Photo ofPico da Tijuca - Tijuca Mirim e Andaraí Maior via Vale dos Ciganos (trecho 11 da Transcarioca) Photo ofPico da Tijuca - Tijuca Mirim e Andaraí Maior via Vale dos Ciganos (trecho 11 da Transcarioca) Photo ofPico da Tijuca - Tijuca Mirim e Andaraí Maior via Vale dos Ciganos (trecho 11 da Transcarioca)

June 26, 2017
June 2017

near Engenho da Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Era muito grande a ansiedade para percorrer este trecho da Transcarioca, pois além de ter trabalhado como voluntário na sinalização desta trilha, esta longa travessia daria as boas vindas ao querido Parque Nacional da Tijuca, que durante longos anos foi praticamente o quintal de minha casa, onde cultivei pela primeira vez o amor pelas trilhas e pela natureza.

Depois de passar seis meses afastado, explorando o até então praticamente desconhecido Parque Estadual da Pedra Branca, a transcarioca me trazia de volta ao Parque, que neste curto período parecia ter passado por profundas melhorias, registradas nas fotos de outros colegas.

Estava ansioso para ver estas melhorias na sinalização e no trânsito das trilhas, e para percorrer totalmente um trecho que dificilmente é superado por outro em intensidade e variedade de atrações.

Monumentos históricos, sítios arqueológicos importantes, belíssimas cachoeiras, matas exuberantes e mirantes de tirar o fôlego. Um cardápio variado para satisfazer à todos os gostos. Sou suspeito para exaltar as belezas deste trecho, justamente por ter colaborado na sua sinalização, mas as imagens valem mais do que mil palavras e confirmam que não estou exagerando!

Duas observações importantes: Depois de passar o Lajeado o GPS começou a falhar justamente num trecho de difícil orientação, pois eu estava numa área de floresta muito densa e escura. Mas fitas vermelhas amarradas aos troncos indicam o caminho certo.

E justamente no Pico da Tijuca esqueci de inserir um marcador. O local que está descrito como sendo o do pico, na verdade fica na base da escadaria que dá acesso ao mesmo e foi inserido aí para indicar o início da trilha que desce para os contrafortes do pico.

Ruinas

PictographWaterfall Altitude 400 ft

Represa

PictographFountain Altitude 591 ft

Represa de 1906

PictographFountain Altitude 633 ft

Represa dos Ciganos

Proibido se banhar no local ou em qualquer represa da região.

Rio dos Ciganos

PictographWaterfall Altitude 692 ft

Cachoeira do assento

Subir o rio

Atravessar o rio ⏩

PictographWaterfall Altitude 715 ft

Cachoeira do Ramalho

Encontro dos rios das pacas e ciganos

Em frente

Esquerda (subir)

Andaraí Maior

PictographGeocache Altitude 2,848 ft

Contornar o paredão de rocha

Esquerda Tijuca Mirim

Pico da Tijuca Mirim

Pico da Tijuca

Inseri este marcador para indicar o início da trilha dos contrafortes do pico da Tijuca. Evidentemente que o pico está localizado no final da escadaria.