Activity

Pico Taipa & Pico Ferraria

Download

Trail photos

Photo ofPico Taipa & Pico Ferraria Photo ofPico Taipa & Pico Ferraria Photo ofPico Taipa & Pico Ferraria

Author

Trail stats

Distance
4.25 mi
Elevation gain
3,868 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
1,542 ft
Max elevation
5,696 ft
TrailRank 
36
Min elevation
3,198 ft
Trail type
One Way
Moving time
2 hours 12 minutes
Time
14 hours 22 minutes
Coordinates
1084
Uploaded
July 15, 2023
Recorded
July 2023
Be the first to clap
Share

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Viewed 66 times, downloaded 6 times

Trail photos

Photo ofPico Taipa & Pico Ferraria Photo ofPico Taipa & Pico Ferraria Photo ofPico Taipa & Pico Ferraria

Itinerary description

Getúlio - Taipabuçu - Ferraria ⛺(Parque Estadual Pico do Paraná)


Pico Ferraria. É a montanha com acesso mais difícil na parte norte da Serra do Ibitiraquire

A saída foi da Fazenda Pico Paraná,foi realizado a trilha Taipabuçu (Taipa) e Ferraria em forma de cargueira com 15Kg+

Sempre é preciso vencer a subida do Morro do Getúlio que está ali para iniciarmos o aquecimento. Seguindo a trilha paramos na pedra do Grito para algumas fotos e recuperar o fôlego, mais adiante novo descanso mais fotos no topo do Getúlio.
Logo a frente tomamos a bifurcação em direção a Pico Caratuva e a trilha segue por meio de bambus, raízes de árvores, que leva até um pequeno riacho seco que é o ponto de divisão entre as trilhas que levam ao Caratuva e ao Taipabuçu.
(SE LIGA) O trecho de baixo para o Taipabuçu prossegue sendo fechado e com alguns leves desafios, entre subidas íngremes e raízes. Não longe do cume a trilha abre e é possível ter uma indicação da altura e da distância percorrida. Mais adiante, o cume falso dá vista para o Cume do Taipabuçu, já bem próximo, que por si só já possui uma vista lindíssima da região. Para o cume verdadeiro é necessário descender cerca de 20 m para ascender novamente ao cume em um trecho íngreme mas relativamente curto. No Topo tem uma caixinha com caderno para assinar o registro. O Taipabuçu é assim, surpreendente de longe, mais ainda de perto mais ainda. Chegamos de Madrugada de sábado ás 3:30 subindo em 4 horas todo trajeto da Fazendo até ali.
Acampamos no Taipabuçu no outro dia ás 10:00 partimos sentido o objetivo maior e MAIS DIFICIL DE TODOS! Ferraria


Após o Taipabuçu começa um trekking mais técnico é perceptível já no início que a mata se fecha mais tendo descidas íngremes descendo todo vale e escorregadias e sua subidas para Ferraria também intemsas no meio de bambuzais bem fechados e dificeis (sai todo cortado e enroscamos um montei) , a trilha é bem sinalizada com fitas mas mantenha-se atento pois como a mata é mais fechada é fácil se confundir. Use GPS ou Wikiiloc ou vá com quem conhece. Deve-se ter uma maior atenção no trecho final de acesso ao cume do Ferraria, ali existe uma passagem por rochas, a primeira é uma rocha bem inclinada tenha cuidado e se prepare para sua subida. Quando acessamos havia corda neste ponto para facilitar. ATENÇÃO confira muito bem como estão estas cordas que estão ali. Neste ponto temos três lances de cordas neste trecho. Chegamos lá com mais 4 horas de um trilha muito dificil chegando ás 14:00

Dali do cume tem uma belíssima visão para a Serra do Ibitirati e Capivari e dá para avistar o Ferreiro, dali para frente para acesso dele, a trilha se extingui e fica coberta de vegetação.
Retornamos pelo mesmo trecho que viemos. Mantenha-se atento no retorno do Ferraria para o Taipa, devido a trilhas dar umas voltas, pode ocorrer de dar uma certa perca naquela região.

O Pico Taipabuçu localizado no município de Campina Grande do Sul faz parte da Serra Ibitiraquire, cuja referência principal é o Pico Paraná, o ponto mais alto da região Sul. Conhecido como Taipa, o Taipabuçu com altura aproximadamente de 1.727 metros se estende ao lado do Pico Caratuva e tem uma linda vista para o Pico Paraná entre outras montanhas da serra.

O pico do Ferraria é a montanha com acesso mais difícil na parte norte da Serra do Ibitiraquire, que é a parte que se faz acesso desde a Fazenda Pico Paraná.
O Ferraria localiza-se ao norte da Serra do Ibitiraquire, o "Himalaia" paranaense, como diz o Vitamina, expoente do montanhismo do estado. Sua altitude é de 1745 metros sendo o sexto mais alto do estado.

O cume do Taipabuçu é bem estreito, não cabendo mais que uma barraca. já no cume do Ferraria é mais amplo. A vegetação e o solo escorregadio, no entanto torna bem difícil que se vá de mochila cargueira. Por isso é recomendável fazer a montanha de ataque, saindo bem cedo da fazendo e sempre levando consigo uma lanterna.

A trilha não possui grandes bifurcações sendo razoavelmente marcada com fitas, embora há algumas derivações em diversos trechos e a mata depois do Taipa se mantém mais fechada.
Devido aos desafios técnicos nesta trilha e a distância que exigem um bom preparo físico e psicológico principalmente no trecho final do Ferraria existindo diversos locais de risco, graduo como uma trilha "Muito Difícil".

Trilha realizada com o grupo: Jaguaras Trail (Timão e Pumba)
Erick & Matheus


Morro do Getúlio - 1490 metros (Nível Fácil) - 1 hora & 30 minutos - Boa para iniciantes -
Morro do Taipa - 1734 metros (Nível DificiL) - 4 horas- Boa para quem já faz Trilhas. Exige preparo físico
Morro do Ferraria -1745 metros (Nível Muito Dificil) - 8 horas e acampando no Taipa. - È para poucos!

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 3,349 ft
Photo ofPedra do Grito (anoite)

Pedra do Grito (anoite)

PictographWaypoint Altitude 3,938 ft
Photo ofMorro do Getúlio (anoite)

Morro do Getúlio (anoite)

PictographIntersection Altitude 4,841 ft
Photo ofPlacas Bifurcação

Placas Bifurcação

Bifurcação para quem vai para esquerda ou direta. Iremos Taipa 1°

PictographFountain Altitude 5,330 ft
Photo ofBica D'água

Bica D'água

PictographWaypoint Altitude 4,604 ft
Photo ofFundo do Vale (banhado) Photo ofFundo do Vale (banhado)

Fundo do Vale (banhado)

Vale entre Taipa e Ferraria

PictographSummit Altitude 5,692 ft
Photo ofPico Ferraria

Pico Ferraria

Para poucos

Comments

    You can or this trail