Pico Caratuva - Serra do Ibitiraquire/PR

Photo ofPico Caratuva - Serra do Ibitiraquire/PR Photo ofPico Caratuva - Serra do Ibitiraquire/PR Photo ofPico Caratuva - Serra do Ibitiraquire/PR

one day 4 hours 33 minutes
2039
April 29, 2024
April 2024

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Pico Caratuva - Serra do Ibitiraquire/PR

2º Maior Pico do Sul - 1860m

Começamos a trilha pela fazenda Pico Paraná (também pode ser iniciada pela fazenda Rio das Pedras), onde logo no começo na portaria tem estrutura com banheiros, e também para banho (e que vende um baita pastel).

A trilha é bem demarcada e bem tranquila no começo, apenas subida mas tranquila, o primeiro ponto que a trilha começa a mudar é quando chegamos no Morro do Getúlio, onde começa a ficar mais fechada (e é um ponto plano então serve de descanso), seguimos adiante onde temos as placas onde podemos escolher qual pico vamos de acordo com suas placas indicativas. Nesse ponto optamos por subir até começo da trilha do itapiroca para poder coletar água em uma fonte confiável, por um esquecimento não coloquei a fonte no wikiloc, mas é o trecho seguindo o itapiroca (da pra ver o desvio no log), é uma bica que a água é ótima!
Voltamos as placas e seguimos sentido Caratuva, e a partir dali sim a trilha começa a ficar mais interessante (sem muitas dificuldades técnicas, mas fica legal).
Chegando ao cume que fica praticamente do lado das antenas, assinamos o livro e atrás já temos a área de camping, muito grande por sinal.
Para quem for ficar por ali bom camping, e ali também se inicia a "Via da Conquista" que tem como destino o Pico Paraná (tenho ela em outro log).

Bom rolê e preserve o local!

PictographCar park Altitude 3,189 ft

Opção de estacionamento (quando lota o primeiro)

PictographCar park Altitude 3,199 ft

Estacionamento e Portaria

Entrada principal da Fazenda Pico Paraná

Aqui podemos andar uns 15 minutos para ver a cachoeira, ou optar por seguir a trilha

Aqui é onde os caminhos se encontram da fazenda Pico Paraná e da fazenda Rio das Pedras

Mirante do Getúlio

Morro do Getúlio

Placas (As famosas Placas)

Trilha Caratuva (Placa Amarela) Fonte de água (sentido Itapiroca)