Pico Selado (Monte Verde/MG)

April 28, 2019
April 2019

near Monte Verde, Minas Gerais (Brazil)

Trilha ao cume do Pico Selado, na cordilheira que faz divisa entre os municípios de Camanducaia (MG) e São José dos Campos (SP).

Monte Verde é um distrito de Camanducaia, cidade mineira, conhecido especialmente por paulistas que querem uma cidade fria e rústica - fugindo da pré-fabricada Campos do Jordão. Além das temperaturas baixas e da infinidade de restaurantes e pousadas, a localidade oferece ao visitante esta deliciosa caminhada que leva a uma altitude de mais de 2000 metros.

Há duas entradas para a trilha, uma pelo lado Leste e outra pela metade do percurso, a Norte - feita por este tracklog.

Na minha caminhada, fui desta entrada apenas para o Pico Selado - o ponto mais alto, na extremidade Oeste - porém a trilha segue a Leste até outro pico e para a entrada Leste.

O ponto inicial do tracklog é o último onde você pode estacionar o carro. À frente há um portão trancado, que dá acesso a uma estação de captação de água. No começo, a caminhada segue morro acima por estrada aberta até a entrada de um sítio privado. À esquerda dos portões deste sítio, começa a trilha propriamente dita. Chega-se à beira de um lago artificial, integrante do sistema de captação de água, até entrar, à esquerda, na floresta.

No primeiro trecho, a trilha segue em aclive leve pela encosta Norte da cordilheira, até atingir a linha de cumeeira. Como disse antes, você desemboca na trilha principal que sege tanto a Oeste quanto a Leste. Segui apenas para Oeste (direita).

A continuação da trilha é muito bem marcada, num trecho de floresta em recuperação. A área é da empresa Melhoramentos, que tem muitas terras por ali. Eles colocaram placas com um telefone em caso de emergências.

Cuidado no atoleiro pra não se perder nas trilhas alternativas, é preciso passar por ele. Depois, a trilha segue por vezes em grandes rochas, que dão aberturas pra vista de Monte Verde e arredores, e por vezes dentro da floresta, com raízes e troncos ficando mais comuns. Tudo bem aberto e fácil de encontrar, mesmo ao final de um trecho em rocha.

Na hora de subir a pedra do cume, a dificuldade sobe para moderada. A forma de acessar sem utilizar uma corda é subindo primeiro a pedra anexa, em escalada. Depois, é preciso pular um vão de aproximadamente 50 cm que separa as duas pedras. Mais uns 2 metros e você estará no topo. Cuidado lá em cima: o vento pode estar forte descendo a serra em direção ao vale do Paraíba, e será difícil ficar de pé. Precisei segurar bem o celular, se não ele poderia voar. Uma blusa térmica é boa opção se não estiver num dia quente.

Retire a tampa de metal que protege o caderno dos desbravadores, assine o seu nome e guarde a lembrança de mais um pico conquistado.

• Photo of Fabio J V Santos
    Fabio J V Santos Jan 20, 2020

excelente trilha

• Photo of rodrigodeaf
    rodrigodeaf Sep 7, 2020

Cara, obrigado pelo excelente trabalho com a trilha! Corri ela agora e ela continua valendo. O vão entre as pedras me pareceu bem maior que 50cm mas pode ter sido o medo, não tive coragem de pular.

• Anderson Rodrigo 1 Aug 7, 2021

Estou indo fazer essa trilha amanhã, é possível deixa o carro mais à frente do início do início da trilha?

• Photo of mcueva
    mcueva Oct 31, 2021

Descrição muito boa. Ajudou a descrição nas bifurcações.
    A trilha é mais fechada no início, depois do portão do sítio, na cumeeira é mais larga.

• Photo of Alexandre de França
    Alexandre de França Jul 20, 2022

Trilha muito boa, sugiro esticar mais 500m para ter um outro visual de uma ponta com pedra, fiz e vale a pena !

Vale esticar 500m para chegar em outro ponto de vista panorâmico

• Photo of ANDRE_MARQUES
    ANDRE_MARQUES Jul 18, 2023

Apenas para escalar a rocha que da acesso ao livro é bem difícil, é muito íngreme, de 4 pessoas que foram apenas 1 conseguiu subir , não levamos corda, uma via ferrata ali seria bacana .