Photo ofPitões das Júnias - Fonte Fria - Linha fronteiriça - Pico da Nevosa - Minas dos Carris Photo ofPitões das Júnias - Fonte Fria - Linha fronteiriça - Pico da Nevosa - Minas dos Carris Photo ofPitões das Júnias - Fonte Fria - Linha fronteiriça - Pico da Nevosa - Minas dos Carris

Experts only
one day 19 hours 31 minutes
May 18, 2020
May 2020

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

O tempo total apresentado não é real, até é demais eheeh.

Local: Pitões das Júnias
Nível de dificuldade: Só para experientes
Extensão: 35 km
Tipo de percurso: Circular e não sinalizado
Inicio/Fim do percurso: Pitões das Júnias
Melhor altura para ir: Primavera, trilho muito exposto.

Este é mais um trilho livre no Gerês sem sinalização, devem ter cuidado se um dia quiserem fazer pois experiência e orientação é fundamental. Mais uma vez digo que não me aventuro sozinha em trilhos destes sem sinalização portanto levei um amigo meu, o Sérgio, para me acompanhar neste trilho.

Passando pelas ruas da linda aldeia de Pitões seguimos então em direção à Fonte Fria. Inicialmente vamos vendo as vaquinhas felizes pelos terrenos e aldeões cumprimentando-os sempre... o sorriso dispara pois devido ao Covid durante algum tempo deixaram de ver os caminhantes e os turistas.

Seguimos depois um estradão com um bosque lindo de carvalhos e mais a frente apanhamos um caminho secular (ou romano não sei, quem souber que me diga) a primeira pequena subida e já com um encanto de paisagem. Segue uma pequena descida até chegar a uma ponte de madeira, atravessamos e entramos novamente num bosque de carvalhos.

Seguimos o caminho a subir até que ao sair do bosque começamos a ouvir chocalhos, era um grupo de vaquinhas felizes no monte a pastar. Começamos a perceber que falta pouco para chegar à Fonte Fria, mas quando se olha em volta... a paisagem na primavera sobre a serra as cores que vemos espalhadas com aqueles rochedos ao fundo é extremamente lindo. Chegamos à Fonte Fria com os seus 1458 mt, um dos picos mais altos do Gerês, mas não chegamos a subir ao cume porque tanto eu como o Sérgio já subimos.

A partir da Fonte fria vamos seguir o trilho pela linha fronteiriça até ao Pico da Nevosa. Nesta parte do trilho foi espetacular, apesar dos sobes e desces, a paisagem em redor é infinita e tivemos surpresas pelo caminho vimos imensos cavalos selvagens e cabras montesas. Também passamos por uma pedra, a pedra do Laço, que pelo seu formato curiosamente parece mesmo um laço daqueles que se coloca no cabelo.

Quase a chegar ao Pico da Nevosa, mais uma subida menos uma subida e lá estamos nós, o pico mais alto do Gerês e do Norte e o segundo cume mais alto de Portugal continental, com 1546 mt, o seu miradouro é deslumbrante ao ponto de conseguirmos ver outras serras distantes e as terras galegas.

Depois de atingir mais um cume alto neste nosso lindo Portugal voltamos a descer para ir ao encontro das Minas dos Carris, um complexo mineiro onde extraiam o volfrâmio, e hoje resta apenas ruínas e memórias de tempos difíceis e trabalho árduo.

Após a pequena visita pelas minas, jã não é a primeira vez que passamos por ali, continuamos o nosso trilho e vamos descer para o curral das negras. Esta parte do trilho é fantástica, a descida é brutal e a paisagem sobre o curral é muito bonita. A partir daqui faltam mais 13 km para terminar este trilho, sempre com sobes e desces pelos montes, passagens entre os vales e após uns kms... eis que conseguimos ver a capela de S. João da Fraga ao longe, já não falta muito!

Quando chegamos perto do monte onde se situa a capela infelizmente não tive coragem para subir, os meus pés já não estavam aguentar e só queria chegar a Pitões...Fica para uma próxima vez.

Continuamos o trilho a descer até chegar à ponte do Pereira onde podemos observar uma pequena cascata e a sua lagoa. Ainda nos espera uma última subida até chegar a Pitões mas o que vale é que será à sombra da mata do Beredo.. uma parte dela, já fazia muito calor neste dia.

Por fim chegamos a Pitões das Júnias depois de 35 km que para mim foram duros porque quando fiz este trilho não caminhava há 2 meses e meio, e perguntam a vocês mesmos, então porque ela não fez um percurso mais leve? Ora porque eu quis um com direito a tudo depois do estado de emergência, precisava muito ehehe.

• Photo of Ficaben.pt
    Ficaben.pt May 29, 2020

Excelente caminhada Carina, boa proeza e comunhão com a montanha e a Natureza. Bravo!

• as0690 Jul 16, 2020

O trilho tem registado um tempo de 43h para o percorrer. Dá para fazer num dia ou tem que se pernoitar pelo caminho?

rapariga caminhante Jul 17, 2020

Olá , também não foi 43horas, como fiz ligação de trilho de dois ficheiros num site para não gastar bateria do telemóvel não sei o que se passou para ele dar aquelas horas todas. Conforme o físico e o ritmo da pessoa, se estiver habituado e começar as 6horas consegue terminar as 20h ou 21h. Não lhe sei dar a certeza.

• Photo of Paulo^Pereira
    Paulo^Pereira Feb 6, 2021

Excelente percurso, parabéns 💪

rapariga caminhante Feb 7, 2021

É maravilhoso 😁👌

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jul 18, 2021

Olá
    Fiz o trilho e é espetacular
    Fizemos em 2 dias:
    Não conseguia começar as 6,7 nem 8H
    Fizemos mais nas calmas
    Podemos apreciar mais a Natureza
    Gosto de dormir na montanha
    A parte negativa:
    Fomos mais pesados.
    A parte mais difícil foi, sem dúvida, a subida ao Maciço da zona da nevosa.
    Subimos pelo canal da direita e mesmo assim é bastante íngreme e com muita vegetação.
    Aí não encontramos trilho.
    Foi um “corta-mato” com forte subida, blocos de granito e vegetação acima da cintura.
    Mas valeu o esforço.

rapariga caminhante Jul 18, 2021

Eheheh obrigada , também fiz em dois dias, foi para pernoitar e fazer com calma 🤗 devido à pandemia muitos trilhos devem ter fechado , é normal, mas o desafio é esse... andar por lá em offtrack e haver zonas de corta mato ehehe

• Photo of STrilhos
    STrilhos Aug 15, 2021

Eheheh, o importante é desfrutar a Natureza

• Vitória correia Oct 20, 2021

Onde é possivel pernoitar sem ser em tenda?

• Photo of Ricardo Pinto 26
    Ricardo Pinto 26 Jan 2, 2022

Fantástico

• Photo of Paulo Matos
    Paulo Matos Jan 24, 2022

Finalmente um trilho que me desafiou, com passagens duras, fora do habitual, príncipalmente em temperaturas negativas e horário de inverno.
    Trilho feito em 2 dias, 22 e 23/01/2022

enjoyandgo Jun 18, 2022

Conheço a zona minimamente bem. Frequento com regularidade Pitoes das Júnias. Desejo fazer este trilho há muito tempo. Aproveitar o teu track para me orientar. Contudo gostava de saber se o trilho está aberto ou se precisaste de improvisar e abrir mato!
    Obrigado

rapariga caminhante Jun 18, 2022

Olá olá maior parte aberto só tem 4 ou 5 zonas que tens que abrir mato ehehe mas faz parte quando são trilhos não sinalizados 👌 uma excelente aventura

enjoyandgo Jun 18, 2022

Pratico trail Running, e este percurso parece-me desafiante com excepção de ser forçado a abrir mato….quebra o objectivo. Talvez em modo caminhada seja mais apropriado👌

• Antonio S. Pereira Jul 10, 2023

Boa tarde. Fiz ontem este percurso. Demoramos 10:46. Trilho lindíssimo mas duro devido sobretudo ao ausência quase total de trilho visível. Tivemos que fazer o nosso percurso através de "corta-mato". O trilho na linha do relógio estava constantemente cheio de mato, carqueja, tojo, arbustos. Algumas vezes tivemos que contornar a linha que apontava o relógio, atalhando caminho ou fazendo a nossa abordagem de acordo com a densidade dos arbustos. A primeira parte, até à Nevosa que subimos, demoramos muito tempo e quando chegamos aos carris já eram cerca das 17:00. Tínhamos começado muito tarde, às 9:50. A partir dos Carris aceleramos para chegar com sol, o que aconteceu, a Pitões, cerca das 20:30. O Desnível total foi de 1652 metros e a distância 32,47 kms.
    Eu e o meu companheiro fazemos trail e estamos habituados a trilhos duros mas normalmente com o trilho sinalizado e aberto. Este foi um grande desafio pela incerteza do trilho e pela vegetação que o cobre atualmente.

rapariga caminhante Jul 10, 2023

Pois este é mesmo não sinalizado e selvagem, quase não há ninguém a fazê-lo daí não haver algum caminho pisado ehehe. Quando o fiz só apanhei 4 zonas com vegetação mais alta e fez-se corta mato de resto era vegetação muito baixa.

enjoyandgo Apr 3, 2024

Ola,
    conheço a zona, e sei que nao existe sinalização. contudo gostaria de saber se o trilho é percetível/corrivel, minimamente calcado para se perceber por onde ir, apesar de levar o percurso no gps. pretendo fazer a correr. caso não seja terei que optar por outra solução. obrigado

rapariga caminhante Apr 3, 2024

Olá Olá enjoyandgo, já fiz há alguns anos, não é sinalizado. Há zonas perceptiveis outras nem por isso e na altura apanhei 2 zonas com vegetação alta e tive que fazer corta mato. Mas os percursos não sinalizados é mesmo assim e quase ninguém passa por estes caminhos é raro, está num bom estado selvagem 👌

enjoyandgo Apr 3, 2024

pois, suspeitava. todos os anos percorro esses trilhos, mas não é suficiente para ficarem marcados....zona longe dos circuitos "comercias". por um lado é bom, mas de facto a sinalização é importante. obrigado