Pico da Neblina (parte 4 de 8) - Outubro 2019

October 2019

near somewhere (World)

LOGÍSTICA (AYRCA)
Ao chegar em Maturacá, a voadeira atraca na frente da sede da AYRCA e ali mesmo vc deverá pernoitar. Instalação precária, sem banheiros nem cozinha. Acampará na varanda da casa, de frente para o rio. Em nosso caso, militar que sou, ficamos alojados no Pelotão do Exército. Esse ponto é falho para a Associação mas acredito que deverá ser solucionado (não sei os custos para ficar na casa de algum morador).
-pagamento dos carregadores + carregadores de cume + guia de cume = você irá acertar outra vez com a AYRCA. Os preços estão no Plano de Visitação. Existe o “carregado" e também o “carregador que sobe até o Pico”.
-pagamento da taxa da AYRCA = assim que vc chega em Maturacá, para a taxa que deve girar em torno de R$5.000,00 (cinco mil reais para o grupo). Nós não pagamos esse valor, pois estávamos dentro de um "pacote" de trabalho de fotografia do meu amigo .
-pagamento do piloteiro (600 reais) + proeiro (400 reais) que te trouxe e que vai te levar de volta pra SGC ao final da aventura.
-conferência do combustível que será utilizado.
-contato do Presidente da Associação em 2019, o Yanonami Zé Mário = (97)996.116.859
LOGÍSTICA (comida)
Gastamos R$300,00 cada um e algumas coisas sobraram e outras faltaram, justamente por não termos as dicas abaixo.
Esses gêneros alimentícios que a equipe irá consumir deverão ser comprados em São Gabriel da Cachoeira (existem vários locais para tal) e uma pequena parte em Maturacá, com os Yanonamis, fortalecendo a economia local do indígenas e da cidade, que é um dos pilares das trilhas de longo curso no Brasil.

a)No café da manhã= macaxeira e cará + linguiça + biscoito salgado + café com leite
b)No almoço/lanche (eles chamam de “merenda”) = o famoso “farofão”, preparado na noite anterior e servido em sacos plásticos individuais, no início da trilha no dia seguinte, para cada um comer na hora que der vontade. Leve uma garrafa PET de 1 litro, individual, para fazer seu suco "particular". O ideal é que tenha suco em pó na compra “coletiva" mas que vc tenha também o seu suco em pó “particular".
c)No jantar= arroz + feijão + macarrão + carne e goiabada de sobremesa.
d)Na ceia (dentro da sua barraca)= biscoito de chocolate ou coisa parecida, que foi carregado por vc na sua mochila (caso carregue junto com a compra “coletiva”, não vai durar muito).

Sugestão de lista de compras:
-Arroz.
-Feijão (sim, os Yanonamis levam uma panela de pressão no “jamanxin”/mochila deles).
-Macarrão + molho de tomate (eu prefiro alho e óleo, mas…).
-Açúcar.
-Sal.
-Óleo.
-Cebola.
-Alho
-Suco em pó (Tang).
-Carne de sol.
-Linguiça.
-Cup Noodles (é só colocar água quente e tá pronto).
-Café solúvel (para todos os dias - os guias levam uma garrafa térmica pro café).
-Leite em pó (reservado para os 2 dias no campo base, pois é mais frio).
-Chocolate em pó (para os dias no campo base).
-Biscoito Cream Craker para o café da manhã.
-Biscoito “rosquinhas” para o café da manhã.
-Biscoito doce (na sua mochila).
-Leite condensado (na sua mochila).
-Goiabada (sobremesa coletiva do jantar e pra ser misturada no farofão).
-Farinha de mandioca, em Maturacá (fazer um farofão de noite, para o almoço do dia seguinte, com linguiça + farinha + cebola + goiabada picada).
-Farinha pra comer no jantar (os Yanonamis “adoram" farinha, leve bastante).
-macaxeira, cará, abacaxi e farinha deve ser comprado em Maturacá.
-maçã apenas para os primeiros dois dias (dividir pra cada um levar na sua mochila).
-sacos plásticos pequenos descartáveis para o farofão.
-material de limpeza (esponja, bombril, detergente, sabão em barra)
PARTE 05 NO LINK =

Acampamento Irokae Alt97m FimDia01

IROKAE = Macaco Guariba em Yanonami

Camp Yanonamis

Cruza Rio

Camp Polar Alt107m

Tem o nome devido a uma latinha de Cerveja Polar que ficava no local.

Parada D1

Pinguela

Igarapé TUKANO

Canal Maturacá (BIF)

Porto Alt95m

Foz Igarapé Tucano 89m

• Photo of Paulo Henrique Bodnar
    Paulo Henrique Bodnar Dec 27, 2020

Você que tem que providenciar a comida do carregador e do Guia em São Gabriel da Cachoeira, eles não levam nada, no máximo farinha. Já tem que ir deixando as comidas que voce for utilizar na volta, penduradas no galho da árvore, longe do tronco e do chão, bem embrulhada, para não dar cheiro.