Pico do Baepi - segunda subida

May 8, 2023
May 2023

near Ilhabela, São Paulo (Brazil)

Esta foi a segunda vez que subimos a trilha do Baepi.
O Pico do Baepi com certeza é o mais famoso de Ilhabela, mesmo não sendo o mais alto. Com 1.048 metros de altitude é o sétimo maior pico da ilha. Pelo caminho, é possível admirar diversas espécies da fauna da região, além do prazer de estar o tempo todo rodeado da mais pura Mata Atlântica.
Lá de cima, você terá uma visão privilegiada de quase 360º, onde é possível ver a Serra do Mar, o Arquipélago de Alcatrazes, diversos outros picos, como o da Serraria, além de uma maravilhosa vista do Canal de São Sebastião, que separa São Sebastião de Ilhabela. Olhando para o lado da ilha, do Mirante Leste, é possível admirar todo o vale esverdeado de mata que se estende até os outros morros de Ilhabela. Olhando para o canal, do Mirante Sul, é possível admirar todo o contorno da ilha, observar a cidade e o mar e o no outro lado do canal São Sebastião, Caraguatatuba e as montanhas da Serra do Mar.

A trilha do Pico do Baepi está inserida no Parque Estadual de Ilhabela e sua visitação segue as regras do Parque. A trilha se inicia na Portaria do Parque no final da Rua Morro da Cruz. O horário de visitação é das 7 às 17 horas. A visitação está sujeita às regras dos Parques Estaduais, que durante o estado de calamidade pública provocado pela pandemia do coronavírus a liberação da trilha depende da fase que o Estado está enfrentando. Para acessar a trilha é necessária de contratação de guia credenciado. A exceção é para os residentes da Ilha e seus familiares que são isentos de contratar guias.

Iniciamos a trilha às 8h30m após fazer o registro na portaria do Parque. O trecho inicial da trilha é de sapezal (gramínea de porte médio), após caminhar 600 metros já chegamos no mirante do sapezal, ali já temos uma linda vista do canal, da Cidade de São Sebastião, Serra do Mar e parte do litoral da ilha.
Continuamos mais 600 metros e se inicia a mata, que no começo possui árvores de pequeno porte e conforme vamos caminhando encontramos árvores cada vez maiores. Essa mudança no tipo de vegetação e porte das árvores indica as áreas que já foram desmatadas e o nível de recuperação atual. Durante a subida observamos que com o aumento da altitude o porte das árvores chamam a atenção. Aparentemente a mata nas altitudes superiores a 600 metros é original, e as grandes árvores caídas se devem a fenômenos naturais. Podemos ter uma boa ideia de como era nossa Mata Atlântica antes da colonização.
Voltando à trilha, logo que entramos na matinha o percurso começa a descer e antes de iniciar a subida existe uma trilha pouco demarcada que segue para a direita, o Pico está à esquerda. Agora a subida se inicia leve e conforme avançamos vai ficando mais inclinada, e assim vamos ganhando altitude. Na cota 600 (600 m de altitude) a trilha fica um pouco mais íngreme, a inclinação da trilha piora na cota 800 e a partir da cota 900 temos os trechos com escalaminhadas. Da cota 600 até a cota 1000 tem apenas 1 km de trilha para um desnível de 400 metros. Mesmo com toda essa inclinação a trilha não é uma trilha tecnicamente difícil, trata-se de uma trilha manejada, possui degraus e corrimão em vários trechos e nos trechos mais complicados instalaram escadas de madeira para transpor as pedras maiores, no acesso ao Mirante Sul, além das escadas, instalaram uma passarela num ponto que seria intransponível para a maioria dos visitantes, inclusive para mim, eu não arriscaria saltar uma fenda de 1,5 metro de largura e talvez 15 metros de profundidade.
Ao chegar ao cume encontramos uma bifurcação: à direita temos acesso ao Mirante Leste de onde se avista o interior da ilha e à esquerda o acesso ao Mirante da Pedra Sul de onde se avista o canal, as praias da ilha, São Sebastião, Caraguatatuba e em dias sem névoa pode-se avistar o arquipélago de Alcatrazes. Hoje mesmo com o céu azul sem nenhuma nuvem não foi possível avistar o arquipélago. A vista lá de cima é espetacular, vale o esforço pra subir.
Após um tempo curtindo a vista e fazendo um lanchinho iniciamos a descida. Na descida é preciso aumentar a atenção, e tomar mais cuidado para evitar lesões. A descida foi só um pouco mais rápido que a subida, 30 min a menos, numa trilha menos acidentada essa diferença de tempo seria maior.
A classificação da dificuldade técnica da trilha como moderada não significa que em termos de esforço físico esta trilha seja moderada, esta é uma trilha muito exigente em preparo físico.
Alerta: Fique atento por onde pisa, você estará caminhando pela Mata Atlântica e ali é habitat de cobras peçonhentas como a jararaca e a coral. Sempre peço que ao encontrar alguma não a mate, se for necessário tire-a do caminho com algum galho longo, NUNCA MATE. Elas estão em suas casas.
Dicas:
Esta trilha não possui pontos de água, sugiro levar no mínimo 1,5 litro por pessoa, no verão até mais. Lanche de trilha também é importante para manter o nível de energia.
Uma bota de caminhada ou tênis de trilha também é um item importante, tênis comum não tem boa aderência e pode provocar quedas, chinelo é uma péssima opção deixa seus pés completamente desprotegidos inclusive de picadas de cobras.

Trilha gravada com iPhone, por isso não está bem definida e a distância total ficou maior que o real. Para seguir ou ter uma melhor visão da trilha veja o tracklog que gravei com Garmin Etrex 32x:

PictographTree Altitude 1,788 ft

PictographFlora Altitude 3,094 ft

Flora

Falso Cume

Interseção

Interseção

• Photo of Andre Goes
    Andre Goes May 10, 2023

Fala rapaz, tudo bem? Como está a subida no Baepi, sobre a fiscalização? Tem que agendar? Obrigado

• Photo of aacoelho
    aacoelho May 10, 2023

Olá Andre
    Pra subir o Baepi o parque obriga a contratação de guia, não precisa agendar. Tem fiscalização na entrada da trilha, eles ficam lá a partir das 7 horas da manhã.