Pico Paraná ⛺

one day 10 hours 34 minutes
May 30, 2016
May 2016

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Trilha realizada para ascensão ao Pico Paraná com uso de mochilas cargueiras para realizar o acampamento no cume.
Iniciamos a trilha pela Fazenda Rio das Pedras, fazenda logo após a Fazenda do Pico Paraná (Dilson), inicia com uma subida
a subida íngreme rumo a pedra do grito e pedra da desistência. Diz a lenda que nesta pedra o pessoal da um grito e desiste da aventura devido ao esforço inicial. Seguimos adiante ao pico do Morro Getúlio, até seu cume onde tem um belo local contemplativo que se visualiza a represa do Capivari a ponte da BR 116 e outro morros da região.
passamos a Bifurcação do Caratuva, posteriormente da Itapiroca.
Para se abastecer com água,é tranquilo, o primeiro ponto de água na trilha fica depois do Getúlio, na bica entre o Caratuva e Itapiroca, essa é a melhor de todas as bicas e um bom lugar para uma parada e um lanche. Há mais dois riozinhos antes de chegar no A1 onde também é possível pegar água. Depois desse ponto apenas terá água novamente no A2 pegando uma pequena trilha que sair por trás da casa de pedra.
Antes do A2 existe alguns pontos de grampos, que geram uma certa tensão em alguns trilheiros mais assustados, mas algo que com responsabilidade e cuidados básicos se torna de fácil transposição.
Continuamos até o pico para acampamento e passar a noite ali para no dia seguinte realizar o retorno.
Mas todo o esforço é recompensado, quando do cume você contempla a maravilhosa vista da serra do mar, com sua exuberante Mata Atlântica, do litoral paranaense, com as baías de Antonina e Paranaguá e mais ao longe a cidade de Curitiba! Embora dessa vezes não tivemos este visual todo. Dessa vez iniciamos as 4 da manhã a subida para garantir um melhor tempo para subida e desfrutar da belezas do local, que foi uma escolha bem acertada, durante a ida o dia se manteve completamente com nevoeiro sendo possível só visualizar vultos dos morros próximos e nada do visual mais longe mas foi uma subida tranquila. A noite se manteve com garoa fina e bastante vento característico da visão (por isso a importância de uma barraca de montanha). No dia seguinte o sol quis nos contemplar com um belo espetáculo da vista do nascer mas faltando minutinhos uma nuvem fechou nossa visão, na volta tivemos um retorno com mais visão e direito a tapete de nuvens, só faltou um belo céu azul para compor a beleza do local.
Tudo foi maravilhoso, a única coisa triste é ver a grande quantidade de fogueiras feitas nos pontos de acampamento, lixo abandonado e a falta do caderno da montanha, sem falar de ter que dar orientação aos que insistem a realizar fogo nas montanhas, um ser sem amor à natureza! Carregar um fogareiro e um gás na mochila não mata ninguém! Realmente não há necessidade de fazer fogo!
O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. É uma formação rochosa de granito e gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire, que na língua tupi significa “Serra Verde”.
Sua altitude foi aferida em 1.877,392 m com uso do Sistema de Posicionamento Global por três equipes da Universidade Federal do Paraná.
A trilha não apresenta grandes dificuldades técnicas, mas exige atenção do montanhista e um considerável exercício físico e mental para chegar no topo da montanha. Estando numa zona de clima subtropical, é importante tomar precauções nas escaladas durante boa parte do ano, principalmente no período de inverno, visto a regularidade de temperaturas abaixo de zero ). Equipamentos básicos e vestuários apropriados, evitam vários inconvenientes, atentem-se ao uso de barracas para uso de montanhas, devido as condições climáticas do local.

Ao acampar lembre-se: As fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais. Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando. NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas ou montanhas, recolha o lixo que encontrar se for possível. Preservemos a beleza natural do mundo.

Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
(Ademir, Anderson, Aroldo, Bruna, Carlise, Chico, Dayanne, Denise, Gill, Hélio, Joara, Jhônatas, Johnny, Luis Guilherme, Terezinha).

Vista rocha

PictographRuins Altitude 5,322 ft

Casa pedra

Ponto de água do A2

Último ponto água, trilha a direita ao lado da casa de pedra.

A2

A2

Referência do Ponto Geodésico do cume.

PictographCampsite Altitude 5,371 ft

Acampamento A2

PictographCampsite Altitude 5,157 ft

Acampamento 1

Bifurcação do Itapiroca e Pico Paraná

Início trilha

PictographMountain hut Altitude 3,163 ft

Fazenda Rio das Pedras

Fazenda Rio das Pedras Tem chalés para alugar e alojamento, fazem almoço e tem banheiro para alugar Estrada do Barro Branco Campina Grande do Sul, PR (41) 3366-0106 Raul/Dirlete http://www.fazendariodaspedras.com/ *(041) – 8443-6771 - Dirlete *(041) – 9212-9414 - Raul Emails: contato@fazendariodaspedras.com | fazendariodaspedras@fazendariodaspedras.com

• Photo of Bessa27
    Bessa27 Jun 27, 2016

Dá para dormir no cume? quantas barracas cabe lá? Quantas barracas cabem no A2?

• Photo of heliosandrini
    heliosandrini Jun 27, 2016

Sim dá para dormi no Cume se nao me engano o total seria 6 barracas .

Johnny S Jun 27, 2016

Olá Bessa27. O cume tem pouco espaço mas existe a possibilidade de dormir lá. No topa cabe uns 4 - 5 barracas pequenas.
    O A1 tem espaço para uma 5 - 6 barracas, no A2, para 7 ou 8 barracas.
    O A2 é o local com mais espaço e o que melhor acomoda as barracas, sem contar que o visual é belíssimo e possui ponto de água próximo

• Photo of Bessa27
    Bessa27 Jun 29, 2016

Obrigado pelas respostas pessoal! Esse fds irei lá!

Johnny S Jun 29, 2016

Boa Trip! Aproveite bem, desejo-te um mar de nuvens.

• Photo of heliosandrini
    heliosandrini Jun 30, 2016

Tambem desejo um mar de nuvens sem Chuva, a nossa que fizemos foi chuva e pegamos só 8 min o nascer do sol, ele começa a nascer as 6 :50 da manha , mas acorda antes é melhor hahhhahah. Abraços

• Photo of luiz filipe
    luiz filipe Nov 3, 2016

Para quem é de São Paulo, basta pegar ônibus para Curtiba e descer no posto Tio Doca certo? E para voltar para São Paulo, é necessário ir até Curitiba e pegar um ônibus de volta ou no posto Tio Doca é possível pegar a condução?

Johnny S Nov 3, 2016

Olá, nunca fui de ônibus. Conforme fui informado vou te passar as informações que obtive:
    O Embarque que se faz em Curitiba na Rodoferroviária de Curitiba. Na Empresa: Princesa dos Campos.
    Linha: Curitiba - Registro/SP ou Curitiba - Rio Pardo
    Destino: Terra Boa. Dê como referência o posto do Tio Doca, que fica nesta localidade.
    Após passar o ponto do posto Tio Doca, pedir para o motorista para descer na próxima parada, que fica exatamente junto à ponte sobre o Rio Tucum(km 46). O posto Tio Doca é o primeiro posto do lado esquerdo da BR-116 (sentido Curitiba - São Paulo) após passar a entrada da Estrada da Graciosa e a Polícia Rodoviária Federal.
    Exatamente na cabeceira desta ponte, antes de cruzá-la, entrar numa estrada de saibro, no lado direito. Segue-se por esta estrada aproximadamente 5,5 km, até a Fazenda Pico Paraná. Nesta estrada há algumas bifurcações. A direção correta está indicada por placas com o escrito "FAZENDA PICO PARANÁ. O tempo de caminhada da BR-116 até a fazenda é de aproximadamente 1,5 horas.
    Para o retorno bom se informar na empresa sobre os horários e melhor local para pegar o ônibus.
    Fico a disposição.
    Abraços.

• eduardo de mio Feb 16, 2017

Talvez a trilha mais clássica do Paraná fora do Conjunto Marumbi.. Passei meu aniversário de 18 anos (1994).. e ja fiz umas 25 vezes essa trilha. A ultima subida, a dois anos, foi num bate e volta em um dia com visual espetacular.
    Recomendo muito

Johnny S Feb 16, 2017

Realmente Eduardo esta trilha possui um visual Espetacular.
    Ainda não realizei tantas visitas a ela como você, mas sempre que posso aproveito para apreciá-la.

Abraços Amigo.

• Photo of gvogetta
    gvogetta Mar 13, 2017

Lamentável a quantidade de lixo que vem sendo deixada nos pontos de AC e ao largo da trilha. Cuidem!
    Dormir no cume (A3) deve ser evitado a todo custo, pois é área bastante frágil e solo muito raso, difícil fixar os espeques das barracas, além dos danos inerentes (dejetos e pisoteio de vegetação) que são de difícil recuperação ali. Não raro alguns acordam com o vento (forte ali) arrastando o teto da barraca vale abaixo, o que, aliás, é bem feito!
    O ideal é não ter preguiça e acampar no A2, acordar bem cedo e ir ver o sol nascer no cume. Fica a dica e o pedido.

Johnny S Mar 13, 2017

Concordo contigo gvogetta, mudei até a descrição do meu tracklog, que opinava em realizar o acampamento no cume. Valeu pelo toque.
    As montanhas andam precisando de muito respeito, em questão de lixo (em algumas partes verdadeiras latrinas) e vestígio de fogueiras e até de regiões com queimadas, já perdi a conta de vez que chamei atenção em uso de fogueira nessa região, a atividade anda aumetnado mas a consciência nesse quesito está cada vez menor.
    Realmente o A2 é o local com mais espaço e o que melhor acomoda as barracas, sem contar que o visual é belíssimo e possui ponto de água próximo um local bem estratégico para acampar se o tempo também virar, comum nessa região.

• Photo of Dalmof
    Dalmof Jun 6, 2017

Johnny S
    A Fazenda Rio das Pedras ou a Fazenda Pico Paraná tem infra de camping e estacionamento?
    Você teria os contatos?

Obrigado e parabéns pelo track!

Johnny S Jun 7, 2017

Obrigado amigo.
    Segue os contatos fico a disposição:
    Ambos possuem infraestrutura para Camping e Estacionamento.

Contato: Fazenda Pico Paraná
    Celular: *(041) 9 9906-5574 - Dilson (TIM)

Contato: Fazenda Rio das Pedras:​
    *(041) - 3366-0106 – Raul/Dirlete
    *(041) – 9 8443-6771 - Dirlete
    *(041) – 9 9212-9414 - Raul
    Emails: contato@fazendariodaspedras.com ou fazendariodaspedras@fazendariodaspedras.com

• Photo of Mary Fuzetti
    Mary Fuzetti Jul 11, 2017

A trilha é bem sinalizada. Não recomendo para iniciantes.

• Photo of Luis Felipe Ribas
    Luis Felipe Ribas Aug 26, 2017

Trilha maravilhosa. Fiz durante a semana com tempo lindo e montanha vazia. De quebra visitei o União e o Ibitirati, show de bola. Mapeamento perfeito da trilha, ajudou muito mesmo. :)

Johnny S Aug 28, 2017

Valeu Luis Felipe Ribas.
    Que Maravilha que conseguia pegar montanha vazia, realmente é um privilégio.
    Ainda estou devendo uma visita para o União e Ibitirati, como está o acesso muito fechado?
    Abraços e boa semana.

• Photo of Luis Felipe Ribas
    Luis Felipe Ribas Aug 28, 2017

O acesso pro União e Ibitirati até que tá tranquilo.
    Em alguns pontos a mata tá bem densa, além da umidade que deixa o terreno bem escorregadio, mas a trilha ainda tá bem visível e batida, dá pra fazer um ataque de boas. :D

Johnny S Aug 28, 2017

Obrigado pela informação amigo.
    Boas trilhas Luis Felipe Ribas.

• Photo of alexandresilvaspl
    alexandresilvaspl Feb 18, 2018

Bom dia .será que consigo acampar lá com barraca normal para 4 pessoas, aquela que cabe um colchão de casal?

• Photo of Bruna Delazeri
    Bruna Delazeri Apr 24, 2018

Trilha sensacional! Tem uma vista maravilhosa, é bem sinalizada e não é muito difícil de fazer. Saimos 7 da manhã e voltamos as 6 da tarde. Há possibilidade de acampar, tem dois pontos para acampamento e vários pontos de água. Dizem que o nascer do sol é maravilhoso lá de cima. Vale a pena conhecer!

• Photo of Anderson Rafael Bublitz
    Anderson Rafael Bublitz Jun 14, 2018

Olá amigo. Gostaria de um informação por favor. Sou de Blumenau/Sc e quero fazer o pico Paraná em julho 2018... gostaria de saber se o início da sua trilha marcada da exatamente no início da trilha para o pico Paraná, na fazenda ? É possível chegar de carro lá no início da trilha ou necessito de mais algum meio de transporte? Aguardo retorno, obrigado desde já.

• Photo of williandobis
    williandobis Jul 30, 2018

Trilha pegada, porém satisfatória!!

Johnny S Aug 5, 2018

Valeu pessoal pelo feedback.
    Obrigado pela Parceria.

Johnny S Aug 5, 2018

Olá Anderson Rafael Bublitz.
    Sim a trilha é uns 50m da Fazenda do Pico Paraná, não necessita outro transporte. No mapa do wiki é possível ver as duas fazenda ali, a Pico Paraná e Fazenda Rio das Pedras.

• Photo of Dhoug56
    Dhoug56 May 8, 2019

Olá, estou me preparando para subir essa maravilha do sul do Brasil. Queria saber uma época boa pra encontrar a montanha vazia, ou isso varia muito? Abraço de Blumenau SC ;)

Johnny S May 8, 2019

Olá Amigo.
    Ultimamente época boa mesmo é em dias de semana, fugindo as proximidades de feriadão.
    É bem variável encontrá-la vazia, cada vez mais difícil, mas como sugestão evite os dias nas proximidades de feriados e aproveite para fazer um acesso bem cedo para garantir alguns momentos de maior tranquilidade.
    Abraços e boa trilha.

• Photo of Beto108
    Beto108 Jun 18, 2019

Boa noite ,
    Johnny uma pergunta quanto tempo levou para ir da fazenda até o pico ?

Johnny S Jun 19, 2019

Olá Beto neste dia devemos ter feito aproximadamente em 4,5h, não mais que 6,5h horas para subir com mochila cargueira.
    Abraços;

• Photo of pupomp
    pupomp Jul 24, 2019

Fala cara, beleza? Como esta a questao de sinalizacao da trilha? É possivel ir sem guia, sem nenhum grupo ter feito?

E do A2 ate o cume da quanto tempo?

Johnny S Jul 24, 2019

Olá. Trilha é bem demarcada e bem batida, e atualmente tem bastante pessoas realizando, a trilha já esta quase uma avenida. Sim é possível ir sem guia, só se atente as indicações e se for primeira vez se auxilie com o wikiloc que te auxiliará bem. Do A2 até o cume se me lembro deve dar uns 20 minutos no máximo, acho que até menos.

• Photo of J.Dallas
    J.Dallas Aug 23, 2019

Boa dica para quem quer ir nesse passeio...
    Obrigado

Johnny S Aug 23, 2019

Muito obrigado pelo feedback.
    Abraços Jadir e boas trilhas.

Rodrigo A. Nunes Mar 15, 2020

Bom dia, Johnny, beleza? Agradeço a disponibilização do track, sou do Rio e estarei indo pela primeira vez com mais uma pessoa na semana santa. Acha válido ficar no camping da sexta para o sábado e começar a subir bem cedo? Pelo que li nos comentários há boa estrutura.

Johnny S Mar 17, 2020

Olá Rodrigo.
    Sim tem boa estrutura para camping, mas atualmente está bem movimentada a trilha.
    Seria bom entrar em contato antes para combinar com o pessoal do camping.
    No local também possui uma cachoeira que vale o banho.
    Eu gosto de subir bem cedo, para fugir um pouco do calor do sol, e tentar fugir das filas no trajeto e garantir uma boa área para acampar na montanha.
    Atualmente anda bem complicado a quantidade de pessoas na trilha e as filas em datas comuns são enormes.
    Abraços e boa trilha.

Rodrigo A. Nunes Mar 17, 2020

Imagino, Johnny. Estarei hospedado em Curitiba, mas a ideia de pernoitar no camping é justamente colocar o pé na trilha antes do galo cantar. Um abraço e boa temporada para ti.

Johnny S Mar 17, 2020

Maravilha Rodrigo. Assim fica melhor, gosto de iniciar as 4h que dá um tempo razoável para subir e apreciar a paisagem mais no alto com o clarear do dia.
    Não sei se você conhece o Marumbi, mas é um lugar que realmente recomendo, se for só lembre-se de agendar o camping antes. Se tiver um tempinho na agenda, coloca na lista.
    Abraços e boa temporada para ti também.

Rodrigo A. Nunes Mar 17, 2020

Exatamente, aqui na Serra dos Órgãos é a mesma coisa... Madrugar na travessia e pegar a alvorada pelo caminho é deslumbrante. E obrigado pela dica! Na verdade, a minha companheira é de Curitiba e costumo ir com frequência, o problema é que geralmente chego no sábado e o tempo fica curto. Como 2020 tem bastante feriado, certamente incluirei o Marumbi na próxima. Se aparecer pelo Rio de um alô, tentamos marcar umas montanhas (Instagram nunesr_)

Johnny S Mar 18, 2020

Valeu Rodrigo. Quando for para aí te dou um toque.
    Abraços e boas aventuras.
    PS/ te adicionei no insta.

• Photo of Mr Hunter
    Mr Hunter Apr 21, 2020

Bonita ruta, bello paisaje mis felicitaciones.

Johnny S Apr 22, 2020

Thank you very much for the evaluation.
    Hugs and good trails.

• Photo of Ramón Borges
    Ramón Borges Oct 17, 2020

valeu, quero ir ora lá em.Novembro, muito bom as dicas! parece que a trilha esta fechada, estou no aguardo para ver se vai rolar

Johnny S Nov 4, 2020

Olá Ramón obrigado pela avaliação.

• Photo of Icesan
    Icesan Nov 19, 2020

Creio que está aberto correto? É possível acessar a fazenda pico Paraná? Obrigado

Johnny S Nov 20, 2020

Olá Amigo.
    Sim está aberto para visitação.
    Pode ser feito o acesso independente de qualquer fazenda.
    Mas as duas fazendas também estão em funcionamento.

• Vladimir Prestes Mar 13, 2021

Ola! Uma pergunta. E possível fazer de um dia só a ida e volta?

Johnny S Mar 15, 2021

Olá Vladimir é possível sim, tem inúmeras pessoas que fazem a trilha somente de ataque.
    Mas inicie bem cedo, devido ao tempo e cansaço físico.

• Vladimir Prestes Mar 15, 2021

Muito obrigado pela resposta Johnny.

Johnny S Mar 16, 2021

Fico a disposição amigo.

• Vladimir Prestes Apr 4, 2021

Bate e volta com a chuva - 11 horas. Lugar e top demais. Recomendo a todos, mas tem que ter bom preparo físico e muita determinação

Johnny S Apr 6, 2021

Olá amigo. Obrigado pela avaliação.
    Sim o lugar é TOP!

Rodrigo Castardo - Texugos Bikers Oct 11, 2021

Show de bola, final deste mês estou indo conhecer. Obrigado pelas dicas nos compartilhamentos, me ajudando muito. Não consegui muitas informações na internet até que me salvaste rsrsrrsrr.

Johnny S Oct 13, 2021

Perfeito. Boas trilhas Rodrigo.
    Abraços.

Rodrigo Castardo - Texugos Bikers Oct 25, 2021

Amigo, uma dica por favor. Vamos fazer pela primeira vez a subida para o PP, e vamos acampar. Qual o horário que nos recomenda sairmos da fazenda para iniciar a subida?

Johnny S Oct 25, 2021

Olá amigo.
    Sempre quando vai ocorrer acampamentos, recomendo sair o mais cedo possível para ter margem de segurança, e poder apreciar e desfrutar o local. A maioria das pessoas acaba saindo 9h, então para não pegar fila no trajeto seria bom antes disso, eu costumava sair de madrugada para poder chegar bem cedo. Mas depois da ultima vez que estive no PP vou demorar um bom tempo para ir ou conseguir durante a semana, pq ultimamente a trilha anda bem cheia em finais de semana e feriados, por isso é bom ir mais cedo tb para fugir das filas na parte dos grampos.
    O bom também seria verificarem os locais das areas de acampamento para terem uma ideia de tempo de percurso, se vaõ querer acampar mais acima ou caso durante a trilha, queiram ou precisem acampar antes.
    Normalmente o pessoal acampa no A2 e no A3 para uma vista mais privilegiada e por acesso a água mais próximo.
    Caso optem em acampar no cume, tenha ciências de algumas informações não é aconselhável acampar nessa região devido a maior desgaste ao solo no cume. É uma area exposta, então atente-se ao clima e tenha equipamentos especificos de montanha que suporte boas rajadas e chuva intensa, já presenciei inúmeras situções complicadas em toda a região e barracas sendo totalmente destruídas.
    Fico a disposição.

Rodrigo Castardo - Texugos Bikers Oct 25, 2021

Porra Jhonny sem palavras pela ajuda amigo. Muito obrigado mesmo pela dica. Infelizmente fiquei sabendo dessa situação de trilhas cheias , inclusive com lixos deixados para trás. Mais uma vez, obrigado.

Johnny S Oct 25, 2021

Infelizmente a educação ambiental não prosperou da mesma forma que a realização de trilhas vem crescendo.
    Eu e minha esposa já descemos com muito lixo que coletamos durante o percurso de volta e incrivelmente com alguns itens bizzaros.
    Abraços

• Photo of r_bezerra
    r_bezerra Dec 22, 2021

Vc recomenda fazer a trilha no final de ano? Considerando o clima apenas, sem levar em conta o tráfego.
    Quanto tempo da base-A1?
    A1-cume?

Johnny S Dec 30, 2021

Olá amigo. Depende muito da vontade de cada um.
    O calor será grande e irá penar um pouco mais, mas nada impossível.
    Atente-se as chuvas de verão que podem atrapalhar sua jornada

Até o A1 em torno de 4 horas é possível realizar sem penar muito.
    Abraços e boas trilhas

• Photo of Moises Ferber
    Moises Ferber Jan 23, 2022

Muito obrigado pelo tracklog Johnny S. Estou usando seus logs e recomendo a todos ai.

Realizei a trilha no dia 22 de janeiro de 2022, bate e volta. A previsão do tempo era favorável, 4 dias seguidos sem chuvas.

Realmente no verão é complicado. Pior que o calor são os mosquitos, as vespas e abelhas que ficam voando ao redor de você o tempo todo. Não dá pra parar pra descansar.

Enfim, boa trilha a todos e podem seguir este tracklog.

Johnny S Jan 24, 2022

Valeu Moises. Muito obrigado.
    nem me fala uma vez quase minha barraca foi carregada de tanto mosquito. rsrsrs

• Sabrina Ribas Diogo Feb 24, 2022

Olá pessoal, bom dia! Quanto vocês recomendam levar de água por pessoa até o A2?

Johnny S Feb 24, 2022

Olá Sabrina. Vai depender muito do clima do dia e seu consumo de água.
    Eu normalmente levo 2-3litros para tudo pq por escolha pessoal não gosto de tomar outras águas.
    Mas até o A2 meu consumo é menos de 1 litro. Como falei vai depender do dia e seu consumo.
    Tenho o hábito de tomar 1,5L por dia.

• Sabrina Ribas Diogo Feb 24, 2022

Muito obrigada Johnny!! Aproveitando, seu roteiro está muito bem detalhado. Parabéns!! Obrigada pelas dicas!

Johnny S Feb 24, 2022

Muito Obrigado Sabrina.
    Fico a disposição no que precisar.

• Photo of Florenciabernardes
    Florenciabernardes Mar 10, 2022

Bem explicado adorei

Johnny S Mar 10, 2022

Obrigado.
    Abraços e boa trilhas.

• Photo of fasouza08
    fasouza08 Mar 26, 2022

Alguém indo ao pico Paraná para bate volta nesse domingo ou segunda a partir de Curitiba. Eu queria compartilhar a ida Instagram @fasouza08

Johnny S Mar 30, 2022

Show. Boa sorte. Esse ano estou envolvido em outros projetos.
    mas não vejo a hora de retornar.

Edu Couto May 4, 2022

Opa Johnny, tudo certo?
    Vi comentários sobre os grampos, é necessário equipamento de escalada para transpor?
    Abraço, excelente tracklog como de costume!

Johnny S May 5, 2022

Olá Edu. Nao é necessário equipamentos.
    É possível usar os grampos normalmente usando a tecnica de tres apoios.
    Tem uma questão tecnica de subir como se fossem escadas, mas o mental trabalha mais que a questão fisíca nestes momentos.
    Espero ter sanado sua dúvida. Fico a disposição.

Edu Couto May 10, 2022

Seguindo a recomendação da placa informativa no inicio da trilha, considero uma trilha difícil, devido as etapas finais de escalada nos "grampos" que poderiam estar melhor colocados, são trechos de altitude e que é necessário utilizar técnicas de escalada sem o auxílio de nenhum equipamento de segurança, logo uma pequena falha pode ser fatal. No mais, muita lama devido ao mês que fiz a trilha, em maio, sendo que o indicado é ir no alto inverno onde o clima e estável. Infelizmente devido as nuvens não consegui pegar nada da vista, mas é um passeio maravilhoso se está com o preparo em dia.

Johnny S May 25, 2022

Sim o local é fantástico.
    pena que não pegou nenhuma vista.
    mas isso é paa incentivá-lo para retornar logo.

Edu Couto May 26, 2022

Com certeza, Jhonny!
    Muito obrigado por tudo. 🙏🏼😁

• Photo of Luciano Blaszkowski
    Luciano Blaszkowski Jan 30, 2023

Umas info sobre as águas, quanto à constância de fornecimento:
    - Bica cimentada (cerca de meia hora "pra lá" do toró de placa): ok, sempre tem.
    - Riacho cerca de meia hora "pra lá" da bifurca pro Itapiroca: pode ter menos de vez em quando, mas sempre tem.
    - Bica do A2. Em 27/01/23 eu achei seus vestígios por causa de trilhas antigas, que fiz no PP entre 2003 e 2005. Mas, se eu tivesse visto aquele lugar pela primeira vez em 27/01, jamais diria que tem bica ali. Seco, seco.

• Photo of Luciano Blaszkowski
    Luciano Blaszkowski Jan 30, 2023

Enviei várias fotos da trilha pra minha mulher. Mas, dos grampos antes do A2, aí num deu :)
    Perto desses grampos, os do Anhangava são passeio no parque.
    E, se o sol na lata estiver forte, as subidas da volta podem ser cansativas. Tanto que em 27/01/23 levei 6h10 pra subir e 7h40 pra descer.

Johnny S Jan 30, 2023

Valeu Luciano pelas informções e feedback.

• felipe_baia Oct 26, 2023

Muito bom! Usei e ajudou demais

• Photo of Yansk8
    Yansk8 Nov 4, 2023

Pretendendo fazer essa trilha em novembro, mas por ser fora da temporada de montanha, pretendo fazer bate e volta, se o tempo permitir. Como não conheço a região, tenho a intensão de chamar alguém para conduzir, sabe informar se chegando nos sítios que mencionou, eles teriam condutores para indicar ? você faz esse serviço? se sim, poderia me passar seu contato ?

Johnny S Nov 19, 2023

Olá. No momento não tenho guias da região para indicar, existem inumeros empresas que pode buscar na internet e buscar avaliações de seus clientes.