Piodão-foz d'egua

January 13, 2017
January 2017

near Piódão, Coimbra (Portugal)

Percurso de caráter fácil por estas magníficas aldeias da região de arganil pertencentes aos caminhos de xisto. Saímos do centro de Piódão onde fomos recebidos com um sorriso e a oferta de uns belos licores. Ruma-mos em direção à praia fluvial e subimos pela estrada cm1134 até alcançar a alminha. Chegados à alminha saímos da estrada e começa o verdadeiro trilho á direita da mesma, sempre a descer com bastante inclinação em direção a Foz d'égua que nos brinda à chegada com umas ruínas de xisto e com a sua bela praia fluvial que se origina da junção de dois rios. A partir de ai é só subir o caminho de xisto em direção ao estábulo e águia que se encontra num primeiro patamar e à santa num patamar superior. As vistas sobre a aldeia e sobre os horizontes são inspiradoras. Após a santa temos um caminho que vira em cotovelo e desce novamente a aldeia até encontrar-mos a placa que nos direciona para Piódão. A partir desta zona é sempre a subir mas de forma muito gradual e com pouco acumulado. Dois pormenores desta parte do trajeto são os socalcos perfeitamente feitos por mão humana e as vistas para Piódão. Na fase final passamos pelas ruelas da aldeia e descemos novamente para o ponto inicial. Simplesmente mágico este percurso, duas aldeia magníficas e muito bem requalificadas. Recomendo vivamente a todos este trajeto.