Pico Paraná via Pico Caratuva

2 days 10 hours 25 minutes
April 19, 2021
April 2021

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Iniciamos na Fazenda Pico Paraná em direção ao Pico Caratuva com mochila cargueira e equipamentos de camping. Ao final, trilha com subidas bem íngremes e escalaminhada.

Acampamos no Caratuva, acordamos para ver nascer do sol, e seguimos o caminho para o PP. Trilha muito ruim com mata fechada, sendo necessário afastar os galhos e arbustos todo tempo.

A trilha do Caratuva vai de econtro a trilha de quem sobe o PP desde a Fazenda, no Acampamento A1.

Na subida para o PP há varios pontos de escalada. Há grampos em pedra e cordas de apoio, mas requer bastante esforço e cuidado pois logo abaixo ha um precipício e os grampos são distantes sendo necessário buscar outros pontos no paredão tanto para subir quando pra descer, principalmente quem tem baixa estatura.Trecho bastante difícil, perigoso e complicado de subir e descer.

Acampamos no A2, com espaço para umas 7 barracas, um ponto abaixo do último camping, que tem espaço apenas para umas duas barracas.

Há ponto de água no A2 em uma trilha que passa logo acima da casa de pedra, pela esquerda. Foi meio complicado de achar, mas é só seguir as marcações pelo caminho. Possível só se tiver chovido recente.

Não gravamos a trilha do A2 ao cume, mas leva uns 40 min de ataque. No total são cerca de 16km. Esqueci de parar de gravar na Fazenda Pico Paraná.