Pico Paraná

one day 12 hours 15 minutes
May 14, 2018
May 2018

near Rio Bonito, Paraná (Brazil)

Travessia dos Nove Cumes: Passeio nas montanhas do Paraná + acampamento.
Condutor Mário Firmino. 7 participantes (alguns não completaram os 9 cumes)

O Pico Paraná é a maior montanha do Brasil meridional, com exatos 1.877,32m, de acordo com a última medição oficial. O PP, abreviatura pela qual também é conhecida.
É uma formação rochosa de granito e gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire, que na língua tupi significa "serra Verde" Altitude: 1.877 m.

Nove cumes.
Camapuã, Tucum, Cerro Verde, Itapiroca, Pico do Paraná, União, Itibirati, Camelos, Caratuva.

1 - Dia 11
Início da nossa travessia foi saindo da fazenda do Bolinha, passando Pelo Camapuã, depois o Tucum, onde tivemos uma vista das mais lindas da região, em seguida seguimos rumo ao terceiro pico, Serro Verde, parada para descanso, depois partimos para o Pico do Itapiroca, onde fizemos nosso acampamento. Desse pico temos uma linda vista do Pico do Paraná..
2 - Dia 12
Levantamos cedo para ver o nascer do sol que acontece atrás do PP, mas o tempo estava fechado. Levantamos acampamento e seguimos para o PP, onde fizemos nosso segundo acampamento no cume, no mesmo dia seguimos para a União e Ibitirati.
3 - Dia 13
Tomamos nosso café, levantamos acampamento e seguimos para o Pico dos Camelos, em seguida para o Pico do Caratuva, passando pela Trilha da Conquista, trilha diferenciada e muito fechada. Chegando no Caratuva fizemos um lanche em seguida descemos para a fazenda Pico do Paraná do Dilson, lá tem chuveiro quente, pastel e comida para tirar o atraso. Assim terminamos nosso passeio nas montanhas e voltamos para casa todos inteiros e com sorrisos largos. Fortes emoções!!

Wikilok marcou o trajeto até o PP, após fiquei sem bateria para finalizar a rota.

PictographCar park Altitude 2,985 ft

👏👏👏👍

• Photo of Roger Rodrigues
    Roger Rodrigues Sep 1, 2019

Fala irmao,tem ponto de captação de agua no caminho?

edinei.nsouza Sep 2, 2019

Salve camarada...são poucos os lugares de captação de água, alguns escondidos fora da trilha, sinto muito mas não lembro os pontos de cabeça para te passar. Pesquise um pouco mais e não vá sem esta informação!! O lugar é TOP! Boa sorte! Abç

• Photo of Carlos K. Sato
    Carlos K. Sato Sep 13, 2019

Show

• Photo of .TIAGO.
    .TIAGO. Jun 12, 2021

Bela trilha. Sabe se está aberta agora em junho de 2021?

edinei.nsouza Jun 12, 2021

Olá Tiago...Não tenho certeza. Acho que esta aberto mas com restrições para acampamentos... Bom se informar com os órgãos responsáveis...

• Photo of .TIAGO.
    .TIAGO. Jun 12, 2021

Obrigado, vou buscar informações. Qual a vantagem de iniciar a trilha nesse ponto que você iniciou ao invés da fazenda Pico do Paraná?

• Photo of Claudinei Fontinelli
    Claudinei Fontinelli Sep 8, 2021

Olá guerreiro 💪🏽👍
    Poderia passar para o meu e-mail uma lista dos itens dessa imagem.
    Obrigado
    claudinei.fontinelli@gmail.com

• Photo of Claudinei Fontinelli
    Claudinei Fontinelli Sep 8, 2021

Só a vista lá de cima
    Já vale cada gota de suor e esforço
    Hooo Glória 🙌🏁💪🏽🙏

edinei.nsouza Sep 11, 2021

Salve Guerreiros... com certeza vale todo esforço, suor e sacrifício quando chega ao topo.
    Dormir na montanha também tem suas emoções!!

• Photo of fasouza08
    fasouza08 Mar 26, 2022

Alguém indo ao pico Paraná para bate volta nesse domingo ou segunda a partir de Curitiba. Eu queria compartilhar a ida Instagram @fasouza08