Pico do Jaraguá - Trilha da Bica + Trilha do pai Zé

Photo ofPico do Jaraguá - Trilha da Bica + Trilha do pai Zé Photo ofPico do Jaraguá - Trilha da Bica + Trilha do pai Zé Photo ofPico do Jaraguá - Trilha da Bica + Trilha do pai Zé

March 26, 2023
March 2023

•   3.7 1 review

near Bairro Jaraguá, São Paulo (Brazil)

Pico do Jaraguá - Trilha da Bica + Trilha do pai Zé
Subida com os desbravadores

Dessa vez de transporte público, descemos na estação Vila Clarice na linha Rubi e seguimos sentido parque (acrescentar 1,5km - pode ser feito de ônibus tbm)
O acesso ao parque é gratuito, ao longo do caminho já vemos a sinalização para a trilha da bica e a trilha do pai Zé, a entrada pra da bica fica no caminho pra do pai Zé.
Seguimos na trilha das orquídeas, onde logo avistamos o portal pra trilha da bica, trilha curta, rapidamente chegamos a “bica” que é o final da trilha, voltamos e continuamos sentido a do pai Zé que é a trilha principal e que da acesso ao pico.
Trilha auto guiada, possui uma estrutura básica onde maior parte conta com degraus rústicos feitos para ajudar na locomoção, sendo larga e bem bonita, uma ótima opção para iniciantes ou para quem queira se conectar com a natureza em um dia que esteja com tempo.

Na parte de cima ao final da trilha, estrutura de sanitários e barraquinhas de lanche, da pra levar as crianças e curtir um ótimo dia tranquilo longe do barulho da cidade.
Aproveite o rolê e boa trilha.

O ponto mais alto do município de São Paulo se ergue a 1.135 metros de altitude. Fica dentro do Parque Estadual do Jaraguá, que constitui uma das poucas reservas naturais de mata atlântica ainda existente. Foi criado em 1961, mas sua história começa sessenta anos após o descobrimento do Brasil, quando Luís Martins e Braz Cubas descobriram indícios de ouro no sopé do morro.

A região ficou conhecida como Fazenda Jaraguá e teve muitos donos até ser incorporada ao patrimônio público em 1939. Um ano após, começaram os planos para dinamizar o turismo na região, que incluía até mesmo a construção de um hotel e um zoológico. A estrada que dá acesso ao morro veio em 1952, construída por Lucas Nogueira Garcez. O plano de um teleférico foi feito, porém nunca realizado. Hoje além da estrada é possível chegar ao topo por uma trilha. Duas antenas de transmissão no topo permitem uma vista ainda mais panorâmica da capital paulista.

#trilhaslimpas

PictographCar park Altitude 2,566 ft

PictographInformation point Altitude 2,644 ft

PictographInformation point Altitude 2,641 ft

Bica (Fim trilha da bica)

PictographInformation point Altitude 2,631 ft

PictographInformation point Altitude 2,569 ft

• Photo of Carina M S
    Carina M S Jul 9, 2023

Gosto desta trilha p treino, o percuso é bonito e arborizado, infelizmente o final dela tem uma paisagem da cidade cinza