Pico da Lagoinha - Maricá/RJ

October 15, 2015
August 2015

near Manuel Ribajo, Rio de Janeiro (Brazil)

Trilha com um visual muito bonito dos vales e montanhas de Maricá. Apesar de ser uma trilha de fácil orientação, possui fortes subidas e um desnível considerável, partindo praticamente do nível do mar e chegando a 800m de altura.

A trilha começa na localidade de Espraiado, onde existe uma cachoeira (que está mais para um poço) de mesmo nome. Perto das cachoeiras existem alguns bares, podendo estacionar o carro ali perto. O caminho vai seguindo por uma estradinha/trilha que levam a diferentes propriedades. Em determinado momento vai aparecer um acesso à esquerda onde é possível cruzar o rio e chegar numa casa. A trilha começa perto da casa, à direita e sempre subindo. Esta trilha também é bastante usada por motos, o que fica evidenciado pelo grande desgaste em alguns pontos. Ficar atento ao barulho para não ser atropelado pelos malucos.

Após a parte de mata vem em seguida um grande trecho aberto e bem inclinado que nos levará à um descampado com uma bela vista. Deste descampado já vemos o pico da Lagoinha e outros ao redor, com bastante opção de variação de trilhas. Dali também é possivel continuar até a localidade de Tomascar, fazendo uma travessia muito bonita.

A trilha para o pico é bastante íngreme, e o topo não possui uma visão 360, mas possui um belo mirante que vale a pena. Dali é possível continuar a trilha e seguir pela crista até a pista de salto de asa delta em Sampaio Correia, uma bela travessia. Além disso, são ótimos treinos de trail run.

CARRO

RIO2

• Photo of aryrangel
    aryrangel Nov 3, 2015

Amigo, esse não é o pico da lagoinha, ali é o pico da divisa que divide os municipios. O pico da lagoinha é o que tem ao lado e é ligeiramente mais alto, e bem mais largo. Muita gente faz a mesma confusão porque tem um site de trilhas que colocou ele como sendo o pico da lagoinha e depois disso várias pessoas que fazem a trilha acham que foram no lagoinha quando na realidade foi no pico da divisa, além disso na carta topográfica também consta erradamente os picos sendo que o lagoinha é o mais alto da região e na própria carta aparece o do lado como mais alto porém colocaram o nome lagoinha no mais baixo e ficou errado. Pouco antes do cume tem uma pequena lagoa que não enche muito e fica na maior parte do tempo seca ou quase seca, só dá para ver a lagoa se for época de chuva pois ela não acumula muita água e seca logo. Abraço

• rcnog3 Jul 4, 2022

A trilha possui algumas bifurçações sendo recomendável acompanhar no GPS. Sem qualquer sinalização, a não no início. No fim de semana, na parte inclinada, a trilha é muito usada por trilheiros de moto, o que exige cuidado constante, pois se quando sobem conseguimos escutar, quando eles descem desligados fica bem mais difícil. As motos provocam muitas cavas profundas, o que prejudica o caminhar.
    A subida em alguns trechos é bem forte, indicando o uso de calçados apropriados para nâo escorregar e o uso de bastão de apoio.
    Bela visão de região de Maricá e das montanhas ao redor.