Pico Paraná - Serra Ibitiraquire/PR

Photo ofPico Paraná - Serra Ibitiraquire/PR Photo ofPico Paraná - Serra Ibitiraquire/PR Photo ofPico Paraná - Serra Ibitiraquire/PR

7 hours one minute
April 24, 2023
April 2023

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Pico Paraná - Serra Ibitiraquire/PR

O Pico Paraná, "o gigante do sul", é uma formação de gratino que se eleva até 1.877m, localizado na Serra do Ibitiraquire, no Paraná.

É uma das mais famosas trilhas do Brasil, podendo, para mim, ser classificada como "difícil", não pela navegação, mas pela quantidade de trepa pedras, grampos (pequenas ferratas) e cordas.

Para facilitar nossa ascensão, nos hospedamos no abrigo Fazenda Rio das Pedras. Fica bem ao lado do início da trilha, aonde você já vai deixar o carro mesmo.

**** A Trilha ****

Iniciamos eu, Carol, Tatá e Lu (do Wikiloucos) às 6:30am. O parque pede que seja feito um cadastro por questões de segurança e assim o fizemos.

A trilha começa bem tranquila, com piso regular e vai subindo, passando pelo Morro do Getúlio até a chegada da primeira fonte e das placas de bifurcação para o Caratuva. A partir desse ponto, já temos a 1º ferratinha e é trepa pedras até o cume!

Há pelo menos 5 pontos de água na trilha, todos entre as placas e antes do A1. Por mais que estejam concentradas no meio da trilha, já ajudam a diminuir bastante o peso. Porém, tanta umidade gera pontos de MUITA lama. O PP é cheio de "brejos" no meio da trilha. Se prepare para voltar sujo kkkkk.

Depois do mirante temos o camping A1. Aqui uma dica: os campings no PP são pequenos; então chegue cedo pois, principalmente nos fins de semana e feriados, o pico é muito frequentado! Seguindo do A1 há um trecho longo de declive que chega nos grampos, que são ferratas maiores. Há cordas para ajudar a evolução, que é bem segura mesmo sendo bem exposta.

Passado os grampos, mais 1h de ascensão até o A2. Maior que o A1, mas ainda sim uma área pequena para o volume de visitas do "gigante". Mais acima, depois de alguns subcumes, temos o cume do PP! Há espaço para umas poucas barracas, então se se objetivo é acampar aqui recomendo sair da base muito antes do nascer do sol.

Chegamos, fizemos nosso lanche, tiramos fotos e interagimos com a galera e por fim assinamos no livro do cume. Deixamos, como nas nossas duas últimas ascensões (Pedra dos Lobos e Pico da Bandeira) uma mensagem de melhoras para nosso amigo Silas. Infelizmente, ele veio a falecer no dia seguinte à nossa conquista :(

Descemos rumo à fazenda, já chegando com nossas headlamps. Eu e Carol descemos devagar para poupar joelhos para esse início de temporada 2023, que começou no mais alto estilo!

OBS: Vídeo dos nossos amigos do @Wikiloucos que nos acompanharam nessa conquista: https://youtu.be/iVT7pKu48CU

Fazer cadastro na entrada do parque. Deixamos o carro no nosso abrigo (do lado)

Morro do Getúlio

Placas de Bifurcação

Ponto de bifurcação para os demais picos. Seguimos rumo ao Pico Paraná

1º ponto de água

Primeira de muitas pequenas ferratas até os "grampos"

Completamente imerso nas nuvens

PictographCampsite Altitude 5,163 ft

Camping A1

Grampos

PictographCampsite Altitude 5,346 ft

Cume!

Comemoramos nossa chegada ao cume e deixamos uma mensagem de melhoras para nosso amigo Silas Oliveira, escalador de Poços de Caldas. Infelizmente nosso amigo faleceu no dia seguinte à nossa conquista. Estará para sempre em nossos corações e serei eternamente grato por toda amizade e ensinamentos no tempo que convivemos nesse mundo.

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Apr 24, 2023

Eu já imaginava que era uma trilha puxada, mas eu achei mais difícil do que eu imaginava 😅 o visual é incrível, trilha super bem demarcada, mas bem desafiadora.

• Photo of Luana Pasetti Vanin
    Luana Pasetti Vanin Apr 24, 2023

Eu fiz!! Top!

Trilha difícil, fazer ataque vale a pena pelo peso mas é missão. Quero voltar e acampar! Vale a pena e pode seguir essa trilha que está certinha!

• Photo of aacoelho
    aacoelho Apr 25, 2023

Esse é top!
    Montanha clássica do Sul.
    Está na minha lista faz tempo.
    Grande conquista
    Parabéns!

VaTrilhar (mv_mao) Apr 25, 2023

Bora Adelino e Luana? Eu topo para acampar!

• Photo of Luciano Blaszkowski
    Luciano Blaszkowski May 15, 2023

Fala aí povo! Vc são daonde? Eu sou de Cwb, morei lá até os 29. Eu fiz o PP de atak tb no dia 27/1 mas não marquei no Wikiloko.. =)

VaTrilhar (mv_mao) Jun 13, 2023

Fala Luciano! Metade de SP, metade Campinas!

• Photo of Luciano Blaszkowski
    Luciano Blaszkowski Jul 4, 2023

Provavelmente vou pro PR na semana que vem, já que minha mãe mora lá. Vcs vão fazer alguma loucuragem praquelas bandas?

VaTrilhar (mv_mao) Jul 4, 2023

Faaaala Luciano!

Infelizmente loucuragem tem, mas em MG!

Um abraço!

• Photo of Ageu Kósta
    Ageu Kósta Jul 17, 2023

Iniciaram as 6h30 e chegaram que horas lá?

VaTrilhar (mv_mao) Jul 17, 2023

Tarde Ageu.

Ida e volta deu pouco mais de 12hs.

• pedrosouzacap123 Sep 9, 2023

Muito lindo

• Photo of Franco Fernandes
    Franco Fernandes Oct 14, 2023

NÃO É PARA AMADORES
    TUDO QUE JÁ LEU OU VIU A RESPEITO DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO PARA REALIZAR ESSA TRILHA.