Photo ofPitões das Júnias+Fraga da Espinheira+Curral de Iribo+Fraga da Cavada+Pico da Fonte Fria+ Fisgas Photo ofPitões das Júnias+Fraga da Espinheira+Curral de Iribo+Fraga da Cavada+Pico da Fonte Fria+ Fisgas Photo ofPitões das Júnias+Fraga da Espinheira+Curral de Iribo+Fraga da Cavada+Pico da Fonte Fria+ Fisgas

April 18, 2021
April 2021

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Foi um dia bem passado. Saímos cedinho para um trekking que se previa difícil..., e foi! Tivemos a sorte dos audazes, porque as zonas novas, para nós, que queríamos descobrir e visitar, estavam bem acessíveis com mato rasteiro, queimado ou cortado, por isso essa parte correu bem. As passagens novas que queríamos fazer e fizemos foram: a passagem por cima do Outeiro do Grosal, que nos levou directamente á Fraga da Espinheira, uma passagem que se faz muito bem e tem um miradouro espetacular. Depois foi a subida á Fraga da Espinheira, aí as coisas já se complicaram um bocado, pois tivemos de fazer algumas trepadas, e passagens por baixo de penedos. A parte final tivemos de passar por uma abertura por baixo de uma penedo, em que andamos de gatas acerca de 4 metros, com meio metro de altura. A paisagem lá de cima compensa por completo o esforço da subida. A melhor maneira de a subir é pelo lado Norte, que foi por onde descemos.
A passagem do vale do ribeiro dos Fornos directamente para o Curral de Iribo no lado de Espanha, também foi fácil de dar com ela, o curral continua lindíssimo.
O trilho que nos leva da Fraga da Cavada até ás Gralleiras, está a ficar completamente fechado. O última parte a fazer nova, que foi da ponte de madeira do ribeiro dos Fornos até Fisgas, fazendo sempre a corga do ribeiro do Beredo, passando pelo carvalhal do Fosso fez-se bem, mesmo tendo alguma dificuldade na parte inicial em darmos com o trilho, mas depois foi sempre a andar até á ponte de Rebolões, e daí foi apanhar um trilho de gado até ao estradão que nos levou até ao bebedouro aonde tínhamos os carros.
Foram 18,4 Km de distância real e +1002m.

PictographMountain pass Altitude 3,986 ft

Alto das Gralleiras

PictographMountain pass Altitude 4,582 ft

'Planalto dos Hamburguers'

Sempre foi assim chamado pelo "grupo", devido ás configurações rochosas que lá existem, que parecem autênticos hamburguer´s. Portanto o nome é uma "alcunha".

PictographMountain pass Altitude 4,406 ft

Ponte de Rebolões

• Photo of PQ@
    PQ@ Apr 18, 2021

Já tinha saudades destes percursos.
    Parabéns.

• Photo of Pedro Vorph
    Pedro Vorph Apr 20, 2021

Bem vindos de volta... já estava"farto" da bicicleta do Macka 😅😅😅✌️

• Photo of Makca
    Makca Apr 20, 2021

Pois acredito..., também eu!😂🤣😂

• Photo of fsoares81
    fsoares81 Apr 3, 2023

Obrigada Makca e seus companheiros.