Picos Camapuã e Tucum - Circuito Bolinha

Photo ofPicos Camapuã e Tucum - Circuito Bolinha Photo ofPicos Camapuã e Tucum - Circuito Bolinha Photo ofPicos Camapuã e Tucum - Circuito Bolinha

May 3, 2024
May 2024

near Rio Bonito, Paraná (Brazil)

Depois de fazer o circuito no Pico Paraná nos hospedamos no Hotel Mahle e no dia seguinte partimos bem cedo para a Fazenda Bolinha. Chegamos com o sol nascendo, o portão estava fechado, tocamos a campainha e seo Bento veio nos receber. Preenchemos os dados na ficha de entrada e partimos pra trilha.
A trilha vai acompanhando um riacho que tivemos que atravessar inúmeras vezes, indiquei quase todas no track, em algumas tem que prestar atenção para identificar onde continua a trilha, mas nada demais, não dá pra se perder. Logo chegamos à uma arvore gigante que possui o tronco oco e bifurcado, é incrível como ainda está firme e forte. Fizemos algumas fotos e seguimos em frente, e não tarda a chegar em outra árvore gigante, desta vez com o tronco bifurcado e igualmente grande, mais fotos e seguimos em frente. Depois de cruzar o riacho um monte de vezes chegamos a um lamaçal onde tem uma placa indicando as trilhas: Camapuã, Tucum e Cerro Verde para esquerda; Pedra Branca para direita e Ciririca em frente.
Seguimos a trilha da esquerda e fomos subindo passando por trechos com escalaminhadas até que chegamos na Laje do Camapuã, uma longa laje de rocha com inclinação constante e parece que não vai terminar nunca, naquele horário sempre que olhávamos para cima víamos o sol despontando no topo da laje, depois de subir um desnível de 250 metros chegamos ao topo do Camapuã. Demos uma parada e aproveitamos para procurar o livro de Cume, só encontramos a marca na pedra onde ficava a caixa de livro um dia. Seguimos em direção ao Pico Tucum, descemos o vale que separa os dois para subir em seguida e atingir o cume do Tucum, encontramos a caixa do livro cheia de papel picado e lixo. O cume do Tucum é amplo e tem muitos locais para camping.
Retornamos para o Camapuã e seguimos em direção à “caixa do livro”, ali se inicia a trilha de descida que faz o “Circuito Bolinha”. Esta trilha é um pouco confusa no início, por estar sobre as rochas não é bem demarcada, mais abaixo ela entra na matinha e não tem mais erro, é só seguir, a trilha é um passeio no parque, quase sem obstáculos. Foi muito rápido descer por essa trilha e logo chegamos ao estacionamento e pudemos trocar uma prosa com o Seo Bento antes de seguir viagem.

PictographCar park Altitude 3,055 ft

Rampa do Camapuã

Final da Rampa do Camapuã

Cume do Camapuã

Photo ofAqui ficava o Livro de Cume do Camapuã Photo ofAqui ficava o Livro de Cume do Camapuã Photo ofAqui ficava o Livro de Cume do Camapuã

Aqui ficava o Livro de Cume do Camapuã

Cume do Camapuã

PictographMountain pass Altitude 5,265 ft

Vale Camapuã - Tucum

Caixa do Livro de Cume do Tucum.