Travessia Pirapora x Jundiaí

November 25, 2023
November 2023

near Pirapora do Bom Jesus, São Paulo (Brazil)

Travessia por meio de estradas de Pirapora de Bom Jesus até Jundiaí.

Roteiro criado e organizado por:
@trilhaspesseios

"Pirapora" significa peixe que pula. Fazendo jus ao local que recebe trecho bem largo e engordado do Rio Tietê. A parte de "Bom Jesus" se refere ao acontecimento de 1725 em que encontraram a imagem de Jesus entalhada em um pedaço de madeira às margens do Rio Tietê. Posteriormente, dizem as más línguas que tal pedaço de madeira foi guardado em um paiol de milho. O primeiro milagre se refere ao dia em que tal paiol pegou fogo completamente, com exceção do tal pedaço de madeira com a imagem de Bom Jesus. Ocorreram outros milagres em seguida, é possível encontrar parte da história em:

Dificuldades:
Física: Moderada
Técnica: Fácil
Navegação: Fácil (porém nao é simples)

Exposições:
Ao sol: Moderada-Alta
Vegetação: Zero
Água: Zero

Para iniciar nossa caminhada pegamos o trem/metrô até a estação de Barueri e de lá um ônibus até Pirapora de Bom Jesus. Chegando em Pirapora, paramos no centrinho histórico, vimos o início dessa caminhada que tambem foi o ponto que marcou o inicio da cidade e já partimos para bater pé. Ao longo do caminho vimos diversas vezes o Rio Tietê. No entorno há diversas barragens para uso do mesmo. Inicialmente a caminhada é por estrada de terra, depois de um tempo se torna asfaltada e depois novamente em terra. Passamos brevemente por um trecho que pertence à reserva da Serra do Japi e finalizamos em um bar (que é muito bom inclusive). De lá pegamos um ônibus sentido estação Jundiaí e terminamos nossa caminhada.

RECOMENDO
Tênis/Bota confortável.
2L de água.
Lanches leves e nutritivos
Proteção solar/chuva
Roupas confortáveis e suficientes em relação ao clima