PN Chapada dos Veadeiros: Mirante Salto 120

Photo ofPN Chapada dos Veadeiros: Mirante Salto 120 Photo ofPN Chapada dos Veadeiros: Mirante Salto 120 Photo ofPN Chapada dos Veadeiros: Mirante Salto 120

39 minutes
August 6, 2015
July 2015

near São Jorge, Goiás (Brazil)

A trilha do mirante para os Saltos possui (até julho/2015) entrada livre, já que a área também pertence ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. O ponto final apresenta um belo visual do vale do Rio Preto e do Salto de 120 (Salto II).

COMO CHEGAR:
São Jorge está a cerca de 30km de Alto Paraíso, as localidades são interligadas por uma rodovia asfaltada em boas condições. O início da trilha é próximo às antenas de São Jorge, local conhecido como Árvore do Silêncio. O acesso até lá, desce o centro da vila, é por uma estrada de terra em condições medianas, mas que pode ser percorrida por qualquer veículo. Siga em direção ao Parque Nacional e vire à esquerda na bifurcação, sentido Mirante.

A TRILHA:
São 2,8km subindo até o topo do morro, por uma estradinha em condições medianas. Próximo a árvore, local de encontro para o por do Sol na região, a trilha começa descendo uma estradinha em condições precárias. Depois de descer pela estradinha por 200 metros, entramos à direita em uma trilha estreita. Embora bem demarcada em meio ao campo rupestre, a trilha aparenta ser pouco utilizada, então é preciso ter atenção.

A trilha alterna subidas e descidas curtas, mas que exigem um bom condicionamento. Depois de cruzar uma estradinha precária, começa um forte declive, com muitos degraus nas rochas. O trilho segue em direção ao fundo do vale, alternando trecho de cerrado e campos rupestres. Aos poucos o Salto II vai aparecendo na paisagem. Depois de 300 metros de um forte declive, parei em uns afloramentos rochosos, com uma bela visão para o Salto II (120). Como o fim da tarde já se aproximava e não estava carregando lanterna, decidi abortar a ida ao Mirante da Janela, que estava mais abaixo, a menos de 1km.

De qualquer forma, é uma visão privilegiada do vale do Rio Preto.

CONSIDERAÇÕES:
- É uma trilha bem demarcada, embora estreita pela aparente falta de uso. Exige algum condicionamento físico pelo grau acentuado dos aclives e declives, ainda que a distância percorrida seja pequena.

- Não há pontos de água pelo caminho e há pouca oferta de sombras.

- Se fizer para pegar o por do Sol, lembre-se de levar uma lanterna;

- A primeira parte, da vila de São Jorge até a Árvore do Silêncio, pode ser feita em qualquer tipo de veículo, ao menos na seca;

- Esta trilha dá acesso gratuito a Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela, já que não passa pela portaria que existe no fim da estradinha.