    Eu recomendaria a travessia Duas Pontes x Retiro passando pelo Ribeirão Congonhas, é um trecho todo trilhado e vc tem a opção de passar em diversas cachoeiras. Pode dar uma esticadinha pra passar na Cachoeira da Erika, do Tombador e Andorinhas.

• Photo of Leonardo Bispo
    Leonardo Bispo Mar 22, 2018

Bom di Helio, estou com a ideia de ir na cachoeira de Deus, entrando pela portaria do retiro, subir a cachoeira do Tombador e chegar na de Deus e talvez a Fantasminha.
    VOcê acha uma boa opção?
    Com esse tempo chuvoso será que dá pra chegar?
    A subida da Tombador é de muita dificuldade?

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Mar 22, 2018

Olá Leonardo,
    com esse tempo não é recomendado. A subida é feita pela cachoeira, então se o rio estiver cheio, a parte por onde é feita a subida pode estar úmida ou mesmo com água correndo, dificultando ou impossibilitando a subida. Mesmo com o tempo seco e o rio em condições normais, trata-se de uma passagem muito difícil. Existe também a opção de subir pela serra, ao invés da cachoeira, mas não sei dar mais detalhes sobre.

• Photo of alice holvoet
    alice holvoet Jul 18, 2022

Fizemos está trilha este fim de semana e e muita Linda. Da pra fazer mas é verdade que se precisa duma boa condição física para o trecho sem trilha entre o mirante da travessão e a cachoeira do tombador.
    Não tem trilha, tem que crear seu próprio caminho e caminhar no Rio, escaladar pedras etc.. Então acho que não é praticável dias de chuva porque o Rio seria demais alto

No entanto, chegando em cima da cachoeira do tombador e possível de contornar a cachoeira por o lado esquerdo e passar entre os dois pequenos sumidos que se pode ver desde o sumido de cachoeira.
    Neste jeito, não é peligroso, o caminho pode ser um pouco íngreme mas não vai descer a cachoeira.

• Photo of alice holvoet
    alice holvoet Jul 18, 2022

Trilha bem legal mas lea bem a descrição, alguns trechos não tem trilha e tem que caminhar no Rio mesmo.

Para descer a cachoeira e possível descer do lado esquerdo caminhando tranquilamente - sem fazer escalada