Pico Capivari Grande e Mirante Pedra da Bigorna - 06/03/2022

Photo ofPico Capivari Grande e Mirante Pedra da Bigorna - 06/03/2022 Photo ofPico Capivari Grande e Mirante Pedra da Bigorna - 06/03/2022 Photo ofPico Capivari Grande e Mirante Pedra da Bigorna - 06/03/2022

5 hours
March 6, 2022
March 2022

near Ribeirão Grande, Paraná (Brazil)

Ataque ao Pico Capivari Grande, altitude de 1.676 metros, localizado na região de Campina Grande do Sul no Paraná, faz parte da cadeia de montanhas chamada Serra do Mar.
Atualmente, devido as condições da estrada, pode haver dificuldade para subir com um veículo de tração 4X2 até as torres. A subida das torres até o pico dura em torno de 2 horas em uma passada mais lenta. No pico à leste é possível observar a Baía de Antonina, já à oeste pode-se ver parte da Rodovia Régis Bittencourt que é um trecho da BR-116.
Retorno passamos na Pedra da Bigorna, ótima vista para o PP.
Todo percurso está bem marcado e bem identificado, tanto a ida para Capivari Grande e retorno pela Pedra da Bigorna.
Não possui estacionamento particular, deixamos o veículo no Posto bem próximo do início da trilha.
Caso queira subir com o veículo, possuí um local na base das torres que pode estacionar o veículo.

-- Dica --
- Veiculo 4x2 baixo ou altura normal terá dificuldade para subir.
- Veículo 4x4 ou 4x2 tração traseira tranquilo.

--SEJA RESPONSÁVEL--
- Você é o principal responsável por sua saúde e segurança. Preste atenção onde pisa, onde senta e onde se segura. Cobras, aranhas e outros animais potencialmente perigosos geralmente são encontrados na área e constituem riscos reais em qualquer área natural, especialmente nas estações de primavera e verão.

- Traga todo o seu lixo de volta.
- Não desmate, não tire plantas nativas.
- Não faça fogueiras.

--Avaliação da trilha--
Dificuldade Física: Fácil
Dificuldade Técnica: Fácil
Navegação pelo Wikiloc: Fácil

Deixe seu comentário ou sua sugestão.
Em caso de dúvida ou mais informações fico à disposição.

Cume

• Photo of NUNESJOAO
    NUNESJOAO Mar 7, 2022

Trilha bem demarcada e de fácil acesso.

Vildjoen S. S Jun 24, 2022

Valeu a parceria NUNESJOAO, bora para próxima.

Edgar V.A. Mar 21, 2023

E mais uma pra conta! Aproveitei uma folga hoje e fui pra próxima! Últimos dias foram meio corridos e não sabia se ia mesmo para trilha. Acabei decidindo de manhã e cheguei tarde para o horário que gosto de começar. Subi de moto até as antenas e sinceramente não sei como seria se tivesse decidido ir a partir do posto. É uma subida tranquila, mas somada com o sol deu para cansar. Definitivamente a travessia ainda não é uma realidade pra mim. Seguindo esse track log eu sugiro que depois das antenas se escolha o caminho da direita. O da esquerda vai dar no mesmo lugar, mas passa por mato bem mais fechado e não tem nada de diferente no caminho. A subida é realmente bem tranquila.O trecho descampado não tem obstáculos, então acaba sendo uma subida constante. A vista é sensacional! Tem uma serra que eu não faço ideia qual é que se destaca na paisagem. Chegando no trecho de mata tem o alívio das sombras. O destaque desse trecho é uma puta de uma rocha de uns 4 ou 5 metros que tem uma corda para ajudar a subir. Peguei pela esquerda e depois do primeiro degrau nem precisou mais da corda para subir o resto. A vista do cume achei tão bonita quanto a do Médio, mas bem mais fácil de chegar rsrs. Nas últimas trilhas uma coisa que me deixava impressionado era o pessoal da corrida de montanha passando como se não tivesse liso. E eu caindo direto hahaha. Reparei que boa parte deles estava de luvas e usava mais as mãos. Hoje decidi pegar umas luvas de moto mesmo que eu tenho para ver se dava certo. Vou comprar uma luva pra próxima! Me ajudou muito! Agora subo e desço de corrimão heheh. Caminho para a pedra da bigorna é muito bonito mesmo e a vista de lá é espetacular também. Deu para ouvir o barulho de água de algum lugar lá pra baixo. Como tava sozinho nem quis inventar de subir na pedra, vi que ia dar um trabalho e vai que eu caio! Mas tem uma pedra do lado que deu par curtir bem e tirar umas fotos boas. Na volta fui cortando caminho e as partes de pedras tem que ficar ligado mesmo! Bom ter me avisado! As partes com musgo ou molhadas ficam bem lisas. Solzão de 11:30 tava torrando! Indico muito essa trilha! Para quem não quiser se meter no mato vale a pena ir só para a pedra da bigorna. Minha sugestão é fazer o caminho por cima até lá na ida e na volta e evitar as pedras, para aqueles que vão com tênis normal ou estão fazendo a atividade pela primeira vez. Agora é pensar na próxima! Quero chegar no inverno em forma para os desafios maiores hahaha

Vildjoen S. S Mar 21, 2023

E ai Edgar, obrigado pela descrição, top.
    Parabéns fazer a trilha as 11 da manhã, raiz mesmo....
    Inverno chegando bora PP.

Edgar V.A. Mar 21, 2023

A ideia é fechar as do Ibitiraquire msm! Mas aí já é outro nível! O que vc recomenda? Ir pra acampar ou rola de fazer bate e volta? Enquanto isso tô dando uma pesquisada aqui e nesse pegada de começar na atividade tem umas indicações do morro do Getúlio e dos perdidos. Conhece? São boas opções? Pelo que li tem mt gente indicando ir na fazenda rio das pedras e não na fazenda PP, algum conselho? Pretendo depois começar a visitar o Marumbi. Me indicaram já ir no rochedinho.

Vildjoen S. S Mar 22, 2023

Sempre para na Fazenda Rio das Pedras acho melhor e mais organizado.
    Já aguenta fazer o Morro do Getulio sim, ele é subida da base do IAT ate chegar nele, tipo Mirim.
    Se vc ver no mapa, vai perceber que continuando faz o Caratuva ou Itapiroca. Do morro do Getulio até as placas e bem tranquilo, plaino e leve descida, ai chegando la avalia um cume novo. Aconselho Itapiroca.
    Lembrando que se vc chegar no Itapiroca ou Caratuva vc ja pode saber como vai ser o PP, pois eles estão digamos no meio do caminho ate o PP.
    Meu estilo e Hiking, vou e volto, ou faz o circuito.
    Sobre acampar acredito ser bem pessoal, porque leva o dobro de peso, barra, comida para toda a jornada e pernoite, etc.. Mas o lado ótimo é aproveitar o tempo no cume, por do sol, nascer do sol. Vai de sua escolha, lembrando que tem que ir preparado para frio, chuva, calor pode ocorrer qualquer mudança climática.

Tem o Morro dos Perdidos, Morro Araçatuba são bem de boa.

Boas trilhas

Edgar V.A. Mar 24, 2023

Valeu por mais essas dicas! Vou continuar experimentando e até o inverno vejo essa questão de acampar ou não. Como vc disse acaba pedindo mais equipamento. Boas trilhas por aí! Abraço!

• Photo of gvogetta
    gvogetta May 18, 2023

Track corresponde ao trajeto. A trilha é tranquila, praticamente nenhuma dificuldade técnica, a não ser o pequeno lance de escalaminhada com auxílio de corda antes do cume. A navegação ali é tranquila também, mas pode oferecer alguma dificuldade no trecho de capinzal logo depois das antenas para quem não é acostumado a seguir rastros. Boa trilha de montanha para iniciantes e sempre um bom treino para quem já está acostumado a serranear por aí.

• Photo of everton_perigo
    everton_perigo Jul 18, 2023

Ótimo trilha, início pela estradinha até as torres sem grandes dificuldades, trilha até perto do cume com vegetação baixa, já na porção final, próxima ao topo, você encontra uma vegetação um pouco mais fechada, há dois lances de corda, curtos, um para descer uma pequena fenda e outro para auxiliar na subida na rocha. Fiz cume primeiro e depois a Pedra da Bigorna.

Vildjoen S. S Jul 18, 2023

Fala gvogetta e evertonesp, valeu o feed back nobres trilheiros.

Trilha bem boa para treino e passar o dia.