Pico do Lopo trilha noturna

September 18, 2023
September 2023

near Extrema, Minas Gerais (Brazil)

O Pico Lopo com seus 1.700 metros de altitude fica localizado na Serra da Mantiqueira em Extrema MG tendo uma vista incrível ampla de 360°dando pra ver a represa do Jaguari ao sul, Serra do Itapeva e Vale do Jaguari, olhando aos extremos é possível ver a Cidade de Joanópolis e a oeste a vizinha Serra das anhumas.

Levar pequenos lanches, água, ir com roupa adequada, há ambientes de escalaminhada então ter um bom condicionamento físico é ideal.
Para quem quer treinar para trilhas de maior dificuldade é ótimo. E para quem quer iniciar no montanhismo.

Fizemos a trilha noturna para ver o nascer do sol no Pico do Lopo.

Início da trilha.

Cume e livro

Para fazer a ascensão no cume precisa de equipamentos de escalada. O livro de cume faz parte da cultura do montanhismo brasileiro.Trata-se de um livro, na verdade é um caderno, que é colocado no cume de uma montanha, para que os aventureiros deixem o seu registro de conquista.

Pedra dos Cabritos

Na volta passamos na Pedra dos Cabritos. A Pedra dos Cabritos é um afloramento rochoso granitico rodeado por vegetação de Floresta Atlântica. É um dos atrativos que compõem a trilha da Pedra das Flores/Cume. Desta pedra é possível avistar a Pedra das Flores, Pedra do Cume e a Represa do Rio Jaguari. A represa do rio Jaguari compõem o Sistema Cantareira, de abastecimento de água de 50% da região Metropolitana de São Paulo.