Photo ofPitões das Júnias - Carvalhosa - Gralheiras - Fonte fria - Roca Sendeia- Fraga da Brazalite - Pitões das Júnias Photo ofPitões das Júnias - Carvalhosa - Gralheiras - Fonte fria - Roca Sendeia- Fraga da Brazalite - Pitões das Júnias Photo ofPitões das Júnias - Carvalhosa - Gralheiras - Fonte fria - Roca Sendeia- Fraga da Brazalite - Pitões das Júnias

March 19, 2023
March 2023

near Pitões das Júnias, Vila Real (Portugal)

Pitões Das Júnias é a terra das montanhas magníficas e uma das mais apetecíveis é a Fonte Fria.
Situada nas terras frias transmontanas esta montanha está a 1.458 metros de altitude e subi-la é algo que um caminheiro deve fazer pelo menos uma vez na vida.

Caminhada circular com início no centro da aldeia de Pitões das Júnias.
Trilho não sinalizado é necessário GPS.

Iniciamos trilho no parque à entrada de Pitões, fomos caminhando pela aldeia até aos armazéns de Pitões, na zona oriental da aldeia, o dia estava com uma temperatura primaveril.
Seguimos até à Ribeira de Valongo, viramos à esquerda pelo caminho de terra batida até à Ribeira das Aveleiras, com um bosque lindo de carvalhos ao nosso lado e mais á frente apanhamos um caminho lageado e uma pequena subida, no final desta subida abre-se um cenário de montanha de encanto.
Seguimos a descer até chegar a uma ponte de madeira, sobre o rio dos fornos, atravessamos e entramos novamente num bosque de carvalhos.
Seguimos em direção a norte do lado direito, temos a fraga da Espinheira, com um magnífico macho de Capra Pyrenaica a vigiar-nos.
Do lado esquerdo temos o pico da Carvalhosa.
E nós caminhamos pelo meio de um prado ao lado destas montanhas magníficas.
Antes de iniciar a subida em direção ás Gralheiras na linha de fronteira.
Paramos num bosque de carvalhos repleto de flores amarelas, os; "Narcissus portensis ". Albarranas para estas bandas...
Enquanto apreciamos tal beleza, no solo,sentimos que estamos a ser vigiados e apercebemo-nos, que nos rochedos a umas dezenas de metros estava um rebanho de Capras pyrenaicas.
Ficamos imóveis e sentamo-nos, os animais foram-se aproximando, até que ficamos envolvidos pelo rebanho, ficamos no local cerca de 1h só a contemplar os animais ao nosso redor a pastarem, ao sol, sem medo, foi uma experiência inolvidável, com direito a fotos.
Após esta experiência mágica, iniciamos a subida em direção aos marcos da fronteira, entre Gralheiras e Coto das Gralheiras.
A paisagem da zona da fronteira, tanto para lado Espanhol como para lado Português, é soberba.
Aproveitamos para almoçar entre o coto das Gralheiras e a Fonte Fria.
Enquanto almoçamos, fui apreciando a Fonte Fria, realmente é um pico com uma magia especial.
Depois do almoço descemos da zona do Coto das Gralheiras e iniciamos a subida ao topo da Fonte fria.
Do topo da Fonte fria as panorâmicas são de 360° de uma imensa beleza, só vendo no local.
Conseguimos ver o topo da Louriça ao longe, o pico da Nevosa, Pitões das Júnias, albufeira de Salas, albufeira da Paradela e muitos outros locais emblemáticos desta serra.
Descemos da Fonte fria, seguimos pelo trilho ao lado da Roca Sendeia, descemos até à Ribeira dos Fornos, atravessamos um magnifico Carvalhal onde passamos a ponte feita de troncos.
Apanhamos novamente o trilho de início e fizemos o sentido oposto até Pitões das Júnias.
Ao chegar a Pitões das Júnias, fomos à padaria de Pitões lanchar.

Depois desta caminhada, fiquei com a certeza absoluta, que Pitões das Júnias é mesmo terra de montanhas magníficas.

Fonte de Valongo

Brazelite

PictographBridge Altitude 3,712 ft

PictographBridge Altitude 3,715 ft

Ponte de ribeiro de fornos