Pico dos Três Municípios - C. Macacu/ N. Friburgo/ Teresópolis

Photo ofPico dos Três Municípios - C. Macacu/ N. Friburgo/ Teresópolis Photo ofPico dos Três Municípios - C. Macacu/ N. Friburgo/ Teresópolis Photo ofPico dos Três Municípios - C. Macacu/ N. Friburgo/ Teresópolis

April 24, 2024
April 2024

near Frades, Rio de Janeiro (Brazil)

O acesso a esta trilha se dá a partir da RJ-130 (-22.320109, -42.825940), Vale dos Frades. A partir deste ponto percorre-se um trecho de aproximadamente 10km de estrada de terra, em condições razoáveis de dirigibilidade. Esse percurso dura aproximadamente 30 minutos. Chegando na Fazenda Itatiba, dá pra estacionar o carro no lado esquerdo da rua. Em seguida o percurso segue em estrada de pedra, floresta atlântica, capim anta, etc. Após 2km de subida, entramos efetivamente em a´rea de mata, que por vezes está um pouco mais fechada, outras vezes aberta com belas araucárias. Mas o caminho ainda é muito bom até a Fonte da Sede. Chegando na Fonte, há uma cerca baixinha à esquerda. Ao tramspô-la, inicia um caminho bem ínngreme e bem mais fechado de mata, com destaquee para os bambuzinhos. Esse trecho encontrava-se bem fechado no dia da nossa aventura. É uma das partes mais desgastante da trilha, haja visto que é o trecho de maios desnível. Após quase 130m da Fonte, começamos a nos aproximar da rocha, e vamos contornando-a pela esquerda. Percorridos quase 2km do início da trilha, a subida ígreme dá uma trégua, e temos uma bela vista das montanhas ao redor. pós este trecho a trilha ganha uma descida vertiginosa, estremamente úmda, passando por dois córregos. Vencida esta etapa, atravessamos um curto trecho repleto de toiceiras de capim anta, do qual eu julgo ser o trecho de mais difícil navegação, dada a autura desse capim, em certos momentos ultrapassar nossas cabeças. Existem algumas fitinhas e pedaços de sacola amarrados por esse trecho, que facilitam muito a navegação. Santas fitinhas. Seguindo, a trilha fica mais demarcada, com alguns totens distribuídos por alguns lajeados. Após chegar a um falso cume, é possível avistar o cume verdadeira dos Três Municípios. Não havia livro na urna nesta data. Trilha de moderada a difícil.

08:54h

09:04h

09:28h

09:31h

10:02h

10:38h Final dos Bambuzinhos

10:57h

Mirante

12:16h Final da subida íngreme.