Pico Paraná e Itapiroca bate e volta

Photo ofPico Paraná e Itapiroca bate e volta Photo ofPico Paraná e Itapiroca bate e volta Photo ofPico Paraná e Itapiroca bate e volta

August 18, 2019
August 2019

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

PP e na volta ida ao Itapiroca
Ataque ao PP em menos de 5 horas

PictographCar park Altitude 3,133 ft

Ponto de Partida 05:48

06:11 Subida em ritmo forte. Objetivo chegar ao Morro Getúlio no Alvorecer

06:26 A partir deste ponto a trilha fica relativamente fácil de caminhar até o Morro Getúlio

Morro Getúlio no Alvorecer

06:45 Objetivo atingido, menos de 1 hora de subida a partir da Fazenda

06:57 Início do trecho mais pesado, trilha irregular com raízes e pedras até o Acampamento A1. Subida até a interseção Itapiroca e Pico Paraná.

07:35 A partir deste ponto a trilha continua difícil, mas passa a ser declive.

07:59 A trilha adquire alguns trechos onde é possível caminhar.

Vista Panorâmica PP

08:00 Neste ponto vale a pena uma pausa e olhar a paisagem em volta.

08:21 Ponto com clareira, vale a pena conferir o panorama em volta: Caratuva, Itapiroca e o Ciririca

PictographMine Altitude 5,223 ft

08:13 Fonte de água próxima ao A1, período de pouca chuva, estava com pouca vazão mas ainda tinha água na fonte que fica um pouco acima da trilha.

PictographCampsite Altitude 5,145 ft

Acampamento A1.

08:21 Vista magnífica do PP, ao fundo o Ciririca (próximo objetivo), é possível visualizar as placas no cume.

08:27 Descida até o paredão de pedra, início do ataque ao cume do PP

Paredão de Pedra

08:50 Início do ataque ao cume do PP. Este paredão sem dúvida é a parte mais difícil, o importante é encarar e não desistir. O restante da subida é exaustiva, mas sem tanta complexidade. A segunda imagem mostra a trilha que ficou pra trás, até então uma descida que se tornará uma subida na volta.

Subida ao PP

09:06 Uma trilha bem interessante na subida, é aberta fornecendo uma boa vista Panorâmica.

Plataforma de pedra

09:22 Uma base de pedra com precipício. Uma boa visão do paredão de pedra. Deitar sobre a pedra e contemplar o azul do céu do amanhecer, um descanso no meio da subida.

Primeira vista do cume bem próximo

09:45 Uma bela vista do cume ao fundo com o pré cume que o antecede. A visão é única por este ângulo.

Pequeno santuário natural no caminho

09:50 Formação de pedra no caminho

09:53 A pedra esta estranhamente suspensa sobre as outras. Na foto está parecendo estar suspensa sobre a minha cabeça (dificuldade de tirar selfie contra a luz forte da manhã...)

10:11 Próximo ao pré cume, não fazia idéia o quão próximo estava do cume

Trecho com grampo no final

10:13 Alguns grampos e correntes, mas simples comparado ao paredão no início da subida

Vista entre o pré cume e o cume do PP

10:17 Neste ponto a emoção de quem sobe pela primeira vez é única, enfim o cume tão próximo, a passagem suave entre o pré e o cume fazem desta uma das subidas mais singulares. Olhando para trás, a beleza da trilha, simplesmente incomparável!

Cume do Pico Paraná

10:28 Chegada em 4 horas e 40 minutos a partir da Fazenda PP. Dentro da meta de 5 horas. Tive perda de ritmo no ataque a partir do paredão de pedra. Com melhor condicionamento penso ser possível fazer em 4 horas. O trecho para cargueira (camping) deve levar de 6 a 7 horas.

10:35 Não esqueça de deixar seu registro da conquista!

Foto antes da descida

12:18 Início da descida. Depois de almoçar um lanche e descansar, hora de encarar a descida. A temperatura estava em 19 graus, porém ventava forte no cume. Apesar do Sol, fazia muito frio. A paisagem era típica de agosto, embora limpo o tempo, horizonte enfumaçado pela atmosfera carente de chuvas. Mesmo assim, um belo visual panorâmico!!! ✓Dica Importante!!! Procurem extender a ida para União e Ibitirati ao lado. Existe trilha de acesso a partir do cume do PP.

12:38 A descida é bem tranquila comparada a exaustiva subida. Aconselho fazer pausadamente para apreciar a vista em todos os lados (na expectativa de chegar logo ao cume as vezes deixamos de apreciar a paisagem). Cada quadro é único para cada trecho da trilha.

12:50 Olhando a trilha em direção a descida é possível perceber a rampa de subida naturalmente esculpida, parece que o PP foi criado para receber seus visitantes.

12:55 Mais olhada para trás, e simplesmente contemplar!!

13:06 Passei desapercebido na subida, a ruína da antiga casa utilizada pelo primeiro explorador do PP.

13:14 Um pequeno desvio na trilha ao lado do A2.

13:17 Mais uma olhada ao lado do PP que vai ficando para trás.

13:39 Último trecho da descida, o paredão de pedra é bem mais fácil descer. O problema é a subida do trecho a frente...

Vista do paredão de pedra

13:56 Pessoas encarando o paredão de pedra. Para quem retorna, é o início do trecho de subida até a bifurcação do Itapiroca

14:05 Uma olhada na trilha de subida. Com a luz da tarde é possível ver com mais nitidez a trilha de subida rumo ao PP

Acampamento A1

14:18 Aproveite para uma última vista a partir deste ponto do A1. Deste ponto para frente teremos novamente uma subida em meio a raízes e pedras.

14:34 O ponto parece uma interseção, porém não há uma trilha bem aberta vinda do Caratuva, algumas trilhas gravadas indicam a interseção direta saindo no A1. Resolvi indicar a localização por via das dúvidas.

Vista do PP

14:52 Em meio a trilha na mata ainda é possível ver o PP em algumas janelas durante o trajeto.

Um olhar para o PP

14:56 Este é ponto de parada obrigatória tanto na ida como na volta. Um último olhar da paisagem deslumbrante!!! A partir de este ponto teremos uma dura subida até a interseção do Itapiroca

15:27 Ida ao Itapiroca é uma boa opção se você não estiver muito cansado. O trecho deste ponto até a fazenda PP é somente descida, logo vale a pena o último esforço e conquistar mais um cume antes de terminar a trilha!

Vista do PP subindo o Itapiroca

15:40 Neste ponto podemos perceber que vale a pena este esforço, vista do PP e do Caratuva

PictographCampsite Altitude 5,803 ft

Acampamento do Itapiroca

15:43 Chegada a base de acampamento do Itapiroca. Vista sensacional

Primeiro cume do Itapiroca

15:52 Chegada ao primeiro cume. Tem o livro de registro neste ponto, mas o cume verdadeiro está a frente.

Cume do Itapiroca

16:06 Uma caminhada a mais até o verdadeiro cume. Aproveite para conferir a vista ao Camapuã e Tucum logo a frente.

16:09 Uma última olhada antes da descida (formação rochosa)

PictographMine Altitude 4,945 ft

Bica d'água bem confiável

17:08 Descida a partir do Itapiroca, pequena pausa no camping para uma conversa com casal de aventureiros antes da descida. Ritmo acelerado, a ida ao Itapiroca deu um ânimo extra e mais energia para completar a trilha!!! Na ida havia conferido esta fonte de água. Levei 2 litros que faltou, tomei o último gole para subir o Itapiroca, só fiz isto pois sabia que poderia abastecer neste ponto para encarar o resto da descida tranquilamente.

Morro Getúlio - Retorno

17:26 Morro Getúlio com o sol no horizonte. Uma pausa rápida para fotografia e continuar descida em ritmo acelerado.

PictographRisk Altitude 3,797 ft

17:52 Cuidado onde pisa neste ponto pois ao lado da trilha é um precipício. A trilha permite uma caminhada mais forte portanto mais um motivo para ficar atento!

17:53 Pedra do Grito no entardecer

Descida - Trecho Final

17:55 Vista do entardecer no Capivari

Primeiro Mirante - Retorno

18:00 Chegada ao mirante nos últimos raios de luz do sol. Acendi a lanterna rumo a Fazenda PP. A chegada ao ponto de partida foi por volta das 18:20.