Activity

PN Chapada Diamantina: Cachoeira do Sossego

Download

Trail photos

Photo ofPN Chapada Diamantina: Cachoeira do Sossego Photo ofPN Chapada Diamantina: Cachoeira do Sossego Photo ofPN Chapada Diamantina: Cachoeira do Sossego

Author

Trail stats

Distance
3.22 mi
Elevation gain
1,063 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
249 ft
Max elevation
2,063 ft
TrailRank 
82 4.7
Min elevation
1,341 ft
Trail type
One Way
Time
one hour 41 minutes
Coordinates
789
Uploaded
January 29, 2018
Recorded
January 2018
  • Rating

  •   4.7 11 Reviews

near Lençóis, Bahia (Brazil)

Viewed 13720 times, downloaded 1294 times

Trail photos

Photo ofPN Chapada Diamantina: Cachoeira do Sossego Photo ofPN Chapada Diamantina: Cachoeira do Sossego Photo ofPN Chapada Diamantina: Cachoeira do Sossego

Itinerary description

Trajeto entre a cidade de Lençois e a Cachoeira do Sossego, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Trata-se do trecho a pé. Para deslocamento até o ponto inicial, usar a ferramenta “Get drive directions to this location”, na coluna à direita da tela.

COMO CHEGAR:
A cidade de Lençois é o “centro” da Chapada Diamantina, onde estão concentradas os serviços de turismo. A cidade está a 420km de Salvador e a 24km do aeroporto de Tanquinho/Lençois.

De carro o acesso é via BR-242, de ônibus a Rápido Federal é a empresa com linhas mais constantes que entram na cidade. A EMTRAM também possui alguns ônibus que entram em Lençois, mas são mais raros.

Para chegar até o ponto inicial desde o centro, suba a rua principal e entre à esquerda na praça do coreto. De lá siga “direto” pelas ruas. O ponto inicial é o mesmo da trilha para o Ribeirão do Meio, então é bem conhecido na cidade.

A TRILHA:
No ponto inicial há um estacionamento e duas pessoas que vendem alguns produtos. Embora exista o estacionamento e a cobrança seja justa, não há qualquer problema em deixar o carro estacionado na rua (desde que tenha lugar para parar).

A trilha para o Ribeirão do Meio começa bem ao lado de uma barraquinha, para o Sossego é preciso seguir a rua de terra à direita até o fim, a trilha começa ao lado de uma porteira e vai acompanhando a cerca. Nesta parte inicial a trilha segue em meio a mata, por um aclive suave e bem sombreado. A trilha é bem definida e não apresenta bifurcações neste trecho inicial.

Após o suave aclive, a trilha estabiliza e chega numa parte descampada, com visual para o vale do Rio São José (esquerda) e do Rio Ribeirão (adiante/direita). Embora este trecho seja sobre um lajeado, as rochas estão gastas, então é possível ver o rastro com clareza. Ainda assim, é preciso ter atenção em alguns pontos, para não sair do caminho principal.

Com 1.8km de caminhada chegamos a uma importante bifurcação, principalmente no retorno. Adiante/direita segue a trilha para o Sossego. À esquerda temos a trilha que desce para o Ribeirão do Meio. Se você pretende fazer Sossego + Ribeirão do Meio no mesmo dia, desça pelo lajeado na volta. São cerca de 10 minutos da bifurcação até o Ribeirão, a trilha é simples pelo lajeado, basta seguir os rastros, sempre paralelo ao rio.

Após a bifurcação predomina um ligeiro declive, a trilha para por um córrego de águas claras (com pequenos poços) e se aproxima do leito do Rio Ribeirão. Neste trecho caminhamos sobre alguns trechos calçados, já que a trilha dava acesso às zonas de garimpos. Depois de aproximar bastante do Rio Ribeirão, inclusive há uma pequena trilha de acesso ao leito do rio, começamos uma longa subida paralela ao rio. Este trecho também é bem sombreado, o que atenua o desgaste físico.

Em dois pontos a trilha desemboca no leito do rio, mas é preciso deixar a intuição de lado, pois há trilhas discretas que seguem à direita, evitando que o pula-pedra comece precipitadamente. Atente-se aos pontos marcados no tracklog. Com 4km de caminhada, finalmente, chegamos ao leito do rio, por onde a trilha continua.

Depois de avançar alguns metros pelo leito, chegamos a um pequeno poço. Se o nível das águas estiver normal ou um pouco acima do normal, é possível cruzar esse poço sem molhar os pés, passando pela direita, margeando a parede. Se estiver muito cheio, será preciso entrar na água, mas a trilha não é recomendada nesses casos.
Depois de cruzar o rio, há um imenso bloco rochoso adiante. É possível passar por um vão por baixo desse bloco e atalhar uma parte do caminho, evitando a trilha que contorna esse bloco. Se não quiser passar por baixo, no tracklog está marcado o percurso pela trilha que dá a volta. Depois da rocha a trilha segue pela margem esquerda, entre a mata, até alcançar o leito novamente.

Nesta parte final, boa parte da trilha é pelo leito do rio. Então observando o nível da água e as pedras, é possível definir o melhor caminho. Trocamos de lado somente uma vez nesta parte e avançamos pelo leito até chegar a uma curva do rio, onde há uma trilha que segue pela mata.

Depois de atalhar pela trilha da mata, basta manter a caminhada próximo ao paredão da esquerda e rapidamente você chegará ao poço da cachoeira.

Cachoeira bem interessante, poço grande, ótimo para banho, com algumas partes rasas e outras bem profundas, sendo possível até saltar em alguns locais. O sol ilumina bem o local até o início da tarde, por volta das 14~15h.

OBSERVAÇÕES:
> Cachoeira inserida no Parque Nacional da Chapada Diamantina, uma unidade de conservação federal. Acesso livre e gratuito.

> LEVE SEU LIXO DE VOLTA E NÃO FAÇA FOGUEIRAS.

> Mesmo com o tracklog, alguns pontos são confusos, então experiência em seguir trilhas é essencial. Se não estiver seguro, contrate um condutor local.

> Embora boa parte do caminho seja sombreada, o Sol castiga nos trechos descampados. Use chapéu e protetor solar!

> Sinal de celular no trecho inicial.

> Trilha de nível moderado para experientes, para iniciantes a dificuldade varia entre moderado e difícil. As partes mais complicadas envolvem pular pedras, atravessar o rio, piso irregular, subidas e descidas moderadas.

> Trilha não recomendada para dias chuvosos ou para os casos de chuva forte na noite anterior. No caso de chuva durante a trilha, algumas passagens podem ficar mais escorregadias que o normal, aumento o risco de tombos e acidentes. No caso de chuva forte na noite anterior, o nível do rio pode subir consideravelmente e dificultar bastante a conclusão desta trilha, principalmente na parte final.

> Boa disponibilidade de água no caminho, uma garrafa por pessoa é o suficiente.

View more external

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,445 ft
Photo ofInício trilha Photo ofInício trilha

Início trilha

PictographWaypoint Altitude 1,342 ft
Photo ofLajeado Photo ofLajeado

Lajeado

PictographWaypoint Altitude 1,570 ft
Photo ofÁgua

Água

PictographWaypoint Altitude 1,466 ft
Photo ofDireita Sossego/Esquerda Ribeirão do Meio Photo ofDireita Sossego/Esquerda Ribeirão do Meio

Direita Sossego/Esquerda Ribeirão do Meio

PictographWaypoint Altitude 1,396 ft
Photo ofCórrego Photo ofCórrego

Córrego

PictographWaypoint Altitude 1,342 ft

Acesso rio

PictographWaypoint Altitude 1,471 ft

Direita

PictographWaypoint Altitude 1,645 ft

Direita

PictographWaypoint Altitude 1,641 ft

Direita

PictographWaypoint Altitude 1,664 ft
Photo ofBancos

Bancos

PictographWaypoint Altitude 1,749 ft
Photo ofTrilha discreta à direita

Trilha discreta à direita

PictographWaypoint Altitude 1,672 ft
Photo ofChegada ao leito/seguir pelo rio

Chegada ao leito/seguir pelo rio

PictographWaypoint Altitude 1,811 ft
Photo ofCruzar rio

Cruzar rio

PictographWaypoint Altitude 1,820 ft

Esquerda trilha/Direita passagem pela rocha

PictographWaypoint Altitude 1,781 ft
Photo ofChegada ao leito

Chegada ao leito

PictographWaypoint Altitude 1,846 ft
Photo ofCruzar rio

Cruzar rio

PictographWaypoint Altitude 2,026 ft
Photo ofTrilha pela mata

Trilha pela mata

PictographWaypoint Altitude 2,061 ft
Photo ofCachoeira do Sossego Photo ofCachoeira do Sossego Photo ofCachoeira do Sossego

Cachoeira do Sossego

PictographWaypoint Altitude 1,448 ft
Photo ofEstacionamento/Seguir pela direita Photo ofEstacionamento/Seguir pela direita

Estacionamento/Seguir pela direita

WAYPOINT 19

Comments  (20)

  • oFelipeAlves Aug 11, 2018

    I have followed this trail  verified  View more

    A parte de caminhar sobretudo as pedras no leito do rio é chata, e um pouco difícil de avaliar por onde é melhor ir. De resto, é tranquilo seguir.

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Aug 13, 2018

    Felipe Alves,
    obrigado pelo feedback. Realmente, caminhar por leito de rio não é uma tarefa simples e é uma situação bem comum na Chapada Diamantina. Felizmente, nesta trilha, o trecho pelo leito é curto e intercalado com algumas trilhas laterais.

  • Photo of pjcordeiro
    pjcordeiro Sep 22, 2018

    Perfeito

  • Photo of Edu Couto
    Edu Couto Nov 6, 2018

    Show de bola Hélio!! Vc manda muito bem!! Muito obrigado! Fiz essa e outras com sua ajuda. Vc tem insta? Queria te seguir ver suas fts e trips! Abraço!!

  • Photo of Andriel Lima
    Andriel Lima Jan 2, 2019

    I have followed this trail  View more

    Tudo certo, fiz ela e deu certinho. Só demorei mais pq as vezes eu saia da trilha do leito do rio e ia pulando pedras. Levei meus pais de 50 anos, fomos 7hs da manha, chegamos quase 10hs devagar, saímos de la 13hs e chegamos em lençóis 15h30.

  • Photo of Herbert Fialho
    Herbert Fialho Jan 19, 2019

    Excelente!! Trajeto ilustrado com fotos, showw!! Obrigado, amigo!!

  • Cananea Mar 6, 2019

    I have followed this trail  View more

    Excelente descrição me ajudou muito. 👏👏👏👏. Obrigado.

  • bianca.delissandri Apr 1, 2019

    I have followed this trail  View more

    Lugar lindo. <3
    Trilha moderada. Tomar cuidado para não escorregar nas rochas.

  • Photo of Raul Alexandre
    Raul Alexandre Apr 4, 2019

    Há possibilidade de dormir próximo a cachoeira ou região mais próxima dela? Numa barraca de 2p. Pretendo fazer a travessia capão X lençóis e ir até o sossego mas já seria fim de tarde.

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Apr 4, 2019

    Raul,

    é um local difícil de armar barraca. Próximo a cachoeira talvez você encontre algum espaço no trecho que a trilha passa pela mata. O mais certo mesmo é próximo ao ponto "bancos", lá tem espaço.

    Não sei qual roteiro você pretende fazer, mas dá pra sair do Capão pela "Trilha das Mulas" e, ao invés de subir a Serra do Grisante, descer acompanhando o leito do Rio Lençois até o topo da cachoeira do Sossego. Dizem que nesta região tem uma toca, que você poderia utilizar como pernoite.

  • Photo of Raul Alexandre
    Raul Alexandre Apr 4, 2019

    Na verdade a intenção se tudo correr certo será sair capão, fumaça por baixo, capivara, palmital, ribeirao do meio e sossego, 4 dias e 3 noites.

  • Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Apr 4, 2019

    Então considere a área do ponto "bancos", será a melhor opção.

  • Photo of Diogo Schuhli
    Diogo Schuhli Sep 2, 2019

    I have followed this trail  verified  View more

    Obrigado por compartilhar! Usei e deu certo.

    Abs

  • Photo of iago.amor
    iago.amor Dec 9, 2019

    I have followed this trail  verified  View more

    O sinal de GPS do celular se perde um popco quando fica ao redor das pedras, mas so seguir o leito do rio

  • Photo of Jackson Batista
    Jackson Batista Jan 12, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Fiz a trilha e os primeiros 2 trechos é tranquilo, mas a parte do rio é complicada até o GPS se perde um pouco, achei que a classificação poderia ser difícil pelo último trecho e pela distância.

  • Marcelo Guerrieri Mar 31, 2020

    Fiz a trilha em 08/jan/20 sem chuva no dia, mas as chuvas nos dias anteriores garantiram um belo volume na cachoeira do Sossego. Fui com o guia local Crispim que leva sua cachorrinha Simba. Um excelente guia, montanhista experiente que inclusive faz trilhas mais radicais. A trilha para a Cachoeira do Sossego dura em média 3h do centro da cidade com um ritmo médio/forte, não é das mais cansativas por ser em grande parte sombreada e os aclives serem suaves. Mas a moderada dificuldade técnica é exigida nos trechos de travessia no rio, andando sobre pedras no qual uma queda seria um acidente muitíssimo perigoso. Por isso não é trilha para aventureiros de primeira viagem, requer um conhecimento prévio de trilhas. Teoricamente só é seguir rio acima na maior parte pelo lado direito, sendo que perto do final passa para a margem esquerda. Ir sem guia é apenas para pessoas habituadas com a atividade, com ajuda de GPS e basta dar um Google para ver casos de turistas que saíram da trilha e se perderam. Na volta, pela tarde, passamos pelo Ribeirão do Meio para um excelente banho. Do Ribeirão do Meio até Lençóis é um caminho de 50 minutos. Não é trilha, é um caminho muito fácil no qual crianças e pessoas de mais idade também vão tranquilamente, tanto que no outro dia fui de bicicleta. Saindo as 9hs e retornando as 18hs deu tempo de desfrutar muito tanto o Sossego quanto o Ribeirão do Meio.

  • Photo of Bruno Inácio 3
    Bruno Inácio 3 May 30, 2021

    I have followed this trail  View more

    Trilha de nível fácil para quem tem costume de fazer trilha. Tracklog bem marcado, não tem erro.

  • Giovanna Maria Novais Silva Jan 25, 2023

    Trilha muito top e bonita 👏🏼 belíssimas paisagens, as subidas e o pula pedra que são um pouco chatinhos… quando fui tinha chovido nos dias anteriores então passamos por alguns locais que normalmente não são passados, além de ter que escalar pedras e passar pelo rio com correnteza (nosso guia nos ajudou). Bebemos água da nascente, o que eu nunca tinha feito antes, foi maravilhoso ❤️ Começamos a trilha às 10h e chegamos no sossego às 14h pois paramos no Ribeirão de cima para tomar um banho e relaxar :) Recomendo muito essa trilha!

  • Photo of eduardoalvesfh
    eduardoalvesfh Feb 21, 2023

    Tracklog muito bem marcado, embora algumas vezes não seja fácil localizar as passagens nas margens do leito do rio, para evitar o pula-pedra. No geral, fácil de se localizar c o tracklog. Em termos de esforço físico, moderada, para quem tem condicionamento.

  • Photo of eduardoalvesfh
    eduardoalvesfh Feb 21, 2023

    Tracklog bem marcado

You can or this trail