PN Serra da Canastra: Complexo Baú da Vargem

Photo ofPN Serra da Canastra: Complexo Baú da Vargem Photo ofPN Serra da Canastra: Complexo Baú da Vargem Photo ofPN Serra da Canastra: Complexo Baú da Vargem

April 13, 2024
April 2024

near Lindolfo Almeida, Minas Gerais (Brazil)

Trilha até um pequeno complexo de quedas e poços do Córrego do Baú, contempla a ida e a volta.

COMO CHEGAR:
O início da travessia está localizado na área rural do município de São João Batista do Glória, próximo à divisa com o município de Vargem Bonita. O acesso se dá pela estrada Vargem-Glória (via Canteiros), recomendado, preferencialmente, para motocicletas e veículos altos.

A cidade de Vargem Bonita é a mais próxima do ponto inicial, distando 25km, enquanto São João Batista do Glória está a 41km do ponto inicial. A partir das cidades, o acesso é feito integralmente por estradas de terra, em condições variáveis ao longo do ano (piores condições no período chuvoso).

Para mais informações utilize a ferramenta "Instruções de direção até o ponto de partida" disponível na versão web do Wikiloc.

A TRILHA:
A caminhada se inicia ao lado de um pequeno plantio de eucalipto que está na beira da estrada. A princípio a trilha é suja e confusa, porém algumas centenas de metros a frente, quando é preciso desviar de uma nascente, intercepta-se a trilha consolidada.

A caminhada segue em ligeiro declive até encontrar o Córrego da Cabeceira. O córrego, em condições normais, apresenta um nível baixo, porém devido a sua largura pode ser necessário tirar os calçados para não molhar.

Na outra margem a caminhada segue por uma capoeira em ligeiro aclive. A trilha suja logo se consolida e segue em nível no rumo sudeste. Mais a frente interceptamos a trilha principal que vem do norte. Continuamos a caminhada no rumo sudeste, ignorando a saída da trilha principal que segue para o sul.

Na aproximação do córrego do Baú a trilha vai se tornando mais suja e discreta, denotando pouco uso naquele trecho. Passamos por um afloramento rochoso à esquerda e descemos um degrau da serra, seguindo pela trilha discreta em meio aos campos limpos. A trilha volta a se aproximar do córrego do Baú, mas antes que o encontro ocorra é preciso dar uma guinada para o norte, descendo por uma trilha discreta até outro degrau inferior da serra.

Terminada a descida mais forte, outra guinada para sudeste para realizar a aproximação final. Pèrto do córrego a trilha, então discreta, praticamente desaparece, tornando-se um mero pisoteio sobre o capim. Para acessar o poço da cachoeira é preciso atravessar o córrego em um trecho desbarrancado. A primeira cachoeira é ótima para banho, com poço amplo e um banco de cascalho.

Saindo da cachoeira retornamos por algumas dezenas de metros até encontrar uma passagem pelo afloramento rochoso à direita. Descemos até outro degrau inferior da serra com o objetivo de verificar outros poços do córrego do Baú. Neste trecho não há trilha definida, mas o campo limpo bem ralo facilita o deslocamento. Logo chegamos ao topo da Cachoeira 3, porém não era possível acessar o poço por ali, somente pulando diretamente na água (acredito que a altura seja inferior a 4 metros). Outra forma de acesso o poço é descendo até o ponto "Córrego do Baú" e de lá subir algumas dezenas de metros pela água até a chegada ao poço da Cachoeira 3. Como não tinha levado saco estanque, optei por realizar tal feito em outra oportunidade.

Desta forma, retornamos algumas dezenas de metros pelo mesmo caminho até visualizar a Cachoeira 2 e seguimos até o poço dela por um trecho sem trilha definida. O poço da Cachoeira 2 é menor e a área ao redor da cachoeira possui muitos arbustos, dificultando a permanência no local.

Retornamos pelo caminho já percorrido até interceptar as trilhas mais consolidadas nos trechos mais elevados da Serra do Baú e por elas seguimos até voltar ao ponto inicial.

OBSERVAÇÕES;
- Trilha de dificuldade entre baixa e moderada. O terreno oferece poucas dificuldades, somente alguns trechos mais íngremes e irregulares. No entanto, é preciso estar atento à navegação, tendo em vista que existem alguns trechos de trihas sujas e outros onde a trilha não está consolidada. Ademais, há várias bifurcações e trilhas que seguem nas mais variadas direções, principalmente no início da caminhada. E como já é de se esperar, por não se tratar de local turístico, não há nenhuma sinalização ao longo do trajeto;

- Este complexo de quedas e cachoeiras está inserido em área do Parque Nacional da Serra da Canastra, no entanto, salvo melhor juízo, a área ainda não foi regularizada do ponto de vista fundiário. O acesso é livre e gratuito. Não é obrigatória a contratação de um guia/condutor;

- Não há nenhuma infraestrutura no local. Leve água e lanche para a atividade!

- Sinal de telefone (VIVO) em alguns pontos no alto da Serra do Baú.