Picos Capivari Mirim e Capivari Médio 2024

Photo ofPicos Capivari Mirim e Capivari Médio 2024 Photo ofPicos Capivari Mirim e Capivari Médio 2024 Photo ofPicos Capivari Mirim e Capivari Médio 2024

April 7, 2024
April 2024

near Capivari, Paraná (Brazil)

Pico Capivari Mirim é uma trilha mais fácil, recomendado para iniciantes.
É uma subida constante, com pequenos trechos de dificuldade mediana.
Tenho uma trilha no wikiloc que é mais antiga, na época que ainda era corda na parede de pedra, agora colocaram grampos para facilitar quem tem medo e dar mais segurança.
Para um iniciante, considere uma subida entre 2h a 3h aproximadamente. Meu grupo contava com 3 iniciantes e levamos exatos 2h30.

Pico Capivari Médio eu fiz o ataque sozinha, ainda noite, faltava pouco para amanhecer.
Deixei meus amigos instalados no cume do Capivari Mirim e parti solo, aproveitando que estava com o corpo ainda quente da subida.
A trilha inicia um pouco antes da caixa de cume do Capivari Mirim, ao lado de uma pedra. É uma descida bem íngreme e encharcada.
Fiz o ataque em 36 minutos, mas andando bem rápido, tomei um pequeno perdido que marquei onde deve subir. A trilha não é difícil, mas um iniciante vai sentir muitas dificuldades, tem trechos mais técnicos. Não recomendo ir sozinho. Eu fui sabendo dos riscos, ainda mais que era a primeira vez que eu ia lá.
As fitas marcam o caminho o tempo todo, fique atento a elas. São de várias cores: amarela, azul, branca, vermelha. Olhando as fitas, não tem erro. A noite elas são mais difíceis de achar.
O terreno ali é bem diferente do terreno até o Capivari Mirim. Mata fechada, muita raiz e algumas pedras pra transpor.
A trilha é muito úmida, mas é bem curta, aproximadamente 2km ida e volta.
O retorno foi em 25 minutos.
Eu acredito que um iniciante levaria de 1h a 1h30 pra fazer esta subida, por ela ser bem íngreme e com bastante raízes, o que acaba desgastando quem não está acostumado.

Trilha não possui fonte de água, leve pelo menos 2 litros.
Por ser totalmente aberta, durante o dia e com sol, ela pode ser bem desgastante.
Cuidado por onde vai, tem muito caminho "aberto" de perdidos de outras pessoas, que pode enganar quem não conhece a trilha.
Próximo do cume, quando começam as lajes de rochas, justamente por essas lajes, fica difícil de ver e pode não perceber por onde é o caminho, fique atento aos mínimos sinais. É uma trilha bem batida, então se parar de ver onde está a trilha, quer dizer que esta indo errado.

Seguir pra cima, não pegar a direita, falsa trilha bem batida