Pico dos Palmares

August 19, 2020
August 2020

near Santa Catarina, Rio de Janeiro (Brazil)

Também localizada na região de Araras, optamos por iniciar a trilha no mesmo ponto da Travessia Araras - Vale das Videiras. O início da trilha é marcado pela placa com uma apresentação dos cães que costumam acompanhar os caminhantes em seus passeios e por uma solicitação para trazê-los de volta.

No entanto, como iniciamos a trilha mais tarde, nenhum nos acompanhou. Seguimos pela mesma trilha que leva à Pedra da Cuca/travessia. A primeira parte da subida leva até uma pracinha com um banco rústico, onde fizemos uma breve parada antes de continuarmos nosso caminho à esquerda.

Pouco depois, deixamos a trilha da travessia seguindo à direita e descendo até chegar ao riachozinho no fundo do vale. Atravessamos o rio e iniciamos a subida até a caixa d'água. Ali, fizemos outra breve parada para uma água antes de continuar à direita.

A partir daí o caminho segue por uma longa crista até chegar ao cume do Morro dos Palmares.

Um detalhe é que o cume mesmo fica logo após um lance esquisito, semelhante à falta de um dente. Assim, é preciso descer um trecho e escalaminhar do outro lado, por outro trecho meio exposto, o que faz com que muitos decidam encerrar a trilha ali, antes do "buraco do dente".

Durante a volta, em meio à distração, acabamos descendo reto e, quando nos demos conta, já havíamos andado um bom pedaço, o que foi determinante para a decisão de seguir em frente e sair na APA, próximo aonde havíamos deixado o carro.