Activity

PN Serra da Canastra: Travessia Delfinópolis x Casca Danta

Download

Trail photos

Photo ofPN Serra da Canastra: Travessia Delfinópolis x Casca Danta Photo ofPN Serra da Canastra: Travessia Delfinópolis x Casca Danta Photo ofPN Serra da Canastra: Travessia Delfinópolis x Casca Danta

Author

Trail stats

Distance
38.68 mi
Elevation gain
5,961 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
5,814 ft
Max elevation
4,518 ft
TrailRank 
61
Min elevation
4,518 ft
Trail type
One Way
Time
2 days 4 hours 11 minutes
Coordinates
8320
Uploaded
April 8, 2024
Recorded
April 2024
Share

near Benedito Medeiros, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 25 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPN Serra da Canastra: Travessia Delfinópolis x Casca Danta Photo ofPN Serra da Canastra: Travessia Delfinópolis x Casca Danta Photo ofPN Serra da Canastra: Travessia Delfinópolis x Casca Danta

Itinerary description

Trajeto entre o Complexo Paraíso, em Delfinópolis, e a cachoeira Casca Danta, localizada em São Roque de Minas. Percurso realizado em 3 dias, de forma autônoma e sem guia/condutor.

LOGÍSTICA:
Uma das maiores dificuldades para realizar esta travessia de forma autônoma. Normalmente é um trajeto feito por grupos que fretam vans ou outros veículos que deixam no ponto inicial e buscam no ponto final.

O início da trilha está localizado na zona rural de Delfinópolis, a 10km da cidade, acesso por estrada de terra. Uma opção é tomar o ônibus da Sudoestino (linha Passos - Delfi, via Glória), que passa pela estrada BR-464, descendo logo antes da ponte sobre o Ribeirão Claro, que fica a pouco mais de 3.000 metros do Complexo Paraíso.

Já o ponto final da travessia, na Portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra, está localizado na zona rural do município de São Roque de Minas, dista 9km do distrito de São José do Barreiro, 22km da cidade de Vargem Bonita e 37km de São Roque. O local não é abrangido por nenhum tipo de transporte público, devendo o caminhante se deslocar até a Vargem Bonita.

A TRAVESSIA:
DIA 1: Complexo Claro - Camping do Ivim

A travessia se inicia no Complexo Claro, na zona rural do município de Delfinópolis. O local possui diversas quedas d'água formadas pelo Ribeirão Claro e seus afluentes. Atualmente são 8 cachoeiras abertas ao público, todas interligadas por trilhas consolidadas e bem sinalizadas.

Atente-se para o tempo passado no Complexo Claro, tendo em vista que a caminhada até o camping do Ivim tem aproximadamente 18km, ainda que os últimos 5.600 metros possam ser percorridos com tranquilidade no período noturno.

Após a cachoeira do Triângulo, a trilha sobe a serra acompanhando o afluente do Ribeirão Claro. O local possui um pisoteio discreto entre as canelas de ema e alguns trechos de escalaminhada. Mais acima a trilha desemboca em uma estradinha e logo após cruzar a ponte é preciso tomar à direita, seguindo por trilhas discretas. Após um curto trecho confuso, intercepta-se a trilha principal e por ela seguimos ganhando altitude pela Serra Preta.

A trilha cruza a estradinha, porém do outro lado segue bem discreta até reencontrar a estrada. Após o 3º encontro com a estradinha, atente-se para a trilha que segue pela direita e começa a descer rumo à cachoeira do Ouro. Passamos batido pela bifurcação, mas retomamos o rumo mais a frente.

Depois de passar pelo ponto culminante da Serra Preta, tem início um forte declive até a cachoeira do Ouro. Este trecho foi bastante danificado pelas motos nos pontos mais íngremes. Após cruzar um afluente do córrego do Ouro, a trilha avança em direção a um capão de mata e começa a descer rumo ao bar por uma capoeira.

São ao menos 3 quedas no complexo cachoeira do Ouro. Visitamos somente a última, ou a primeira para quem está subindo. Saímos do local no fim da tarde, percorrendo o trecho final já no início da noite. Após a cachoeira a caminhada segue por estradinhas vicinais até o camping do Ivim. Como estava de noite e havia chovido bastante na semana anterior à caminhada, optamos por atravessar o Ribeirão Babilônia pela pinguela.

Finalizamos a caminhada no camping do Ivim.

DIA 2: Camping do Ivim x Cachoeira do Taboão

Iniciamos o dia fazendo um ataque à cachoeira Zé Carlinhos, que na verdade são duas. Devido às chuvas contínuas na semana anterior o Rio das Posses estava com correnteza forte e foi contraindicado pelo Ivim fazer a travessia do rio pela primeira cachoeira. Desta forma visitamos as duas quedas e retornamos ao camping para buscar as mochilas.

No retorno seguimos por uma estradinha rumo à "Cachoeira Parque Canastra", que na verdade é a cachoeira do Zé Carlinhos, mas com acesso pelo margem esquerda do Rio das Posses. Como o acesso é diferente, rebatizaram a cachoeira. Ao passar por um mata-burro, tomamos à direita, subindo o morro por uma trilha bem consolidada em meio à capoeira, evitando a passagem pela recepção da cachoeira "Parque Canastra".

A trilha vira uma estrada e logo se transforma em uma trilha bem desgastada devido à passagem de motos pelo local. A subida possui trechos íngremes no início, mas a medida que se ganha altitude o relevo vai se tornando mais suave. No topo da Serra do Cemitério há dezenas de trilhos de vaca, já que a passagem de gado é frequente na região. Atente-se para o rumo correto, evitando as trilhas que fazem "barrigas".

O trecho pelo chapadão cruza um afluente do Ribeirão Babilônia, próximo a um rancho. Neste local há um poço bom para banho, de águas cristalinas. Mais a frente a trilha desemboca em uma estradinha precária, passa pelas cabeceiras da cachoeira Pontos Palmitos e começa a descer rumo ao Ribeirão Babilônia.

Após uma tronqueira, deixamos a estradinha em favor de uma trilha que segue pela direita. Existem algumas bifurcações e entroncamentos, quando a trilha faz um mergulho para a parte mais baixa do terreno, ignoramos a continuação dela para seguir por um campo limpo rumo ao Ribeirão Babilônia, cruzando em um trecho bem raso, onde não foi preciso tirar as botas.

A trilha segue descendo margeando o Ribeirão Babilônia, após uma drenagem enfrentamos alguns metros de trilha não consolidada, reencontrando o caminho principal rapidamente, por onde seguimos descendo até a cachoeira do Taboão. Neste trecho o Ribeirão Babilônia forma diversos poços e quedas d'água, com áreas interessantes para acampamento ao longo do ribeirão.

DIA 3: Taboão x Casca Danta

Na saída do Taboão, retornamos pela mesma trilha do dia anterior, acompanhando o Ribeirão Babilônia. Após a passagem pelo afluente, tomamos uma trilha discreta à direita, que vai subindo o morro até chegar na crista. Ao chegar ao topo a caminhada segue em falso plano, por um longo e suave aclive.

A trilha desemboca na estradinha que segue para o Morro do Carvão. Os próximos quilômetros são acompanhando a estradinha, tomando alguns atalhos para evitar curvas e aclives. Após o mata-burro deixamos a estradinha e seguimos por uma trilha consolidada no rumo nordeste. Aqui se inicia um longo declive que termina próximo à portaria da Casca Danta. A trilha está suja em alguns trechos, voltando a se consolidar algumas centenas de metros antes da fazenda.

Ao entrar na estradinha, cruzamos o Córrego do Luciano por duas vezes, sendo a segunda para tomar um atalho por uma trilha suja, que está sendo fechada (há duas cercas neste trecho, impedindo a passagem de animais, então futuramente esta trilha estará perdida). Uma alternativa é continuar pela estradinha até interceptar a estrada Barreiro x Morro do Carvão.

Pelo atalho seguimos por uma estradinha abandonada e interceptamos uma trilha em uso, que logo desemboca na estrada. E pela estrada seguimos até a portaria 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra.

OBSERVAÇÕES:
- Trilha de dificuldade moderada, com alguns trechos de trilha suja ou sem trilha consoliodada. Exige-se uma boa capacidade de navegação, pois há diversas e pouquíssima sinalização. Em sua maior parte a trilha está consolidada, alternando com trechos curtos por estradinhas com pouquíssima movimentação de veículos;

- A travessia foi realizada após uma semana de fortes chuvas na região. Boa disponibilidade de água no trajeto, com muitas nascentes na Serra Preta. Atente-se, no entanto, para os longos trechos sem disponibilidade de água, em especial no Chapadão da Babilônia;

- Ao longo da rota, em especial no Vale da Gurita, existem pontos de apoio, como bares e restaurantes, além de áreas de camping privadas, como na Cachoeira do Ouro e no Ivim. Caso queira fazer a travessia no modo ultralight, verifique a possibilidade de jantar e tomar café nesses locais. Ao final da travessia, próximo à portaria do Parque, há um restaurante e um camping;

- A trilha percorre longos trechos do Parque Nacional da Serra da Canastra, porém em áreas que não foram regularizadas. Dessa forma é preciso pagar para acessar alguns atrativos. A travessia possui acesso livre, não sendo necessária a contratação de um guia para realizá-la.

- Sinal de telefone em alguns trechos da rota, em especial na primeira parte, até o topo da Serra Preta e no trecho final, na aproximação à Casca Danta. No Vale da Gurita há sinal de wifi nos estabelecimentos;

- Boa parte da caminhada é feita por áreas expostas, sem sombreamento. Proteja-se!

Waypoints

PictographWaterfall Altitude 2,669 ft

Início - Complexo Paraíso

PictographWaterfall Altitude 2,595 ft
Photo ofCachoeira Paraíso I

Cachoeira Paraíso I

PictographIntersection Altitude 2,847 ft

Direita - Trilha/Atalho do outro lado do córrego

PictographWaterfall Altitude 2,657 ft
Photo ofCachoeira Paraíso II

Cachoeira Paraíso II

PictographWaterfall Altitude 2,684 ft
Photo ofTopo cachoeira Paraíso II Photo ofTopo cachoeira Paraíso II

Topo cachoeira Paraíso II

PictographWaypoint Altitude 4,469 ft
Photo ofEstradinha 2

Estradinha 2

PictographRiver Altitude 4,177 ft
Photo ofAfluente Babilônia Photo ofAfluente Babilônia Photo ofAfluente Babilônia

Afluente Babilônia

PictographWaterfall Altitude 2,948 ft
Photo ofCachoeira do Sofazinho

Cachoeira do Sofazinho

PictographWaterfall Altitude 2,481 ft
Photo ofCachoeira Zé Carlinhos 1

Cachoeira Zé Carlinhos 1

PictographWaterfall Altitude 2,942 ft
Photo ofCachoeira Coqueirinho Photo ofCachoeira Coqueirinho Photo ofCachoeira Coqueirinho

Cachoeira Coqueirinho

PictographWaterfall Altitude 3,064 ft
Photo ofCachoeira Lambaris

Cachoeira Lambaris

PictographWaterfall Altitude 3,054 ft
Photo ofCachoeira Borboletas

Cachoeira Borboletas

PictographWaterfall Altitude 3,124 ft
Photo ofCachoeira Vai Quem Pode

Cachoeira Vai Quem Pode

PictographRiver Altitude 3,187 ft
Photo ofRibeirão Claro

Ribeirão Claro

PictographWaterfall Altitude 3,199 ft
Photo ofCachoeira Triângulo

Cachoeira Triângulo

PictographIntersection Altitude 3,477 ft
Photo ofEsquerda - Estradinha

Esquerda - Estradinha

PictographIntersection Altitude 3,451 ft
Photo ofDireita - Trilha suja Photo ofDireita - Trilha suja

Direita - Trilha suja

PictographRiver Altitude 2,782 ft
Photo ofRio São Francisco

Rio São Francisco

PictographIntersection Altitude 3,940 ft
Photo ofCruzar estradinha

Cruzar estradinha

PictographWaypoint Altitude 4,009 ft

Estradinha

PictographWaterfall Altitude 2,526 ft
Photo ofCachoeira Zé Carlinhos 2

Cachoeira Zé Carlinhos 2

PictographRiver Altitude 3,037 ft
Photo ofAfluente Ouro Photo ofAfluente Ouro

Afluente Ouro

PictographWaterfall Altitude 2,757 ft
Photo ofCachoeira do Ouro

Cachoeira do Ouro

PictographProvisioning Altitude 2,761 ft
Photo ofBar

Bar

PictographIntersection Altitude 2,909 ft

Esquerda

PictographIntersection Altitude 2,622 ft

Direita

PictographBridge Altitude 2,486 ft

Pinguela - Ribeirão Babilônia

PictographCampsite Altitude 2,501 ft
Photo ofCamping do Ivim

Camping do Ivim

PictographIntersection Altitude 4,214 ft
Photo ofTronqueira - Direita mais a frente Photo ofTronqueira - Direita mais a frente

Tronqueira - Direita mais a frente

PictographWaterfall Altitude 2,929 ft
Photo ofCachoeira Casca Danta

Cachoeira Casca Danta

PictographIntersection Altitude 4,059 ft
Photo ofEsquerda - sem trilha definida

Esquerda - sem trilha definida

PictographRiver Altitude 3,971 ft

Ribeirão Babilônia

PictographRiver Altitude 3,843 ft
Photo ofAfluente Babilônia 2

Afluente Babilônia 2

PictographRiver Altitude 3,821 ft
Photo ofLagoa da Babilônia

Lagoa da Babilônia

PictographWaterfall Altitude 3,795 ft
Photo ofCachoeira do Taboão Photo ofCachoeira do Taboão Photo ofCachoeira do Taboão

Cachoeira do Taboão

PictographWaypoint Altitude 4,350 ft
Photo ofTronqueira 2

Tronqueira 2

PictographIntersection Altitude 4,481 ft
Photo ofEsquerda - Estradinha

Esquerda - Estradinha

PictographIntersection Altitude 2,539 ft
Photo ofDireita 2 - Início da subida

Direita 2 - Início da subida

PictographIntersection Altitude 4,511 ft
Photo ofDireita 3 - Trilha

Direita 3 - Trilha

PictographWaypoint Altitude 4,245 ft
Photo ofPorteira 2

Porteira 2

PictographWaypoint Altitude 3,630 ft
Photo ofPorteira 3

Porteira 3

PictographWaypoint Altitude 3,249 ft
Photo ofPorteira 4 - Início estradinha

Porteira 4 - Início estradinha

PictographWaypoint Altitude 2,982 ft
Photo ofCasa

Casa

PictographWaypoint Altitude 4,004 ft
Photo ofTronqueira

Tronqueira

PictographRiver Altitude 2,815 ft
Photo ofCórrego Luciano

Córrego Luciano

PictographWaypoint Altitude 2,899 ft
Photo ofPorteira 5

Porteira 5

PictographWaypoint Altitude 2,949 ft
Photo ofCerca

Cerca

PictographIntersection Altitude 2,854 ft
Photo ofEstradinha 3

Estradinha 3

PictographWaypoint Altitude 4,307 ft
Photo ofPorteira

Porteira

PictographWaterfall Altitude 2,870 ft

Portaria 4

Comments

    You can or this trail