Pico Primeiro de Maio e Pico X

July 10, 2022
July 2022

near Sítio João E. Ferri, Paraná (Brazil)

Os Picos Primeiro de Maio e X estão localizados na Serra da Igreja, dentro do Parque Nacional da Guaricana, no município de Morretes - PR. A trilha tem início no Viaduto dos Padres, km 41, da BR 277, em uma entradinha bem sutil à beira da BR. Há um pequeno espaço para deixar os carros estacionados, mas como não tem propriedade ou estacionamento particulares ali (é apenas um prolongamento do acostamento da rodovia) é importante lembrar de fechar bem os carros, pois não há muita segurança (data de referência: 10/07/2022).

A trilha é considerada moderada e, assim, fizemos ataque. Iniciamos às 6h da manhã, e atingimos o cume às 11h, com ritmo bem lento, pois o caminho já começa íngreme, numa caminhada pesada.

A trilha inicial faz parte de uma antiga estrada, construída em 1980 para possibilitar o transporte de equipamentos para a usina de Itaipu.

Após uma caminhada longa, a trilha inicial desemboca em uma bifurcação. À direita, a trilha chega ao cume do Pico Caruru. À esquerda, a trilha chega no Pico Primeiro de Maio e depois no Pico X (ou seja, é necessário subir e descer o Primeiro de Maio para então subir o Pico X).

A trilha toda (tanto a parte inicial, quanto o Pico Primeiro de Maio e o Pico X) é bem íngreme, o que exige grande preparo físico. Além disso a mata é bem densa ali, e o caminho não é muito bem demarcado... Não há muitas marcações nas árvores, nem chão batido. E existem muitos caminhos alternativos. Isso tudo dificulta muito a subida, pois é necessário ir com cautela para não se machucar e nem se perder.

Há alguns trechos que é necessário atravessar pequenos riachos, mas há pedras para se passar por cima sem precisar molhar os pés. Há também uma cachoeira muito bonita no começo da trilha do Primeiro de Maio, que é um ponto muito bom para hidratação.

No Pico X está a caixinha de cume (lembre-se de registrar seu nome, e horários de início da trilha e chegada ao cume), e também a lendária escultura de metal com o nome da montanha.

Iniciamos a descida às 13hmin e levamos cerca de 4h30 para descer, numa descida também tranquila, com paradas para hidratação.

Como há vários pontos que geram dúvidas, devido a trilha com mata densa e não muito bem demarcada, mesmo com 4 pessoas seguindo treckings do Wikiloc, nos perdemos algumas vezes e tivemos que retornar alguns trechos. Por isso, não recomendo ir sem alguém que conheça a região e sem o uso de GPS, mesmo com o trecking deste aplicativo.

Lembre-se: cuide do meio ambiente! Não faça fogueiras, recolha seu lixo (inclusive o orgânico), não ouça música alta, e se precisar fazer suas necessidades use shit tube ou enterre-as longe dos corpos hídricos.

Boa aventura! :)

À direita para o Cururu ou Pilão de Pedra. À esquerda, Pico X.

Panorama com vista para o Parque da Guaricana.