Pico Jaraguá - Trekkinsano

November 22, 2021
November 2021

near Molha, Santa Catarina (Brazil)

Pico Jaraguá - Jaraguá do Sul/SC

Continuando a Saga... dentre as 16 pessoas envolvidas, 8 seguiram para uma investida pelo outro acesso (história vinda do tracklog anterior).

O Pico Jaraguá está entre os mais altos da região, com cerca de 925 metros de altitude.

Início da trilha começa pelo bairro Águas Claras, onde costumam deixar os veículos estacionados (sugiro deixar no local onde se tem acesso a rede de captação da água ou se estiver de 4x4 seguir até o ponto onde deixamos o veículo , lembre-se de sempre deixar as porteiras fechadas para o gado não fugir).

Trilha com certo grau de dificuldade, principalmente em dia pós chuva ou durante a chuva, com muitas descidas e subidas íngremes que exigem escalaminhada por boa parte do percurso.

No Pico Jaraguá o que tem a maior elevação dos morros ali presente, é possível acampar.

Não há pontos de coleta de água na trilha, e é recomendado uma roupa comprida e bota adequada para a atividade, apesar de não ter uma grande extensão o tipo de terreno torna a trilha um pouco cansativo.

O esforço vale a pena, já que do alto do Pico Jaraguá é possível avistar o litoral norte, cidades aos arredores como: Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba.

O pico recebeu esse nome pela semelhança com o Pico do Jaraguá localizado em São Paulo/SP.
Grupo participante: Adriele, Alessandra, Aline Lopes, Cristián, Diogo, Douglas, Felipe da Rosa Torres, Luana Andriely.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
Membro Trekkinsano

PictographTree Altitude 2,209 ft

PictographTree Altitude 1,897 ft

lucianoreitz.lu@gmail.com Apr 11, 2022

show, sabe me dizer se está fechada parte da trilha? pois tentamos fazer final de semana e na parte onde termina a fazenda não conseguimos achar a cantinuação, por onde o trekilog estava indicando era mata fechada.

felipedarosatorres Apr 11, 2022

Então, as vezes tem pequena variação nas distância devido a previsão do GPS. Em qual parte que você não se achou?

Pelo que recordo, o único trecho mais fechado é na Bifurcação, que se sobe uma rampa com bambuzal, mas passando ele abre novamente (as vezes pode ter mais bambus caídos dificultando a passagem).

felipedarosatorres Apr 11, 2022

Vi ali no seu mapa, foi bem nesse trecho que você não se achou, se olhar o meu novamente, irá perceber que eu tbm segui a trilha errada para averiguar, mas logo retornamos e tomamos a esquerda (subindo em direção ao Pico Jaraguá).

lucianoreitz.lu@gmail.com Apr 11, 2022

Pois é ali estava muito fechado! Não parecia continuação da trilha, mais pode ser que só um pedaço estava fechado! Vou tentar novamente e levar um facão na próxima vez. Obg

felipedarosatorres Apr 11, 2022

É tipo um "barranco" só subir e em seguida entra dentro do bosque, daí fica mais aberto pra caminhar, depois que teve o desmoronamento no Morro do Meio ano passado, deve estar mais pisada essa trilha...

lucianoreitz.lu@gmail.com Apr 11, 2022

Realmente agente chegou subir nesse baranco mais o começo pelo menos estava muito fechado, vamos tentar novamente. Obrigado pelas dicas