PN Serra do Cipó: Cachoeira Farofa de cima (parte alta)

Photo ofPN Serra do Cipó: Cachoeira Farofa de cima (parte alta) Photo ofPN Serra do Cipó: Cachoeira Farofa de cima (parte alta) Photo ofPN Serra do Cipó: Cachoeira Farofa de cima (parte alta)

October 11, 2015
October 2015

•   3.7 1 review

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Trajeto desde a portaria 2 (Retiro) do Parque Nacional da Serra do Cipó até a Cachoeira Farofa de cima, pouco conhecida pelos visitantes e fora do cardápio do parque.

COMO CHEGAR:
Saindo de Belo Horizonte, siga pela MG-010 até a Serra do Cipó. Após a ponte estreita sobre o Rio Cipó, entre à direita na terceira rotatória (Padaria Cipó) e siga direto pela rua até a portaria do parque. São 4,7km da ponte até a portaria.
No local há área de estacionamento é um simples controle de entrada, os funcionários do parque só perguntam se o visitante conhece o caminho.

A TRILHA:
A parte inicial da trilha para a Farofa de cima é a mesma que leva aos demais atrativos da portaria Retiro. Caminhamos por 2km, por um relevo suave, até o Bambuzal, onde atravessamos o Rio Bocaina. Do outro lado do rio a trilha segue bem demarcada entre capões de mata e capoeiras, até iniciar a subida da Serra da Bandeirinha. São cerca de 1,7km do rio até o início da subida.
A subida apresenta trechos mais acentuados e outros mais suaves, mas no geral possui dificuldade moderada. São cerca de 3,6km de subida, entre campos rupestres e capões de mata. Há, ao menos, dois pontos de água, situados próximos um do outro e na parte inicial da subida. Conforme subimos os campos rupestres vão ficando para trás e passamos a caminhar por campos de altitude, é o trecho em que a subida fica mais suave também.
Depois de 7,4km chegamos a uma bifurcação, onde há uma estaca pintada de vermelho. O trilho da direita dá acesso à parte baixa da cachoeira e o trilho da esquerda acessa as piscinas naturais do Ribeirão Farofa e continua numa trilha bem demarcada sentido Currais.
Primeiro fomos à parte alta, onde há alguns poços relativamente pequenos e pouco profundos, ótimos para se refrescar. Por último fomos ao poço da cachoeira, que também é pequeno, mas profundo, excelente para banho. Embora a cachoeira fique cercada por um capão de mata, ela é bem iluminada pelo Sol, ao contrário da Farofa de baixo.
A parte final da trilha que leva a cachoeira possui alguns trechos bem íngremes e os metros finais não tem trilha demarcada, já que é preciso atravessar um capão de mata.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
- É uma trilha de dificuldade moderada, que exige um bom condicionamento físico pela distância a ser percorrida e pelo aclive acentuado da ida. A ida leva em torno de 3h, em um ritmo tranquilo;

- Trilha bem demarcada durante todo o percurso, de fácil navegação;

- Poucos pontos de sombra e abrigo durante a rota;

- Em períodos de chuva é bom ficar atento caso visite o poço da cachoeira. Como é preciso cruzar o ribeirão para chegar ao poço, em caso de cabeça d'água o visitante pode ficar ilhado;

- No período de estiagem, existem dois pontos de água pelo caminho;

- Programe o tempo da volta, o parque limita o horário de visitação até as 18h;

- Há um poço escondido, marcado no tracklog, no trecho inicial da subida. Local muito interessante que vale a visita.

PictographCar park Altitude 2,665 ft

Farofa de Cima

Poço Escondido

• pronesto Jun 2, 2017

A trilha para a Farofa de Cima é linda. Lá do alto tem-se uma vista maravilhosa do Parque Nacional da Serra do Cipó.

rafael da silva freitas Jan 18, 2018

Grande Helio, você sabe me dizer se há uma estrutura la na portaria para banho, tipo um banheiro, vestiário
    essas coisas?

rafael da silva freitas Jan 18, 2018

essa trilha que você mencionou ate currais vc já fez?

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Jan 18, 2018

Olá Rafael,

já tem um tempo que não passo por lá, a portaria Retiro ainda estava em obras e a casinha utilizada pelos funcionários do parque é bem simples e não oferece nada para o visitante. Se você fizer questão dessa infraestrutura, sugiro iniciar a caminhada pela portaria Areias, a principal, e de lá pegar a trilha/estradinha que segue para o Rio Cipó/Portaria Retiro e de lá seguir este track.

Sobre a trilha Farofa x Currais ainda não tive a oportunidade de fazer, mas é um caminho antigo e bem demarcado (tanto é que é possível vê-lo com clareza nas imagens por satélite).

rafael da silva freitas Jan 19, 2018

ótimo
    esclarecimento, obrigado amigo.

• paulomatos Feb 18, 2020

Tudo bem Hélio. Estou sempre baixando suas trilhas. Muito bom! Vou levar um grupo nesta cachoeira mas nunca fui lá. Qual o grau de dificuldade? Vou baixar no meu Garmin. Grato. Paulo.

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Feb 19, 2020

Paulo, o grau de dificuldade é bem subjetivo. Para uma pessoa com experiência em trilhas e condicionamento físico razoável, considero que a dificuldade é entre baixa e moderada. A trilha é bem demarcada, boa parte dela em terreno plano, mas note que o aclive acumulado, somente na ida, é superior a 500 metros, o que demanda um bom esforço físico. Para além da questão física e técnica, neste período chuvoso é bom estar atento ao tempo. Logo no começo da trilha é preciso atravessar o rio Bocaina (no Bambuzal). Caso chova forte nas cabeceiras dele e/ou de seus afluentes, a travessia pode ficar impossibilitada no retorno (ou mesmo na ida, se tiver chovido forte na noite anterior).

• paulomatos Feb 19, 2020

Sim, semana passada um grupo ficou preso lá no Bambuzal sem conseguir atravessar. Vamos iniciar a caminhada muito cedo, então penso que devemos retornar o mais cedo possível, antes das pancadas de chuva que normalmente são no fim da tarde. Agradeço sua ajuda!