Pico dos Marins

one day 2 hours 32 minutes
May 21, 2023
May 2023

near Queimada, Minas Gerais (Brazil)

fizemos essa trip entre 4 amigos chegando a piquete tem dois caminhos para iniciar a trilha um mais curto porem seu carro tem de ter uma tração boa pra subir uma 4x4 por exemplo e tem um outro caminho coisa de 15 km mais longo porem mais tranquilo ...

começamos por volta das 11:00 da manha não pegamos muito sol ,a trilha começa por mata bem demarcada só seguir reto toda vida desviando de algumas árvores apenas. bem arborizado trilha delicinha até a metade é mamão com açúcar, a coisa começa a pegar depois da foto ai onde tem um golfinho de pedra pq são trechos de escalaminhada porem uma escalaminhada sem muito apoio e escorregadio qualquer erro pode ser fatal ...
depois desse trecho é só trepa pedra, para quem tem medo de altura pode ser complicado eu particularmente não tenho medo, mas por não ter noções de escalada tive certa dificuldade para subir porem tínhamos um experiente no grupo oque foi crucial para que eu conseguisse finalizar . subimos e subimos em ritmo tranquilo porem no cume estava cheio sem espaço para montar as barracas montamos mais abaixo e deixamos para atacar o cume na madrugada para ver o nascer do sol o céu estava lindo estrelado pegamos um lindo por do sol a noite fez bastante frio e vento
acordamos as 4 e fomos atacar o cume foi uma subida rápida porem bem técnica onde é necessário muita atenção
chegamos antes do nascer um vento bem forte e frio porem um visual de tirar o fôlego que vale cada perrengue ficamos um tempinho assinamos o livro e descemos a descida é mais tranquila num geral menos cansativa mas é importante estar atento

recomendações

* agua pode pegar na base antes de subir porem leve agua suficiente pois não tem pontos fáceis media de 4 litros se for acampar

* anorack e segunda pele touca e luvas são necessárias lá em cima
* segunda pele para subir
*bastão de caminhada
*ténis ou bota de boa aderência em rocha
* protetor labial (lábios cortam muito)
*meu saco de dormir de 5 a 12 aguentou tranquilo
* barraca boa resistente ao vento preferencialmente de montanha
*barrinhas de cereal amendoim snacks rápidos para a subida
*isotonicos bem vindos cápsulas de sal também
*não faça se não tiver noçoes de trilha ou extremo medo de altura
*balanclava no cume ou mascara tras conforto

depois desse trecho que começa a ficar dificil