Pico do Garrafão, Esplanada e Itapanhau ( Biritiba Mirim )

Photo ofPico do Garrafão, Esplanada e Itapanhau ( Biritiba Mirim ) Photo ofPico do Garrafão, Esplanada e Itapanhau ( Biritiba Mirim ) Photo ofPico do Garrafão, Esplanada e Itapanhau ( Biritiba Mirim )

Very difficult
April 29, 2019
April 2019

near Manuel Ferreira, São Paulo (Brazil)

Caminhada entre três conhecidos picos de Biritiba
Pico esplanada
Pico Garrafão
Pico Itapanhau

Não recomendado a quem não está preparado para o tipo de caminhada, existem diversos trechos que você tem que descer pedras íngremes com vegetação, varar mato e por algumas vezes perde a trilha porque em si boa parte é meio confusa ( esteja ciente de tudo isso ) também necessita de um bom prepara física, pois exige em torno de 940 metros de ganho de elevação total ( alguns trechos é muito complexo ) evite ir sozinho e vá muito cedo.

No caminho vimos algumas pegadas de onça em diversas partes, principalmente nas áreas mais remotas.

Leve um lanche bem reforçado e uma quantidade de água razoável, na trilha existem diversos pontos também com água.

No mais, boa trilha e muito cuidado.

Rancho Dona Maria

Água potável

Trilha para Esplanada, esquerda

Direita

Água

Pico esplanada

Do esplanada até aqui muito vara mato, tenha cuidado, muita descida íngreme ( cuidado )

Direita segue para Torre Itapanhau

Depois da bifurcação mantenha a direita para pegar a trilha certa

Água 20 metros atrás

PictographPhoto Altitude 0 ft

Iríamos para o Gavião ( trilha a esquerda ) abortamos devido a forte chuva e retornamos na estrada pegando a direita

• Photo of Aventureiro
    Aventureiro May 27, 2019

Boa noite Rafael será que não tem uma trilha direta do Garrafão pro Esplanada , vc chegou a dar uma explorada , olhando aqui pelo Google parece que tem acesso..o que acha?

• Photo of RAFAELCARDOOZO
    RAFAELCARDOOZO May 27, 2019

Olá, tudo bom? Então amigo, a única maneira de chegar do Garrafão até o Esplanada é pela trilha que leva até a Torre do Itapanhau ( próxima a entrada do Garrafão ) não existe trilha que liga os dois picos direto, só no vara mato mesmo pra cortar caminho.. mas é meio complicado