Pico Caratuva - Fazenda Pico Paraná (ida e volta)

Photo ofPico Caratuva - Fazenda Pico Paraná (ida e volta) Photo ofPico Caratuva - Fazenda Pico Paraná (ida e volta) Photo ofPico Caratuva - Fazenda Pico Paraná (ida e volta)

July 1, 2023
July 2023

near Sítio Cerro Verde, Paraná (Brazil)

Início da trilha no estacionamento da Fazenda Pico Paraná. O pessoal cuida do acesso há anos! Preço Julho 2023 R$10/pessoa para estacionamento, cadastro para segurança, informações, cachoeiras, camping, torneiras e banheiro simples com chuveiro.

A primeira parte da trilha é comum para todos os picos, uma subida constante de aproximadamente 3,5km até uma bifurcação com uma placa que indica a direção de cada pico. Essa trilha tem boa manutenção e é quase toda pela mata, até se abrir no Morro do Getúlio e depois continuar pela mata, onde logo estara a placa da bifurcação.

Da placa, seguimos para o Pico Caratuva por uma subida bem forte e fechada por aproximadamente 1,5km. Algumas pedras altas precisam de mais cuidado e alguns trechos curtinhos tem cordas pra ajudar.

- Trilha quase toda sem sinal 4g, mas em poucos trechos, principalmente no pico, pode ter.

- Não deixe lixo na trilha, preserve! Infelizmente, vimos muito papel higiênico, absorventes e resto de alimentos no chão.

- Leve água e alimentos.

- Leve chapéu, protetor solar, casaco e lanterna. Luva também pode ser útil para apoiar nas pedras e troncos nos trechos de subida e descida íngreme. Cuidado ao se apoiar, avistamos taturanas pelo trajeto.