Activity

Pinhal de Leiria, Marinha Grande (Portugal)

Download

Trail photos

Photo ofPinhal de Leiria, Marinha Grande (Portugal) Photo ofPinhal de Leiria, Marinha Grande (Portugal) Photo ofPinhal de Leiria, Marinha Grande (Portugal)

Author

Trail stats

Distance
1.65 mi
Elevation gain
30 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
30 ft
Max elevation
318 ft
TrailRank 
29
Min elevation
253 ft
Trail type
Loop
Coordinates
29
Uploaded
May 25, 2022
Be the first to clap
Share

near Engenho, Leiria (Portugal)

Viewed 143 times, downloaded 0 times

Trail photos

Photo ofPinhal de Leiria, Marinha Grande (Portugal) Photo ofPinhal de Leiria, Marinha Grande (Portugal) Photo ofPinhal de Leiria, Marinha Grande (Portugal)

Itinerary description

Eco-trilhos foi o projeto dinamizado pelos alunos do 2º ano da Escola Pátio da Inês. Para a concretização da atividade foi possível realizar um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Educação Física, Estudo do Meio e TIC.

A escolha do local do trilho prendeu-se pela logística e proximidade da escola, uma vez que está envolta pelo ar revigorante do Pinhal do Rei, o Pinhal de Leiria. Foi possível desfrutar da fauna e flora aqui presentes através de um percurso pedestre que contou com a envolvência e dinamização da comunidade educativa.

Este projeto permitiu o estudo da Biodiversidade da região envolvente à Escola permitindo uma simbiose com a literatura, a história do Pinhal de Leiria e o contacto com a Natureza. Os alunos demonstraram um grau de participação bastante elevado o que tornou esta atividade bastante significativa para todos.

Waypoints

PictographTree Altitude 279 ft
Photo ofCarvalho Photo ofCarvalho

Carvalho

CARACTERÍSTICAS O carvalho-português, também conhecido por carvalho-cerquinho, é uma árvore que pode alcançar um grande porte, atingindo até 25 m altura. É uma espécie que perde grande parte das suas folhas no outono e inverno. Na primavera reconstitui a sua folhagem e floresce. Os frutos são bolotas, como em todas as espécies de carvalhos, que amadurecem e caem no outono. O carvalho-português dá-se em todo o tipo de solos e as diferentes subespécies ocorrem quer em climas suaves e húmidos de influência oceânica, como em climas continentais com fortes contrastes de temperatura e humidade. As bolotas do carvalho-português são um bom alimento para o gado e fornecem alimento para um grande número de animais durante o outono e inverno. A sua madeira é boa para a construção, e também para lenha e carvão.

PictographMonument Altitude 266 ft
Photo ofComboio Americano Photo ofComboio Americano Photo ofComboio Americano

Comboio Americano

O Caminho de Ferro Americano foi instalado na Marinha Grande por volta do ano de 1856. Foi construído inicialmente com carris de madeira que fazia a ligação entre a Marinha Grande (desde a estação de Pedreanes passando em frente da Real Fábrica de Vidros) e São Martinho do Porto. Para lá transportava os produtos do pinhal, de retorno trazia areia, calcário, pedra e cal, servindo assim as duas manufaturas locais, a resinagem e a fábrica dos vidros. Ainda hoje existem as duas antigas estações de Pedreanes e São Martinho do Porto, cuja arquitetura é igual pois foram ambas construídas no mesmo ano.

PictographTree Altitude 316 ft
Photo ofPinhal de Leiria Photo ofPinhal de Leiria

Pinhal de Leiria

O Pinhal do Rei, com 11023ha, situa-se no concelho da Marinha Grande, a sul do Rio Lis, sobre as dunas do litoral. Provenientes da própria gestão silvícola em sistema de rotatividade, os matos do pinhal são fundamentais para o equilíbrio da floresta, já que encerram uma variedade de espécies animais e vegetais que protegem o solo da erosão e o enriquecem com matéria orgânica. É no entanto durante a primavera, que as flores coloridas que aqui vivem, enchem o ar de aromas intensos e conferem à paisagem uma beleza particular. LENDA DO PINHEIRO Conta a lenda que um dia os marinheiros portugueses que vinham do Golfo da Gasconha trouxeram como combustível lenha e pinhas dessa região. Habituados que estavam a comer os pinhões, abriram as pinhas e só encontraram umas sementes pequeninas que não davam para se alimentarem. Guardaram-nas então para mostrar à rainha e contar-lhe como eram muito mais altos estes pinheiros, que também se davam em zonas de areia. A rainha foi até ao pinhal e lançou para as areias um arregaçado de penisco. Passados meses verificou que a sementeira já mostrava umas lindas arvorezinhas e foi mostrar ao rei D. Dinis os pinheiros que tinha semeado pelas suas próprias mãos. D. Dinis ficou entusiasmado com o desenvolvimento dos pinheiros e desejoso de ter em abundância material lenhoso para a construção naval, ordenou aos marinheiros que na próxima viagem lhe trouxessem mais daquela semente. Estas novas sementes foram depois lançadas à terra em mais clareiras do pinhal e tratadas pelo povo que sempre acarinhou a mata. Depois espalhou-se por esta zona e levada pelo vento cresceu de norte a sul do nosso país.

PictographTree Altitude 281 ft
Photo ofSobreiro

Sobreiro

O sobreiro é uma árvore que pode atingir até 25 m de altura. É uma espécie que mantém folhas verdes durante todo o ano. Floresce geralmente entre abril e junho. Os frutos são bolotas, como em todas as espécies de carvalhos, que amadurecem e caem entre setembro e fevereiro. O sobreiro distribui-se pela região mediterrânica ocidental, ocorrendo de forma espontânea em grande parte de Portugal, que é ainda o país do mundo que possui a maior área desta espécie. O sobreiro prefere solos soltos e permeáveis em zonas com um clima ameno, mas adapta-se bem a uma grande variedade de condições ecológicas. O sobreiro é conhecido e apreciado desde tempos antigos devido às características da sua casca, a cortiça, que figura entre as substâncias com maior poder isolador, sendo utilizada num grande número de aplicações. As suas bolotas são um bom alimento para o gado e para outros animais.

Comments

    You can or this trail