Pico Taipa Bussu + Pico Ferraria - Solo

Photo ofPico Taipa Bussu + Pico Ferraria - Solo Photo ofPico Taipa Bussu + Pico Ferraria - Solo Photo ofPico Taipa Bussu + Pico Ferraria - Solo

April 5, 2020
April 2020

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Pico Taipa Bussu + Pico Ferraria

Total ida e volta:
Com pausas = 12:04Hrs
Sem pausa = 09:04hrs

Saída Fazenda Pico Paraná 08:20 chegada no primeiro Pico (Taipa Bussu) as 11:00. Saída do Taipa para Ferraria as 11:50 chegada no segundo Pico (Ferraria) as 14:03, voltando do Ferraria as 14:45 chegando no Taipa as 16:30, chegando na bifurcação com PP, as 18:00, tive que ir até a bica pois não tinha mais água, chegada na fazenda as 20:24... Pois encontrei um casal na trilha que estavam querendo ir ao Itapiroca porém estavam quase chegando no Taipa Bussu, quase sem água e com uma lanterna... a sorte foi que se encontramos no caminho pois somente eu estava na trilha. Aí tive que reduzir a pernada na volta do taipa e buscar água na bica pra eles e pra mim. A chegada prevista era pra ser 19:30 mais valeu a pena chegar um pouco mais tarde pra salvar 2 vidas e ter novas amizades.

Nas fotos deixei as duas cordas mais importantes que tem no caminho, sendo a primeira já no início do caminho do taipa para o ferraria, e a corda meio verde nas fotos é a segunda corda (logo acima tem a 3°corda vermelha porém é 2mts de corda somente) assim que chegar nelas fique feliz, já está quase chegando!!!

Trilha realizada solo, como foi minha primeira ida nela, na ida tive alguns caminhos que fiquei meio que perdido, por isso coloquei alguns Sisal para não se perderem igual eu me perdi, não recomendada para iniciantes, coloquei algumas fitas verde neon no caminho até o Ferraria, nas fotos deixei os pontos principais.
Como são somente 6 fotos, deixei a da chegada de cada cume e uma foto de cada um deles.

O pico Taipa Bussu + Ferraria são bem menos frequentados que os demais picos ali da região do ibitiraquire, no dia que eu fui fazia mais de 19 dias que ninguém realizou aquela trilha, então comi muita teia de aranha no caminho...

A Trilha no dia estava bem seca porém lisa, por conta das folhas secasbno chão, tomei uns 4 tombos que fazia anos q não escorregava nem caia kkk servindo de aprendizado que não podemos se achar nunca contra a mãe natureza e sim sempre respeita lá.

Levei apenas uma camelback com 3L água e realmente estava muito calor e tive que reduzir o consumo de água, chegando no Taipa Bussu no retorno tinha somente 150ml e garganta seca....

Recomendo ela aos que queiram se aventurar numa trilha realmente difícil... Sempre levem muita água, um kit primeiro socorros, não deixem lixo na trilha e se forem fazer ataque em um dia, tenha bastante preparo físico e psicólogo pra essa trilha pois como fui sozinho psicólogico pegou bastante vezes na ida.

• Photo of Tiago J. Silva
    Tiago J. Silva Dec 16, 2020

Ótimo relato Rhenan!! Parabéns pela conquista!
    Uma dica é ir adicionando waypoints nos pontos mais relevantes. Neles vc consegue colocar mais fotos.