Playa de los Frailes: Parque Nacional Machalilla

Photo ofPlaya de los Frailes: Parque Nacional Machalilla Photo ofPlaya de los Frailes: Parque Nacional Machalilla Photo ofPlaya de los Frailes: Parque Nacional Machalilla

May 28, 2019
September 2017

near Machalilla, Manabí (Ecuador)

Em Quito, tomei o ônibus público C4 do meu hostel até o terminal e depois um ônibus noturno para Manta com a Companhia Reina del Camino.

Entrei no ônibus às 21:00 e cheguei no estacionamento da companhia Reina del Camino às 5:00. A viagem foi tranquila e consegui dormir bem, mas o caminho tem muitas curvas e é fácil de passar uns enjôos. A maioria das viagens andinas são assim... Pouco deslocamento para muitas horas de ônibus.

Em Manta, cheguei no estacionamento dos ônibus da companhia e peguei um táxi até o Terminal de Manta. O próximo ônibus a Puerto Lopez sairia às 6:00 da manhã, então fui tomar um café.

A viagem de Manta a Puerto Lopez dura cerca de 2h30min e 10 minutos a menos se você for descer na entrada do Parque Machalilla.

Às 8h20min da manhã, o motorista me acordou e, ainda meio sonolento, fui deixado no meio da estrada com minha mochila.

A entrada do parque está a poucos metros da estrada. O dia estava um pouco nublado, perfeito para caminhar.

Na entrada, os guardas simpáticos me passaram o briefing do Sendero Los Frailes, uma trilha muito linda que passa por 3 praias antes de chegar na Playa dos Frailes.

São percorridos quase 9 km em todo o percurso, sendo 5,4 km pelo sendero e pelas praias e mais 3,3 de estrada de terra de acesso à trilha e de retorno à entrada do parque. O nível de dificuldade da caminhada é baixo e a trilha é muito bem marcada. Todo o trajeto até a Playa de Los Frailes se dá por vegetação de arbustos de até 3 metros de altura, que fazem uma boa sombra no caminho.