PN Serra do Cipó: Cachoeira Braúnas

Photo ofPN Serra do Cipó: Cachoeira Braúnas Photo ofPN Serra do Cipó: Cachoeira Braúnas Photo ofPN Serra do Cipó: Cachoeira Braúnas

January 8, 2017
January 2017

near Altamira, Minas Gerais (Brazil)

Trilha até a Cachoeira Braúnas, tendo como ponto de origem o povoado de Mutuca de Cima (ou Altamira de cima), no município de Nova União-MG. É uma trilha fácil do ponto de vista técnico, mas que pela distância exige um preparo físico razoável.

COMO CHEGAR:
O ponto inicial está a cerca de 80km de Belo Horizonte. Saia de BH pela BR-381 (sentido Vitória) e, após Taquaruçu de Minas, entre à esquerda para Nova União. Siga pelo asfalto até a cidade e, chegando ao posto de gasolina, siga à esquerda pelo asfalto sentido Carmo da União/Altamira. Depois de Nova União são aproximadamente 23km de terra até o ponto inicial.

Até Carmo da União é um estradão de terra bem poeirento, mas em boas condições. Depois de Carmo da União até Altamira a estrada fica em condições medianas, com muitas pedras e mais estreita. Após Altamira a estrada piora um pouco mais e segue assim, piorando um pouco mais com a proximidade do ponto final.

Depois de passar por Altamira, siga pela estradinha principal, entrando à direita no local indicado no tracklog. Continue pela estradinha até onde for possível. Se chegar até o ponto inicial do tracklog, ótimo, se não, deixe o carro em um local apropriado (que não obstrua a passagem de outros veículos) e continue pela estradinha a pé.

O povoado de Mutuca de cima não possui um "centro", são apenas vários sítios e terrenos. Como o movimento é somente local, já que o vale não possui saída para outra região, considero seguro deixar o veículo por lá. Como estávamos em um 4x4, deixamos a viatura bem no início da trilha.

Saindo de BH, são cerca de 2h para chegar ao ponto inicial do tracklog (se a BR-381 estiver tranquila), leve isso em consideração caso opte por fazer em um dia.

TRILHA:

Como adiantei, é uma trilha tranquila, que exige somente do físico pela distância. São quase 21km se considerarmos ida e volta. O trecho inicial é de subida, que começa um pouco forte mas ameniza com a distância. Existem diversas bifurcações no começo, já que a trilha era uma passagem de gado para o alto da serra, mas quase todas levam ao mesmo lugar. Fique atento ao tracklog e siga subindo.

Entramos por uma garganta, uma passagem pelo ponto mais baixo da Serra da Mutuca e logo atingimos o ponto mais alto da rota: 1.469m. Após uma placa do Parque Nacional começa uma suave descida que termina somente no Ribeirão Bandeirinhas. Há alguns pontos de água nesta parte.

Chegando ao Ribeirão Bandeirinhas, precisamos cruzar uma mata. A trilha não desaparece, mas é preciso ter atenção em alguns pontos, já que o pouco uso faz com que a vegetação tome conta do trilho. Atenção também com alguns arbustos com espinho. O ribeirão é pequeno em condições normais, tranquilo de cruzar. Depois de tanto campo de altitude, aquele pequeno capão de mata torna o rio bem atrativo para um banho.

Após cruzar o ribeirão pode ser um pouco difícil encontrar a trilha, mas ela está lá. Voltamos aos campos de altitude e seguimos por um relevo bem suave até avistarmos a cachoeira.

A Braúnas vai se mostrando aos poucos. Primeiros vemos uma queda distante do Córrego da Garça, depois o primeiro poço da chamada Brauninha e, por fim, a queda completa.

Depois da visão completa começa uma descida bem puxada em direção ao poço. É preciso ter atenção porque a inclinação é grande e o cascalho está solto em diversos pontos. Quase no fim da descida há uma pequena área de camping. O terreno não é dos mais confortáveis, já que o solo é duro e com cascalho em diversos pontos.

Se não for a maior, a Braúnas é uma das maiores cachoeiras do Parque Nacional. Seu poço é imenso, tal qual Tabuleiro, Soberbo e Rubinho. A queda é alta e com boa vazão durante o ano inteiro. O ideal é visitá-la no verão, já que no inverno as águas do Córrego Garça e Mutuca são bem geladas.

Para chegar a Brauninha (poço superior), é preciso cruzar o ribeirão após o poço e subir por um trecho de mata e bem íngreme. Julgo que a subida só compensa para quem vai pernoitar no local, para quem vai no bate-volta o ideal é aproveitar bem o poço.

Considerações e dicas:
- De Altamira até a Braúnas é 100% trilha batida, única exceção é na travessia do Ribeirão Bandeirinhas, onde a vegetação engoliu uma parte da trilha;
- 90% da rota é por campos de altitude, com pouquíssima sombra, capriche no protetor solar e use chapéu;
- Boa oferta de água no caminho, principalmente na primeira metade. Na volta, opte por abastecer em um pequeno córrego que deságua no poço da Braúnas. 1L d'água está de bom tamanho;
- No trecho inicial, na parte mais alta da rota, há sinal de telefonia celular;
- Você está caminhando pela APA Morro da Pedreira e PARNA Serra do Cipó, respeite a natureza e NÃO DEIXE LIXO NO LOCAL.
- Há um pequeno comércio de Altamira, onde é possível fazer um lanche pré-trilha (na volta, geralmente, ele já está fechado);
- Trilha FÁCIL para EXPERIENTES e de dificuldade até moderada para iniciantes. Seja qual for o nível do montanhista, preparo físico é fundamental;
- Não recomendo esta rota para MTB, ainda que seja possível percorrê-la em grande parte desta forma.
- O usuário Fred Figueiredo informou que é possível armar redes no entorno do poço, uma alternativa à barraca.

PictographCar park Altitude 4,241 ft

Mirante Braúnas

Braúnas

Altamira (Nova União)

• Photo of Raquel Froes (froesr)
    Raquel Froes (froesr) Jan 22, 2017

OI Hélio, tudo bem? Uma pergunta, você viu lugares bons para montar barraca no caminho?? Se souber me indicar mais ou menos em qual km ajudaria muito! Obrigada

Hélio Jr Jan 22, 2017

Tudo bem, Raquel? Olha, tem alguns lugares, mas área BOA MESMO pra acampar seria nas proximidades do Ribeirão Bandeirinhas (5,2km), num local próximo a água, plano e com vegetação rasteira. Porém, meio longe da cachu né?
    O local mais próximo a cachoeira é o waypoint "pequena área de camping" (10,1km), se vc clicar nele vai ver a foto do local. É uma área pra duas barrancas pequenas, no máximo, não é tão confortável mas dá pra passar a noite de boa.

• Pedro_trekking Jan 24, 2017

Carro 1.0 consegue chegar proximo ao inicio do tracklog?

Hélio Jr Jan 25, 2017

Pedro_trekking,
    consegue sim, pelo menos até uns 500 metros do início do tracklog qualquer carro chega. Bem no finalzinho tem uma subidinha um pouco judiada, mas depois delas vimos um sedan parado, então acho que não será problema ir com 1.0.

Fernando Maciel Souto Maior Mar 13, 2017

Existem dois pontos difíceis. A subida no início da trilha, que não é muito complicada, e a do final da trilha, um local bastante perigoso, com cascalho, muita inclinação e poucos locais onde segurar em caso de queda. Muito cuidado e muito fôlego nessa última etapa, tanto para chegar na Braúnas, como para sair dela. Fora isso, fiz em 3 horas, o que acho um tempo muito bom para meu estado físico.

Hélio Jr Mar 13, 2017

Nando,
    bem colocado seu comentário! A descida para a cachoeira é uma cascalheira que exige muita atenção e um bom joelho. Obrigado pelo feedback!

Fernando Maciel Souto Maior Mar 14, 2017

Raquel Castro e quem mais quiser saber, tem uma enorme pedra a uns 15m do poço, subindo o riachinho à direita do fim da trilha. É uma pedra onde dá pra armar até umas duas barracas desde que seja auto-portantes.Dá até pra ancorar as barracas se a pessoa tiver corda suficiente e um pouco de imaginação. Nessa pedra bate sol durante toda a tarde, de manhã é sombra.

• Photo of Fabiana Dias
    Fabiana Dias Apr 28, 2017

Bom detalhamento.

Fred Figueiredo Aug 31, 2017

Hélio, tudo bem?
    Sabe se próximo da cachoeira é possível armar redes? Com a ausência de chuvas, preguiça de levar barraca.
    Obrigado!

• Photo of Fabiana Dias
    Fabiana Dias Aug 31, 2017

Nossa, eu acho que não hein Fred. Pela minha curta memória a vegetação não consegue te propiciar uso de rede. Mas posso estar enganada.

Fred Figueiredo Aug 31, 2017

Pois é, Fabiana. Imaginei naquela matinha do lado direito do poço, parece que tem algumas árvores maiores. Não sei se compensa arriscar, tenho alguns dias ainda pra decidir.
    Obrigado!

Hélio Jr Aug 31, 2017

Fred,
    rapaz, eu to nessa ideia da Fabiana... sei que tem uma matinha ali à direita, algumas árvores fazem sombra, mas nunca reparei se tem como amarrar uma rede ali. Às vezes vc leva a rede e mais uma corda, se tiver uma distância muito grande entre os pontos de ancoragem a corda te ajuda. Ou então vc explora melhor a região e tenta encontrar um local propício.

Fred Figueiredo Sep 11, 2017

Muito boa sua marcação. A trilha é muito bonita e fácil, os únicos pontos que fazem com que eu a considere moderada são a distância, a subida do início e as pedras da decida no final. A maior parte dela é lisa e plana, dá pra render bastante nessas partes.

Hélio Jr Sep 11, 2017

Obrigado pelo feedback, Fred. Como você falou, a trilha é tranquila, se a pessoa tiver com o preparo em dia ela nem vai perceber os 21km no total. E aquela cascalheira no final é realmente bem chata! rs
    Conseguiu armar rede por lá?

Fred Figueiredo Sep 11, 2017

Consegui sim! Acordamos de cara com a cachoeira por duas noites. Foi uma experiência incrível. Conseguimos montar 2 redes relativamente confortáveis. Mas vi potencial pra mais umas duas ali naquelas árvores.

Lá em cima é sofrível demais acampar, o chão é lotado de pedras grudadas no chão, cabem apenas umas duas barracas com o chão aceitável. Quando chegamos lá já tinham 3 barracas montadas. A tal pedra perto do riacho é ótima também, um pouco inclinada, mas basta colocar uma pedra no pé e escorar na mochila que você para de deslizar no isolante.

Pretendo voltar em breve, pois o custo benefício e relativa exclusividade dessa cachoeira fazem dela talvez a melhor atração de toda a região.

Hélio Jr Sep 11, 2017

Bom saber que deu tudo certo e também sobre essas novas possiblidades! Realmente acordar de frente pra um lugar dessas compensa demais. Melhor ainda é saber que vai ser por um bom tempo um lugar minimamente preservado, já que a duração da caminhada afasta aqueles visitantes indesejados rs.

Fernando Maciel Souto Maior Sep 12, 2017

@Helio, bom dia! Talvez você gostaria de acrescentar, nas dicas da trilha, um comentário sobre a possibilidade de usar redes, como o @Fred fez. Tem gente que não lê os comentários no final, quanto tem muitos, e isso talvez pudesse ajudar... :-)

Hélio Jr Sep 12, 2017

Fernando,
    vou colocar sim, obrigado por lembrar!

• Photo of rafael da silva freitas
    rafael da silva freitas Dec 28, 2017

Bom dia Heli já usei sua trilha como base para fazer Lapinha x tabuleiro, foi de grande ajudo parabéns pelo ótimo trabalho, estou pretendendo fazer uma travessia que se inicia com essa sua trilha Altamira Braunas, de la Currais, e depois Cardeal mota.. mas minha duvida e se uma van conseguirá chegar ate onde vc marcou e ouvi rumores de que os moradores locais do ponto de incio da trilha tem barrado alguns caminhantes< isso procede? obrigado amigo.

Hélio Jr Dec 28, 2017

olá rafael,

uma van não consegue chegar exatamente onde esta trilha se iniciou, mas chega perto, coisa de 200 metros de diferença. sobre moradores barrando o acesso, nunca ouvi falar nada sobre e até acho um pouco difícil de acontecer, pois a estrada que dá acesso a trilha é de livre acesso, não precisa atravessar porteiras nem nada do tipo.
    talvez vc esteja confundindo, pois há um relato de dificuldade em acessar a trilha de altamira a lagoa dourada, neste caso é preciso entrar por uma propriedade.

no mais, é um trajeto bem interessante o que vc pretende fazer! se puder compartilhar o resultado dessa caminhada no wikiloc, seria ótimo. bons ventos!

• Photo of rafael da silva freitas
    rafael da silva freitas Dec 29, 2017

Hélio muito obrigado pela dica, fico tranquilo em saber disso, quanto a trilha pode deixar que vou postar sim será um prazer.

rafael da silva freitas Feb 2, 2018

Ai Hélio cravamos a travessia foi bom demais, a primeira parte de Altamira braúnas usei seu Trak, sem nenhum problema excelente, depois usei um de braúnas a casa do currais e depois de la para serra do cipo passando por Farofa de cima.. no final juntei tudo e criamos uma travessia.. só paisagem top vale muito a pena.
    e esse link acima.
    Obrigado

Hélio Jr Feb 3, 2018

Rafael,
    com certeza deve ter sido uma belíssima travessia, já caminhei por boa parte deste trecho, mas nunca fiz a travessia.
    Essa parte do Espinhaço tem muitas opções para quem gosta de caminhar. Obrigado por compartilhar. Bons ventos!

• Photo of Fernando Calazans
    Fernando Calazans Feb 14, 2018

A trilha não é fácil para iniciantes, principalmente se tiver levando barraca, colchonete e mochila com suplementos. Existem vários trechos com subidas e decidas fortes nas quais o solo não é firme(lama ou pedras soltas)

• Photo of davidsonsalvador
    davidsonsalvador Feb 15, 2018

Amigo voce acha que com MTB não dá para ir no bate e volta?

Hélio Jr Feb 15, 2018

davidsonsalvador,

não é impossível, mas vc vai ter que carregar em alguns trechos, que eu me lembro:
    1. pode ser que que já comece empurrando em boa parte até o final da primeira subida. a passagem pela serra é um trecho que terá que carregar na ida e na volta, não tem jeito.
    2. descida até o pequeno córrego no meio do caminho. pode ser que vc consiga descer, não me lembro bem, mas na volta é carregando.
    3. a bike vai ficar no alto da última descida, de lá é descer a pé. descer montado é bem arriscado e subir pedalando impossível.

normalmente o pessoal faz essa rota de MTB saindo de uma localidade chamada Campo do Garça, próximo a Ipoema. se não me engano é 100% pedalável, mas de qualquer forma a bike fica antes de iniciar a última descida. neste trecho só a pé mesmo.

qualquer dúvida é só mandar. abraço e bom pedal!

• Photo of Nelson Uchoa
    Nelson Uchoa Sep 10, 2018

Galera que estiver indo, na descida para Braunas há um abrigo de Vespas/Marimbondos, fomos esse final de semana e atacados por eles, então atenção.

Na descida não cruzamos com eles, um grupo que estava voltando ja com pouca luz subindo foi atacado, mas na subida o ataque ocorreu, bastante picadas, eles vem com tudo!

Marquei ponto desse local, quem precisar só chamar que eu disponibilizo...
    No mais esse track te leva ate a cachu, fui por ele!!

Sobre acampar na metade do caminho, há uma área de camping próximo Ribeirão Bandeirinhas excelente...

• Photo of tuliomotozeiros
    tuliomotozeiros Oct 1, 2018

Da 3 hrs ida e volta ou so a ida?

Hélio Jr Oct 1, 2018

tuliomotozeiros,

esse tempo foi somente ida, num ritmo bem tranquilo e com algumas paradas.
    Da última vez que fiz o trecho gastei entre 2h e 2h30.

• Photo of Guilherme Orlandi
    Guilherme Orlandi Jan 20, 2019

Excelente traclog. Completo.
    Fiz a trilha em 19/01/19 sem nenhum problema.
    Gastamos 3hs na ida e 4hs na volta com banho de rio.
    Nível moderado para praticantes regulares e difícil para iniciantes (pela distância e pouca sombra).
    Marimbondos ainda atacando descida de cascalho chegando na cachu.
    Das melhores cachoeiras do PARNACipó.

• Photo of Giselle Alves
    Giselle Alves Jan 21, 2019

Parabens excelente trilha. Mto bem marcado! Obrigado!

• Photo of Victorlucas_17
    Victorlucas_17 Feb 3, 2019

Na cachoeira mesmo, é possivel montar barraca??? Sabem se tem um espaço bacana pra passar o dia?

Hélio Jr Feb 3, 2019

Victor,

nas proximidades da cachoeira a área é muito irregular, com rochas e cascalheiras, bem ruim de montar barraca.

• Photo of ALEXANDRE Polar
    ALEXANDRE Polar Feb 15, 2019

Excelentes informações. Obrigado!

• Photo of Chico Barbosa
    Chico Barbosa Aug 19, 2019

Alguém tem informações sobre a segurança do lugar ? É tranquilo deixar o carro no começo da trilha ? Querendo ir agora dia 25 fazer ela

• Photo of Nelson Uchoa
    Nelson Uchoa Aug 19, 2019

Quando eu fui, deixei o carro por 4 dias no início da trilha. Deu tudo certo.

• Photo of Chico Barbosa
    Chico Barbosa Aug 19, 2019

Valeu

Idalino Ferreira Oct 17, 2019

Alguém sabe com exatidão a distância de Altamira até o início da trilha? Estou com receio de estacionar o carro na região próxima ao início da trilha por causa do tempo seco/fogo. Pretendo estacionar o carro em Altamira. Obrigado.

Hélio Jr Oct 17, 2019

Idalino, de Altamira (fim do calçamento) até a cachoeira são aproximadamente 18.5km.

Idalino Ferreira Feb 11, 2020

Não. É um Parque Nacional, área de reserva. Estritamente proibido motos.

• Warleylimapassos Limapassos Mar 14, 2020

Dar para chegar com carro pequeno ?

leonardo.vitelli May 5, 2020

Como salvar offline ? Não estou conseguindo

Fernando Maciel Souto Maior May 5, 2020

Idalino Ferreira e WarleyLimaPassos, dá pra chegar de carro 1.0 até mais ou menos 500m do início da trilha, como comentou o Hélio Jr no dia 25/01/2017. Acontece que, como ele bem lembrou, tem um pequeno pedaço que é uma subida e está bem ruim. Precisa ser bom de volante, ter um bom carro e alguma sorte. Mas, se não der pra subir, tem uma alternativa: localize no Google Maps o "Bar da Sandra, Nova União - MG". Dá pra parar o carro ali no estacionamento da Sandra. Inclusive, dá pra usar o Google Maps pra ir direto pra lá. Isso vai acrescentar uma subida forte, mas e daí? Hahahahaha

Leonardo Vitelli, para salvar offline, basta efetuar o pagamento da taxa anual e adquirir a versão Pro do Wikiloc. Que tal ajudar o pessoal do Wikiloc a nos ajudar?? ;-)

• Warleylimapassos Limapassos May 5, 2020

Obrigado Fernando

Idalino Ferreira May 5, 2020

Fernando, você consegue chegar com o carro 1.0 próximo ao início da trilha. Após uma longa subida de terra, você verá alguns sítios. Pode estacionar o carro e cuidado para não fechar a estrada.

Não recomendo fazer a trilha sem mapa de navegação.

leonardo.vitelli May 5, 2020

Fernando, eu assinei a versão Premium, estranho.. não estou conseguindo. Sugere alguma outra forma de salvar?

Fernando Maciel Souto Maior May 5, 2020

Leonardo Vitelli, no teu celular, ative o Wikiloc. Procure pela trilha que você quer (Braunas). Clique e abra a trilha. Role até o fim da tela. Tem um botão para "Guardar trilha". Ative o botão.

leonardo.vitelli May 6, 2020

Obrigado pelas informações amigo, fiz uns testes urbano hoje e deu certo. Muito obrigado

• Warleylimapassos Limapassos May 6, 2020

Durante este período de Quarentena , tem alguma restrição de acesso a cachoeira braunas ?

Hélio Jr May 6, 2020

Warley, talvez tenha restrição para acessar o município de Nova União. Para além disso, nos últimos anos construíram um rancho para a brigada de incêndio do parque logo no início da trilha, então você pode ser barrado lá tbm.

• Warleylimapassos Limapassos May 6, 2020

Obrigado pela dica

Fernando Maciel Souto Maior May 6, 2020

Braunas fica dentro do Parnacipó, que está fechado. Quem for pego poderá ser indiciado e multado.

• Warleylimapassos Limapassos Jun 13, 2020

Alguem foi na cachoeira do braunas durante este dias. Está tendo restrições ?

leonardo.vitelli Jun 15, 2020

Infelizmente permanece fechado o parque.

• Warleylimapassos Limapassos Jun 16, 2020

Obrigado pela informação

• Photo of Harrison Reis
    Harrison Reis Aug 21, 2020

Da pra fazer ela em um dia ida e volta a pé ?

Hélio Jr Aug 22, 2020

Harrison Reis, se tiver condicionamento para caminhar 21km em um dia, é tranquilo.

• Photo of Laís Campos
    Laís Campos Sep 25, 2020

Só queria saber se os marimbondos ainda estão atacando kkkkkk, é sério

Hélio Jr Sep 29, 2020

Lais Campos, marimbondos e vespas são itinerantes, o ideal é ter cuidado, principalmente próximo aos cursos d'água.

leonardo.vitelli Sep 29, 2020

Na minha opinião a mais bonita da região do Cipó. Fui de bike, trilha em alguns pontos bem técnica. Inclusive tem que carregar em alguns trechos, não aconselho pessoas com pouca experiência em MTB, não tem sinal de celular se tiver algum acidente, vai passar aperto.

• Photo of Amanda Andion+ Bruna Gamarano
    Amanda Andion+ Bruna Gamarano Oct 26, 2020

Olá! Alguém tem alguma indicação de Camping em Nova União ??? ou a trilha via Serra dos Alves . Obrigado desde já

Hélio Jr Feb 4, 2021

Vinicius Vieira 4, sim.

• Vinicius Vieira 4 Feb 4, 2021

Bacana, a trilha é bem demarcada ou melhor estar com o GPS tbm só para garantir !?

Hélio Jr Feb 4, 2021

Vinicius Vieira 4, embora a trilha esteja consolidada, existem alguns trechos confusos e não havia nenhuma sinalização na última vez que passei lá. É bom ter a trilha salvo em algum dispositivo que possa ser verificado durante a caminhada.

• Vinicius Vieira 4 Feb 4, 2021

Ok Hélio, muito obg.
    Vlw dmais.

• Vinicius Vieira 4 Apr 12, 2021

Trilha com visual sem palavras.

• Photo of henriquemateusfernandes
    henriquemateusfernandes Apr 17, 2021

Alguém sabe informar a condição da estrada de terra e se carro convencional consegue acessar?

Diegofavarini Apr 26, 2021

Sensacional esta trilha.
    Deve-se tomar cuidando no retorno pois existe uma bifurcação próxima ao ribeirão bandeirinhas que não encontra a trilha novamente.

Diegofavarini Apr 26, 2021

henriquemateusfernandes, a estrada está em boas condições. Fui dia 24/04/2021 em carro convencional.

• Neilor Apr 30, 2021

Diego, Alguma restição para acesso por conta do COVID? Há passagem por alguma portaria do parque?

Diegofavarini May 1, 2021

Olá Neilor, não tive nenhuma restrição. Apenas segui a marcação do Hélio.

• Neilor May 1, 2021

Obrigado. Em breve vou conhecer.

• Photo of AlisonOSilva07
    AlisonOSilva07 May 23, 2021

Fiz essa trilha em 22/05/2021. O tracklog é bem preciso, não tem como errar. No total foram 22km. É bom ter um preparo físico para não passar dificuldade. Aconselho ir bem cedo e preparado, pois a trilha é aberta e não possui sombra em 95% do trajeto. O visual é deslumbrante.

• Photo of Bruno Inácio 3
    Bruno Inácio 3 Jun 27, 2021

Trilha bem demarcada e fácil de fazer

• Photo of Maiara Fragoso
    Maiara Fragoso Jul 19, 2021

Fiz essa trilha em 19/07/2021. Realmente moderada pela distância mas vale a pena pois a cachoeira é linda.
    Trilha fácil de seguir pois é bem marcada. A descida para cachoeira é bem íngreme e para voltar é achei sofrido subir kkkkk
    Consegui parar meu carro no início da trilha um kwid intense 1.0 sem dificuldades.
    Estrada de terra bem longa para chegar.

• Sheila Cavalcante de Araújo Aug 19, 2021

Olá, tudo bem??
    É possível fazer cachoeira Braúnas e Farofa no mesmo dia??
    Obrigada!!

• Camila Barrioni Oct 2, 2021

Pessoal ainda está tendo ataque de marimbondos na trilha !!! Fiquem atentos.. é na descida de cascalho, antes de chegar no 'mirante da cachoeira" .. quando você está descendo.. eles estão do lado direito no chão bem perto da passagem da trilha. Eles atacam por conta do barulho e das vozes, então tem que descer em silêncio. Fui no dia 25/09/2021 e fui picada por 2, meu namorado por 1 e outra pessoa que estava cmg por 3 e várias pessoas que conversamos quando chegamos na cachoeira também foram picadas

• discoverbrasil Mar 25, 2022

Olá Helio,

Estou com ideia de ir em 4x4 até o início da trilha. Dá pra montar um acampamento selvagem lá?

• Photo of Cristian Benigno
    Cristian Benigno Apr 4, 2022

Recomendo fortemente essa trilha (e que seja seguida nos mínimos detalhes). Tomei a liberdade de sair dela em alguns momentos e me dei mal. rsrs

• A. Letto May 15, 2022

Foi a primeira trilha que fiz na vida. Como completo iniciante foi a volta bem sofrida, principalmente no trecho próximo a cachoeira, na volta é uma subida extremamente íngreme e com cascalhos que escorregam, achei que fosse morrer o tamanho esforço que tive para subir. Mas para meus companheiros de trilha que tinham mais experiência, deu para ver que foi uma trilha fácil, apesar da distancia ter cansado todos.
    No meu grupo havia outras pessoas iniciantes e todos completamos a trilha sem maiores problemas, só foi extremamente desconfortável e cansativo.

• Photo of vinicius cesar
    vinicius cesar Nov 8, 2023

Boa noite, sabe se pode levar cachorro ?