Pico dos Marins (02-SET-2017)

March 2, 2018
September 2017

near Embu-Mirim, São Paulo (Brazil)

A trilha para o Pico dos Marins considero difícil, pois grande parte dela é feita na pedreira, inclusive algumas vezes você precisará fazer escaladas. A trilha na pedra não é bem definida, portanto é fácil se perder e assim, você pode sair da trilha. Existem diversas marcações com setas, às vezes ela pode confundir um pouco, fique atento as direções.

Procurando por outras fontes, você irá notar que todos chamam esta trilha de escalaminhada, só entendi quando fiz a trilha, pois realmente você precisará subir nas pedras para chegar em alguns acessos.

Um ponto importante a considerar é o horário de início da trilha, pois qualquer atraso poderá resultar em retornar no escuro, o que pode se tornar um grande perigo se não tiver experiência.

A distância é mediana, porém leva-se muito tempo para realizá-la devido as dificuldades da subida.

Sugiro sempre fazê-la em grupos, pois assim um ajuda o outro. Assim como recebi dicas, também recomendo levar 1) uma corda de pelo menos 10 metros para ajudar na escalada (se for preciso) ou para ajudar aos outros que estiverem com você, 2) luva, pois você precisará se apoiar bastante para subir nas pedras e 3) muita água, pelo menos 2 litros. Só existe um ponto de hidratação e é logo no começo. A trilha é em terreno aberto, portanto não existe abrigo do sol.

Meu ponto de partida e fim da trilha variaram, pois esqueci de desativar o GPS ao chegar no estacionamento da Base dos Marins - meu carro não subiu e tive que seguir a pé. Considere a distância partindo e terminando no estacionamento.

*** Atenção ao ponto de início da trilha que sai da Base do Marins, pois dependendo do GPS, ele poderá te enviar para um outro lugar ou acesso. ***

PictographCar park Altitude 4,137 ft

Ponto de Água

• Photo of josetorresgneto
    josetorresgneto Apr 21, 2018

Bom dia Tiago, beleza?! vc sabe dizer se pode acampar no estacionamento ou bem próximo dele?

• Photo of Tiago Redondo
    Tiago Redondo Apr 21, 2018

Oi José, tudo beleza. Não posso te garantir que não pode, mas certeza que não vi ninguém acampado no estacionamento e nem ao redor. Fico devendo essa. O povo acampa lá no pico mesmo. Um abraço.

• Photo of Lucas Santana
    Lucas Santana May 15, 2018

Boa amigo. Uma curiosidade, percebi que eu estava na montanha neste mesmo dia olhando suas fotos aqui, uma delas do estacionamento que você tirou, o meu carro aparece! rs.
    Abraço e boas trilhas.

• Photo of Tiago Redondo
    Tiago Redondo May 15, 2018

Caramba, que consciência! Enfim, foi muito boa trilha apesar de meu carro não ter chego no estacionamento - subi a pé mesmo. Abraços e boas trilhas para você também.