Pitões das Júnias - Fraga do Paul - Pitões das Júnias (com neve)

Photo ofPitões das Júnias - Fraga do Paul - Pitões das Júnias (com neve) Photo ofPitões das Júnias - Fraga do Paul - Pitões das Júnias (com neve) Photo ofPitões das Júnias - Fraga do Paul - Pitões das Júnias (com neve)

Very difficult
February 26, 2023
February 2023

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

ATENÇÃO: Parte deste percurso é feito fora de trilhos, sem marcações.
Cruza linhas de água, cujo caudal pode impedir a travessia nos locais assinalados, obrigando à procura de pontos alternativos.
Atravessa encostas onde a carqueja e a giesta imperam, obrigando a um esforço redobrado para vencer o caminho.
Na data, foi feito com neve e visibilidade reduzida, com recurso a GPS (navegação offline).
Se for realizado sob temperaturas elevadas, torna-se imperativa a devida proteção, já que o território é bastante exposto.
O grau de dificuldade atribuído está relacionada com as condições em que foi feito.
Enfim, tratou-se de uma aventura pessoal, onde o objetivo foi mesmo o de procurar o desafio da adversidade.

O percurso começou na aldeia de Pitões das Júnias, atravessando-a de lés a lés, antes de descer a longa calçada que termina na linha de água que escorre do alto das Gralleiras - a Ribeira das Aveleiras.
Aqui, uma história incrível, de uma amizade espontânea e improvável, tornaram o "passeio" inesquecível.
Vindo da aldeia, numa correria desenfreada, um "perrito" resolve acompanhar-me. O cachorro simpático (que surge nas fotos) demonstrava uma alegria que me pôs a falar espontaneamente com ele, como de um humano se tratasse. "Então, vais fazer-me companhia?! Olha que te arrependes. Vou para sítios inóspitos!".
Permitam-me contar-vos a história, pois foi algo de impensável, quase surreal.
O bicho parecia entender-me, anuindo com a cauda, como se a decisão estivesse tomada e não dependesse de mim. E lá foi, alegre e saltitante, ora adiante, ora a meu lado, parando e olhando-me interrogativamente, quando era necessário tomar decisões sobre o caminho a tomar.

Um pouco adiante, as poldras do Ribeiro de Peredo, toucadas de neve, o que implicou alguma perícia para as usar como "ponte", para cruzar a ribeira sem molhar os pés.

Daí por diante, aos poucos, fomos (o cachorro, a quem batizei de Neca, também conta) penetrando numa região mais agreste, coberta de uma brancura serena e tranquila. Apesar de a visibilidade ser reduzida, a beleza era esmagadora.

Os trilhos começava a ser raros e em várias ocasiões avançamos pelo giestal adentro, com a neve a transformar-se em água e a encharcar-nos completamente. Sabia para o que ia. A determinada altura, numa vertente íngreme com vegetação alta e densa, reparei que o Neca não conseguiria progredir. "E agora, Neca? Como vamos fazer?" O cachorro olhou-me com uma expressão humana. Os seus olhos diziam tudo. "Colinho, Neca? Anda cá...". Enquanto o segurava com um braço e subia montanha acima, ele olhou-me agradecido e lambeu-me o rosto. Que genuíno que um pequeno animal pode ser!

Ao longo do percurso, quer perante a vegetação densa, quer na travessia das ribeiras, o Neca teve "colinho" e o gratificante que foi receber o seu reconhecimento, valeu amplamente o esforço redobrado, empregue na caminhada.

A passagem próximo da Fraga do Paul foi o ponto de viragem no percurso circular. Com a conjuntura do momento, a subida a este magnífico pico, a mais de 1300 metros de altitude, ficou adiada. Por essa altura a névoa envolvia a montanha, a neve derretia-se e tornava as rochas escorregadias e perigosas e para o cãozito seria um sacrifício enorme.

Descemos encosta abaixo, para voltar a subir do lado oposto, onde para mos para almoçar. Obviamente reparti as minhas provisões com o Neca, que foi contido, talvez pensando que eu não teria contado com mais uma para o almoço. Mas chegou e sobrou.

Daí por diante, pouco mudou. A passagem prevista pela Capela de São João da Fraga também não se fez, pois a progressão estava a ser demasiado lenta e não queria correr riscos desnecessários. O acesso à capela é mais fácil a partir da primeira metade do percurso, na encruzilhada a seguir à Ribeira da Tulha. Trata-se inclusive de um percurso assinalado.

Remato com a despedida do Neca. A cerca de 5 km do final, o percurso torna-se mais fácil, apanhando-se um PR assinalada. O Neca, como se conhecesse o caminho, tomou a dianteira. Quando, ao vira de uma curva, deixava de me sentir, parava e ficava a olhar para trás, até me ver surgir. Retomava então o caminho.

Na interminável subida, de quase 3 km, até à aldeia, repetiu este gesto simpático umas três ou quatro vezes. Só visto. Por fim, entramos no povoado. Aí parou num portão aberto (talvez a casa dos seus donos). Esperou, sentado até que eu passasse. Depois de um simples "adeus Neca!", o bicho entrou e nunca mais voltei a vê-lo. Para quem caminha muitas vezes sozinho por opção, esta foi uma lição de que, quando a companhia é genuína, pode ser muito boa!

Gostaste deste trilho?
Esperamos que sim! Dá-nos a tua avaliação.
Ao interagires com as nossas publicações, ajudas a que esta mensagem chegue a mais amantes dos trilhos.
Podes também “aplaudir” e “seguir” o “Mochila e uma Cabana”. Isso faz com que possamos também apreciar os trilhos por onde tens andado.
Saudações!

O Neca à espera da "selfie"...

Os tons branco e pardo da serra conferem-lhe uma beleza inigualável

Percurso fora do trilho. Seguindo pela esquerda, encontra-se a Capela de São João da Fraga

Este ribeiro atravessa um bosque de carvalhos, onde o silêncio é absolutamente sobrenatural.

A ausência de pontos de referência tornam, aqui, com neve, a progressão muito lenta. O Neca tenta ver o caminho mais seguro.

Ao longe, o horizonte é moldado pelo pico - a Fraga do Paul.

PictographTree Altitude 3,415 ft

Lugar impressionante, pelo silêncio absoluto, pela calma, tranquilidade e paz que transmite.

Pequena cachoeira, junto à Ponte Pereira.