Pilatos | P.N.da Serra dos Órgãos

May 27, 2015
May 2015

near Bairro do Quebra-Frascos, Rio de Janeiro (Brazil)

Um dos cumes mais bonitos de Petrópolis, pode ser avistado da estrada. Também é conhecido pelo nome de Quebra-Frascos e seu acesso é na altura do km 16 da estrada Petrópolis X Teresópolis.
Perto da entrada da trilha, existe um pequeno recuo na estrada onde é possível deixar 2 ou 3 carros estacionados. Alguns metros antes, na pista sentido Teresópolis, também existe um local onde é possível estacionar.
Para acessar a trilha é preciso passar por plantações de hortaliças. É de bom tom ser cordial com os moradores e pedir passagem.
Dependendo da época, a trilha pode estar fechada, especialmente em sua metade, tomada por muitas samambaias.
O visual do amplo cume é incrível. Montanhas como João Grande, Maria Comprida, Cantagalo, os Três Picos, Seio da Mulher de Pedra, Carneiro, Triunfo, Santana, Boa Vista e o majestoso Taquaril. No lado oposto, podemos avistar o gigantesco maciço da Serra dos Órgãos bem de pertinho com destaque para a Pedra do Sino, Papudo, Pedra da Cruz, Dinossauro, os Cones e um pouco mais para baixo o formoso Sentis (ou Jacó).
Lugar mais do que recomendado!

PictographDoor Altitude 4,007 ft

• Photo of ricardo.belerique
    ricardo.belerique Jul 27, 2020

Tentativa de realiza-la 27/07/2020
    Paramos o carro na estrada Teresópolis-Itaipava e ao começarmos a subir a rua de acesso a trilha logo fomos surpreendidos por 2 cachorros tentando nos atacar seguimos andando e tentando acalma-los. Em seguida cerca de 50 metros dentro da rua encontramos um morador local saindo ao conversamos com ele sobre a trilha disse que a mesma não era por ali mas por termos certeza de ser continuamos falando até que ele disse “Aqui é uma comunidade não é lugar de ficar fazendo caminhada não”. Não podemos perder esse monumento para moradores invasores do parque.

• Photo of Anderson Medeiros Menengarde
    Anderson Medeiros Menengarde Aug 26, 2020

Obrigado pela informação Ricardo, eu estava pensando em ir também.

• Photo of Renan Hansen
    Renan Hansen Mar 28, 2021

O acesso da trilha agora se dá um pouco antes, numa escada branca (escoamento de água) com degraus grandes a beira da estrada, 100 metros antes da servidão, evitando assim ter que entrar na propriedade dos moradores locais. Após subir a escada, virar a esquerda e já estará na trilha.
    Conversamos com os moradores (que já estão ali há décadas), e eles nos relataram que as pessoas entram sem pedir permissão, tacam pedras nos cachorros, (inclusive numa dessas acertaram a casa quebrando a telha e quase atingindo uma criança), às vezes com grupos grandes de até 20 pessoas, deixam lixo, sobem ou descem de madrugada fazendo barulho, falta de respeito total.

• Photo of Fabio Fliess
    Fabio Fliess Mar 28, 2021

Valeu Renan.
    Obrigado por compartilhar.
    Abraços.

• Photo of Anderson Medeiros Menengarde
    Anderson Medeiros Menengarde Apr 5, 2021

Obrigado por compartilhar esta informação Renan Hansen.

Anderson Medeiros Menengarde Apr 12, 2021

Lugar lindo! Recomendo.

• Photo of Eduardo Joaquim - Edu Selvagem
    Eduardo Joaquim - Edu Selvagem May 31, 2021

O lugar é fantastico. Vale muito a pena.

Eduardo Joaquim - Edu Selvagem Nov 23, 2022

Grato pelo compartilhamento do traçado.