Pico dos Marins - Piquete/SP

one day 5 hours
August 21, 2023
August 2023

near Queimada, Minas Gerais (Brazil)

Pico dos Marins - Piquete/SP

O Pico dos Marins é uma majestosa montanha localizada na Serra da Mantiqueira, entre os municípios de Piquete/SP e Marmelópolis/MG. Com uma altitude impressionante de cerca de 2.420 metros, o Pico dos Marins atrai entusiastas do ecoturismo de todo o país, sendo um dos trekkings mais clássicos no Brasil. Sua silhueta é visível a quilômetros de distância e a trilha que leva ao cume oferece uma experiência desafiadora. No topo, os montanhistas são recompensados com vistas panorâmicas de tirar o fôlego, onde podem apreciar o Vale do Paraíba com a Serra do Mar ao fundo, picos do Marinzinho, Maria e Mariana e ao norte o Itaguaré (veja log abaixo), Serra Fina e até o Itatiaia. O Pico dos Marins é um destino popular para os amantes do trekking e montanhismo, oferecendo uma conexão emocionante com a natureza e uma experiência inesquecível no coração da Serra da Mantiqueira.

*** LOGÍSTICA ***

O Pico dos Marins fica entre as cidades de Piquete/SP e Marmelópolis/MG. O acesso mais rápido é por MG, mas se vier de SP (ou região), Piquete é a melhor opção.
Saímos na sexta a noite de Campinas e fomos para a Pousada Estação Marmelo, um bom abrigo de montanha com café da manhã a R$150 reais por pessoa.
Sábado as 7:30 estávamos no Refúgio Marins (inicio da trilha) para nossa aventura.

*** A TRILHA ***

Participantes: Marcos, Carol e Nicolas + Bruno e Paloma.

Estacionamos os carros no Refúgio Marins, do Sr. Dito. É cobrada uma taxa de R$40 por carro, pago na saída.

Time equipado, começamos a trilha por volta das 8am. Havia previsão de chuva para o fim da tarde, então não perdemos tempo na subida. A trilha se inicia dentro da mata Atlântica, mas logo alcançamos a porteira e antiga estrada para o Morro do Careca, bem mais aberta. Vamos subindo por essa antiga estrada sem dificuldades, apesar do peso das cargueiras.

No fim da estrada, alcançamos o Morro do Careca. Paramos para fotos já que o dia bonito ia se tornando nublado e com muito vento. Sem demora, nos colocamos em marcha sem parar para pegar água no Careca (vide no log a interseção) já que estávamos com toda água necessária.

Logo após o Careca, a mata se transforma abruptamente em vegetação de Campos de Altitude, que nos acompanha até o cume. A trilha vai ficando mais pedregosa e com alguns trepa-pedras, até o Portal, que é uma pedra dividida em duas. Breve lanche para recarregar as energias e encarar os trechos mais difíceis , que ali se iniciam.

Após uma curva abrupta à esquerda em frente a uma parede, temos o primeiro rampão. Subir por aderência ou pela lateral à direita, fazendo alguns trepa-pedras. De qualquer modo, é um trecho com exposição, então faça com cuidado.

Subindo, chegamos na canaleta. Não apresenta muita dificuldade, mas após ela um trecho de rampa mais longo mas menos inclinado que o primeiro até novamente uma parede.

A parede vai sendo contornada até alcançarmos o Elevador, um trecho de escalaminhada inclinada mas que oferece boas agarras para mãos e pés. Eu e Carol subimos com as cargueiras, mas para o time eu passei uma corda como segurança (assim como em escaladas). Eu recomendo subir sem as cargueiras e iça-las com uma corda ou cordelete de 10m.

Vencido esse trecho, ficamos a poucas dezenas de metros dos campings da base. Chegamos no 1° e armamos nossas barracas. Fizemos um breve almoço, deixamos os equipamentos e subimos com mochilas de ataque para o cume.

No caminho passamos pelo camping maior, pela "fonte de água" - uma "poça" de água parada e amarela que só recomendo consumir se filtrar + clorar/ferver. A partir desse ponto, a trilha é praticamente inteira em rampões de aderência e exposição, que são bem mais fáceis de vencer estando sem as cargueiras, apesar de outras áreas de camping pelo caminho (e no cume).

A chuva que era prevista acabou não vindo; na verdade, uma bela tarde azul veio nos dar boas vindas já próximo ao cume! Lá, fotos, comemorações, assinatura do livro e aquela sensação de "vitória" - lembrando que o cume é só a metade do caminho.

Retornamos pelo mesmo caminho já que decidimos assistir o por do sol perto do camping - descer escuro é um risco que não vale a pena... No camping, aguardamos o por do sol e preparamos nossos jantares. O vento havia reduzido e a previsão de chuva para a noite nos deixava apreensivos para a descida.

Dormimos cedo e no dia seguinte, mais tempo bonito. Enquanto tomávamos café e desmontávamos as barracas, as nuvens pesadas começaram a chegar. Descemos sem chuva com cuidado pelos lances mais inclinados, o que é muito bom!

Meio dia, ainda sem chuvas, chegamos ao Refúgio Marins. Lá, o restaurante estava funcionando e fizemos uma deliciosa refeição de comida no fogão a lenha....

O assunto do almoço não poderia ser outro além do Marins e , claro, programação para novas trilhas! Nos despedimos da Pa e Bru e retornamos eu, Carol e Nicolas para casa!

**** OUTROS LOGS ****

- Trilha do Itaguaré 2022:

- Travessia Marins X Itaguaré 2021:

- Camping base Marins 2021:

PictographCar park Altitude 5,131 ft

Refúgio Marins

Aqui paramos o carro para iniciar a trilha. É cobrado R$40 por veículo. Há opção de restaurante muito bem vinda na volta.

Morro do Careca

Morro com pequena área de camping.

Portal

Ponto entre duas pedras conhecido como Portal A partir desse ponto, mais dificuldade na trilha.

Esquerda no paredão

PictographRisk Altitude 6,763 ft

Rampão 1

Aqui subir por aderência ou pela trilha ao lado direito. Bastante cuidado.

PictographRisk Altitude 6,948 ft

Aqui subir a canaleta e Rampão

PictographRisk Altitude 7,270 ft

Elevador

Aqui é conhecido como Elevador. Apesar da inclinação, bons pés e mãos. Em caso de receio, subir sem as cargueiras e içar as mesmas (cordelete de 10m é suficiente).

PictographCampsite Altitude 7,320 ft

Camping 1

Primeira área de camping e a que gosto de montar acampamento

Maior área de camping do Marins.

Ponto de água do Marins. Essa água é parada e bem amarelada. Se for consumir, recomendo filtrar + cloro ou fervura. Mais acima (em direção ao Marinzinho) tende a ser um pouco melhor.

PictographCampsite Altitude 7,710 ft

PictographCampsite Altitude 7,945 ft

Área de camping

Cume!

Cume do Marins, com seu livro e vista maravilhosa

• brunoepaah Aug 25, 2023

Parceiros para vida! Role dos sonhos !!

VaTrilhar (mv_mao) Aug 25, 2023

Foi perfeito né

• Photo of Carolina Coelho Varella
    Carolina Coelho Varella Aug 28, 2023

Esse lugar é muito especial pra gente! Marins é um espetáculo

Apesar de ser uma trilha bem famosa e acessível, acho que é um percurso difícil, técnico e que exige alguma experiência do participante. Incluindo os equipamentos adequados e orientações pra fazer o mínimo impacto. O lugar merece pelo menos uma visita anual. Vista linda demais.

• Photo of andrei.humel
    andrei.humel Sep 4, 2023

Ótima a demarcação dos pontos, ajudou em muito.

VaTrilhar (mv_mao) Sep 4, 2023

Que bom Andrei! Lindo demais né

• Photo of Leo Finotti
    Leo Finotti Sep 9, 2023

Fala pessoal tudo certo?! Estou em um projeto para ir até o pico dos Marins/Itaguare…

Poderiam me resumir o que seria necessário para ir até piquete e logo após o refúgio dos marins (acampamento) e se é necessário o pagamento de alguma taxa ou ingresso para ingressar a trilha…

Se não me engano a serra fina é sim necessário o pagamento de alguma taxa… porém não tenho consciência da serra da mantiqueira…

• Photo of lgpsantana
    lgpsantana Apr 1, 2024

Muito legal a forma que você relatou o rolê. Já fui algumas vezes e li como se estivesse aí!